Consequência da Bulimia na Saúde

Consequência da Bulimia na SaúdeA bulimia é um transtorno alimentar em que a pessoa que tenha consumido alimentos compulsivamente, logo depois provoca o vômito para eliminar tudo o que foi consumido.

As complicações da bulimia afetam seriamente a saúde e podem levar à morte, com o único objetivo de conseguir a perda de peso, custe o que custar. As consequências desse ato são totalmente negativas: o ato de vomitar traz problemas para a saúde, além de sentimentos de insegurança, baixa auto-estima e sentimento de culpa. Geralmente acontece em adolescentes que tem um sério complexo com o seu peso.

Complicações da bulimia no organismo

Problemas na cavidade bucal: a saúde bucal sofre com os consequentes vômitos que são induzidos pelas pessoas bulímicas. Quando os dentes entram em contato com o ácido estomacal eles se tornam enfraquecidos e sensíveis ao frio e ao calor, como também inflamação das glândulas salivares e língua seca.

Problemas na deglutição: quando os vômitos são em excesso geram inflamações nas bochechas e garganta e assim provocam dor por onde o alimento passa.

Desidratação: a desidratação e a bulimia andam juntas. Os vômitos fazem com que o corpo perca líquido e a desidratação provoca mais fome, daí os bulímicos comem muito mais e, portanto, vomitam mais. Isso provoca um círculo danoso à saúde. Podem também provocar convulsões.

Problemas intestinais: a escassez de nutrientes como as fibras e a desidratação trazem problemas intestinais como a prisão de ventre, dores e câimbras estomacais.

Úlceras: ao vomitar, o corpo elimina o alimento, mas também o ácido do estômago, danificando as mucosas da boca e garganta, provocando azia que pode originar úlceras.

Anemia: ao eliminar os alimentos do organismo, as pessoas com bulimia perdem nutrientes essenciais, como o ferro, que pode causar anemia em mulheres, criando irregularidades no período menstrual.

Debilidade nos músculos, pele e cabelo: pela falta de vitaminas e minerais, os músculos perdem a sua força e tonicidade, a pele fica mais seca e o cabelo mais quebradiço.

Atrofia muscular: a bulimia pode provocar atrofia muscular, em consequência do desgaste dos músculos.

Produz-se uma alteração no equilíbrio eletrolítico, derivado da perda de potássio e sódio, devido à provocação dos vômitos, como também o uso excessivo de laxantes e diuréticos.

Trombocitopenia: é a redução do número de plaquetas no sangue, devido aos baixos níveis de vitamina B12 e ácido fólico.

Hipo ou hiperglicemia: hipoglicemia – diminuição no nível de glicose no sangue e hiperglicemia – aumento do nível de glicose no sangue.

Nódoas ou calos nos dedos das mãos, devido à prática da indução dos vômitos.

Cetoacidose devido à degradação excessiva da gordura corporal. Esta situação pode levar à morte.

Fraqueza e fadiga.

Transtornos alimentares: entenda a bulimia e a anorexia
Matérias Relacionadas
Dicas para cabelos Regime do Sanduíche

A variedade de regimes para perder peso é muito grande, mas algumas pessoas muitas vezes não se adaptam ou não

Maternidade Como Prevenir a Anemia na Gravidez

Durante a gravidez uma das condições que pode afetar a mulher é a anemia, e precisa ser tradada já que

Saúde da Mulher Mitos Sobre a Alimentação

A alimentação é uma preocupação das pessoas que desejam manter a forma e estar saudáveis. Como tudo na vida, existem

Saúde da Mulher Diferença entre Alergia Alimentar e Intolerância Alimentar

A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico do nosso organismo provocado pela ingestão de um determinado alimento. A

Saúde da Mulher Remédios para o Ronco

Dormir uma noite tranquila é o segredo de um dia maravilhoso. Claro, e deixar quem dorme ao seu lado também

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Consequência da Bulimia na Saúde"