Conhecendo o seu Ciclo Menstrual: Hormônios, Normalidade e Desequilíbrios

Conhecendo o seu Ciclo Menstrual: Hormônios, Normalidade e DesequilíbriosO ciclo menstrual, também chamado ciclo do ovário, ocorre em mulheres saudáveis em idade fértil. Geralmente dura cerca de 28 dias, mas também é normal quando oscila entre 21 e 35 dias.

Todo este processo começa no primeiro dia de sangramento menstrual e termina um dia antes da sua próxima menstruação começar. Este lapso de tempo determina a duração do período

porque ocorre o ciclo do ovário ou menstrual

Quando uma mulher está em idade fértil, os ovários são capazes de produzir óvulos, que são células essenciais para a reprodução. Em cada ciclo, um dos dois ovários que possuímos, libera um óvulo (ovulação).

Esse processo ocorre aproximadamente 14 dias antes do período menstrual, mas isso não é uma regra geral para todas as mulheres, especialmente aquelas com períodos irregulares. Cabe destacar que algumas mulheres podem ovular em qualquer momento do ciclo, inclusive quando estão menstruando, mas isto é algo muito raro.

A Função dos Hormônios

A regulação do ciclo menstrual de uma mulher depende do hipotálamo, da pituitária e dos ovários.

O hipotálamo segrega o hormônio (GnRH), o qual é responsável pela estimulação da pituitária, que por sua vez libera os hormônios pituitários gonadotróficos.

Os hormônios liberados pela glândula pituitária são o folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), necessários para a secreção de hormônios gonadotrofinas FSH e LH nos ovários.

Hormônio folículo-estimulante (FSH): este hormônio é responsável pela maturação do óvulo no ovário.

Hormônio luteinizante (LH): esta é o que regula a ovulação induzindo o desenvolvimento do corpo lúteo e a maturação do folículo (a envoltura do óvulo). Graças a sua ação o óvulo é liberado e começa o seu trajeto pelas trompas de Falópio até o útero.

Os ovários e seus hormônios

São os responsáveis pela secreção dos hormônios femininos estrogênio e progesterona.

Estrogênios: estes hormônios são produzidos durante a fase de maturação do óvulo e estimulam o útero para gerar o endométrio e para que o óvulo fecundado possa se fixar nele.

Progesterona: são os responsáveis pelo crescimento do revestimento uterino, mas se o óvulo não for fecundado, os níveis desses hormônios diminuem gerando o desprendimento do endométrio (menstruação).

Prostaglandinas: são os hormônios que geram as contrações uterinas necessária para poder expelir para fora do corpo, o óvulo que não foi fecundado juntamente com o endométrio.

Desequilíbrios Hormonais

Como você pode ver, os hormônios são responsáveis por todo o ciclo menstrual de uma mulher. Quando existe um desequilíbrio hormonal, este processo é alterado, gerando diferentes complicações.

Se existe muito ou pouca quantidade de qualquer hormônio, se fala de desequilíbrio hormonal. Isso pode ser causado por problemas nutricionais, estilo de vida, estresse, medicamentos, doenças, tumores, etc.

O desequilíbrio hormonal é uma das principais causas da infertilidade. As mulheres podem apresentar irregularidades na fase lútea, distúrbios menstruais, maturação incompleta dos óvulos ou problemas de implantação, entre outras coisas.

Menstruação - A Sangria Inútil
Matérias Relacionadas
Maternidade Como Saber se Estou Ovulando

Saber se está ovulando ou não pode ajudar uma mulher a evitar uma gravidez indesejada ou engravidar mais rapidamente se

Beleza da Mulher A Beleza da Mulher Depende da Fase do Ciclo Menstrual

Todas as mulheres se preocupam muito com a beleza e buscam todos os cuidados possíveis para mantê-la. Hoje vamos falar

Saúde da Mulher Cólica Menstrual

A cólica menstrual ocorre antes ou durante o período da menstrual e é uma resposta do organismo a este processo

Saúde da Mulher Cinco Alimentos para Regular seu Ciclo Menstrual

Existem cinco tipos de alimentos que podem te auxiliar na condição de amenorreia ou ciclo menstrual irregular. Basta adicioná-los a

Saúde da Mulher Quando o Ciclo Menstrual se Torna um Problema

O período menstrual é um momento do mês muito incômodo para as mulheres, já que ocorrem dores, alterações e desconfortos

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existe 1 Comentário para Dica "Conhecendo o seu Ciclo Menstrual: Hormônios, Normalidade e Desequilíbrios"
Domingos Fernando Antonio

Gostei das dicas e gostaria receber regularmente as vossas edições.