Dicas para Lidar com a Menopausa

Dicas para Lidar com a MenopausaToda mulher minimamente informada conhece as mudanças biológicas e psicológicas que a menopausa traz: transtornos nervosos, depressão, insônia, ondas de calor, etc. No entanto, existe um grande desconhecimento geral sobre como abordar esta poderosa evolução do organismo, e muitas vezes esperamos até o último minuto para nos informar e começar a cuidar de frente dessas mudanças.

Este processo merece atenção desde as primeiras irregularidades menstruais. A partir deste momento, é necessário ir ao ginecologista para receber um tratamento hormonal que ajuda o nosso corpo a aceitar futuras modificações. O mais comum é o uso de estrogênio e progesterona por via cutânea. Você deverá realizar um controle médico semestral.

Têm uma grande importância a dieta e a atividade física saudável durante a menopausa. O corpo da mulher torna-se vulnerável, e necessita de uma alimentação rica em proteínas e a realização de exercícios regulares, para conseguir benefícios cardiovasculares e manter a força muscular e a massa óssea. Além disso, recomendamos ingerir um suplemento de cálcio.

As alterações psíquicas são em grande parte, produto de fatores sociais e psicológicos, e não biológicos. É essencial adotar uma posição positiva e evitar cair na armadilha de associar a menopausa à idade avançada ou com a perda de atratividade física e sexual. O conjunto da visão social e da visão que a mulher tem de si mesma pode trazer as consequências mais decisivas durante esta fase da vida.

Durante a menopausa a necessidade de afeto é aumentada, e portanto, é crucial a compenetração da família e do relacionamento do casal. A realização afetiva, o tratamento amistoso e a vida sexual ativa ajudam a superar os pequenos transtornos psicológicos nesta época da vida. Desta forma, o equilíbrio pessoal é mais fácil de ser mantido.

A Menopausa e as Mudanças Físicas

A Menopausa e as Mudanças FísicasA menopausa é um momento na vida de toda mulher que não apenas determina o fim da idade fértil, mas também traz inúmeras mudanças físicas e emocionais.

O declínio da produção de hormônios pela cessação da atividade ovariana causa distúrbios de sono, rubor, palpitações, ansiedade e depressão, que por sua vez, gera mudanças no corpo, as quais são determinantes para as mulheres.

As mulheres que atravessam a menopausa percebem como a sua anatomia está mudando, em alguns casos, de forma notória e outros não. As alterações características físicas da menopausa são:

• Diminuição da massa muscular
• Redistribuição da gordura corporal
• A retenção de líquidos
• O ganho de peso
• Fraqueza
• Queda de cabelo
• Acúmulo de gordura no abdômen e na área média do corpo
• Diminuição da cintura
• Alterações na pele

Cuidados gerais durante a menopausa:

A dieta equilibrada para evitar o ganho de peso, a osteoporose e a retenção de líquidos. É essencial que você tenha uma alimentação benéfica incluindo uma variedade de alimentos ricos em vitaminas, minerais e proteínas. Por outro lado, procure evitar café, tabaco, álcool, excesso de sal e de gordura saturada.

Além disso, é importante incorporar ácidos graxos ômega 3, que estão presentes em peixes oleosos (atum, truta, salmão), gérmen de trigo, semente de linho e sementes de cânhamo, porque esses nutrientes ajudam a reduzir o nível de colesterol e dos triglicérides.

Os alimentos ricos em Ômega 6 equilibram os hormônios e nutrem a pele que é prejudicada durante a menopausa. Na dieta de cada mulher que passa por essa fase da vida não pode faltar às refeições ricas em isoflavonas (alfafa, soja e produtos derivados, molho de milheto e Tempeh).

A atividade física também é importante já que além de evitar o ganho de peso, fortalece os ossos e melhora o estado de saúde em geral, reduz o estresse e a tensão muscular, aumenta a oxigenação dos tecidos, libera endorfinas melhorando o humor, aumenta a absorção de cálcio e a adaptação hormonal.

Quanto aos cuidados médicos, estes dependem de cada caso e devem ser prescritos por um especialista. Para combater a carência de estrogênio se aplica um tratamento hormonal de substituição (THS) para compensar a carência de hormônios femininos, mas este tratamento não é apropriado para todas as mulheres.

Em outros casos com um tratamento nutricional e com fito terapia, é possível combater eficazmente os desconfortos, neutralizar as mudanças negativas e prevenir problemas de saúde sem risco algum.

A menopausa e as mudanças físicas podem ocorrer de diferentes maneiras em cada mulher, por isso, sempre procure um médico para saber qual será a melhor forma de tratamento.

Menopausa sem reposição hormonal
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Colesterol na Mulher

Mais do que nos homens o colesterol na mulher traz mais malefícios, já que está relacionado à taxa de hormônios

Saúde da Mulher O que é a Menopausa

A menopausa é uma etapa normal da vida da mulher em que o organismo sofre alterações e a mesma deixa

Saúde da Mulher Menopausa: Temores e Tabus

teste

Saúde da Mulher 65% das Mulheres Deixam de Fazer Exercícios Quando Engravidam

Um estudo revelou que as mulheres ao engravidarem se tornam sedentárias e deixam de praticar qualquer tipo de atividade física.

Saúde da Mulher Segredos de Estar em Forma

Tanto tem se falado em todos os lugares sobre estar em forma, que muitas de nós já nem sabemos mais

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Dicas para Lidar com a Menopausa"