Diabéticos: Cuidado com a Visão

Diabéticos: Cuidado com a VisãoQuando nos esquecemos que sofremos desta doença, e negligenciamos por muito tempo os níveis de glicose no sangue, as pequenas veias que alimentam os nossos olhos incham, obstruindo ou deteriorando, provocando desde uma visão turva e pequenos sangramentos na retina até a deterioração completa e possível cegueira.

Geralmente a complicação do diabetes nos olhos é a chamada retinopatia e constitui a primeira causa da deficiência visual, mas não é a única, existem muitas outras alterações visuais que avisam sobre os danos que podem estar sofrendo nossos olhos.

A principal coisa para evitar este tipo de lesão é manter os níveis de glicose no sangue o mais normal e estável possível com valores entre 70-100 mg/dl e visitar regularmente o seu oftalmologista pelo menos uma ou duas vezes por ano. E mais do que tudo, preste atenção por mais insignificante que seja qualquer anormalidade em seus olhos.

Complicações oculares mais comuns em diabéticos

Vista irregular: O diabético pode notar que um dia sem nenhum problema ele consegue ler um livro que tenha letras pequenas e no outro dia isto se torna impossível. Este é um dos sintomas mais recorrentes quando ainda a pessoa não sabe que sofre de diabetes. Muitas vezes ela procura um oftalmologista para sanar o problema, porém se esquece de fazer um exame de glicemia.

Catarata: No olho possuímos uma lente natural, transparente, chamada cristalino, às vezes, por herança ou por mau controle da glicemia, esta lente embaça, resultando no que é chamado de catarata. Isto também pode acontecer em fumantes ou surgir após uma lesão ocular e pode ser tratada com uma pequena cirurgia.

Glaucoma: O glaucoma é definido como uma doença que afeta o nervo óptico, quando a pressão no interior do olho aumenta de forma significativa. Nestes casos, a visão periférica diminui, passando a chamar “visão de túnel”, pois fica muito difícil ver dos lados sem virar a cabeça.

Lembre-se sempre:

Mantenha controlado o nível de glicose no sangue, evitando mudanças bruscas que podem danificar a sua visão. Vá a um oftalmologista para fazer um controle pelo menos uma vez por ano e procure-o antes se tiver alguma lesão por mais mínima que pareça.

Lembre-se de piscar mais vezes por hora quando você estiver em frente à televisão, computador ou apenas olhando, e se necessário faça pausas de alguns minutos, mesmo no trabalho.

Evite usar cosméticos, a menos que seja necessário.

Use lentes escuras, sempre adquiridas em óticas licenciadas, para proteger seus olhos dos raios UV, com maior segurança.

O mito de que a insulina pode levar à cegueira, é uma crença que é transmitida de pessoas que têm amigos ou parentes que isso tenha ocorrido. O que acontece é que algumas pessoas começam o uso da insulina quando o diabetes já está muito avançado e onde complicações como retinopatia ou enfermidades oculares já estão muito desenvolvidas, e muitas vezes é inevitável que ocorram essas coisas.

Mas tenha em mente que a insulina não causa cegueira por si só, por isso é importantíssimo consultar um especialista de confiança se tiver qualquer dúvida.

Soluções para perda de visão - Diabetes glaucoma-e-catarata
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Alimentos que Ajudam a Manter o Pâncreas Saudável

O pâncreas é um órgão muito importante do nosso organismo, o que consumimos pode fazer toda a diferença no momento

Maternidade Diabetes Gestacional

O diabetes gestacional pode ser detectado antes ou durante a gravidez. Raramente causa complicações para a mãe e o bebê.

Saúde da Mulher Quais são os Adoçantes Mais Seguros

Ao optarmos pelo uso dos adoçantes encontramos uma grande variedade deles no mercado e cada um possui características diferentes. Portanto,

Saúde da Mulher Catarata: uma Enfermidade Ocular

A catarata é uma condição ocular que afeta muitas pessoas, principalmente as mais idosas. Pode causar vários tipos de dificuldades

Saúde da Mulher Olhos Vermelhos: Quando Devemos Procurar um Médico?

Os nossos olhos são muito sensíveis e muitas vezes negligenciados quando se trata da saúde. A vermelhidão dos olhos geralmente

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Diabéticos: Cuidado com a Visão"