Conheça a Técnica Alexander

Conheça a Técnica AlexanderO australiano Frederick Matthias Alexander, por volta de 1900, descobriu um método baseado na natureza que não só permitiu solucionar seus problemas vocais como os respiratórios.

A Técnica Alexander, longe de ser um tratamento, é um método que ajuda a estabelecer hábitos saudáveis de postura e, possivelmente, diferente dos que nossa própria percepção pessoal considera “normal”, ajudando você a se analisar e mudar esses maus hábitos que têm como resultado tensões musculares desnecessárias e mau uso do corpo e que são o começo para diversas patologias como a dor nas costas.

Obviamente, esta técnica não vai te curar por si só, somente funciona quando feita de forma adequada, o que depende de nós mesmos e do interesse que temos em realizá-la. Recomenda-se fazer um curso, apesar do preço, pois vai ajudar a eliminar ou melhorar muitos problemas, tais como a hipertensão, trombose coronariana, doença gastrointestinal, dores de cabeça tensionais, enxaquecas, problemas de insônia, artrose, asma ou a simples dor cabeça.

A base da técnica está quando nos tornamos conscientes do nosso corpo, daí podemos melhorar o que não está bem, especialmente a postura e as tensões acumuladas devido as posições incorretas do nosso corpo ao longo dos dias, meses… anos… E uma vez que já tenhamos tomado consciência, todos os problemas que foram derivados do mau uso do nosso corpo podem avançar lentamente com o tempo.

As sessões são feitas de forma individual ou em grupos pequenos onde os alunos se conscientizarão sobre como se move e como é sua reação diante de fatos da vida cotidiana. Eles aprenderão princípios para melhorar seu desempenho e consequentemente a vida.

Quando nascemos exploramos todos os mecanismos desde os mais simples até os mais complexos, enfim todos aqueles que coordenam a mente e o corpo. Todos nós aprendemos a coordenar o que fazemos, nossas intenções, desejos e sua expressão e materialização.

Como adultos, raramente pensamos ou prestamos atenção em como fazemos as coisas, uma vez que aprendemos algo, seu padrão neuromotor se torna automático; desse modo hábitos inconscientes, respostas inadequadas que são estereotipadas, estratégias de adaptação, ou gestão dos traumas, compensações, etc., vão sendo programadas na nossa mente e interferindo com a nossa capacidade de responder de forma adequada à realidade, e aqui está a raiz dos nossos sintomas, mau funcionamento dos órgãos, dor crônica, tensão e rigidez, limitações articulares, dificuldade de aprendizagem, estresse e incapacidade para mudar comportamentos indesejáveis físicos e emocionais.

A Técnica Alexander oferece um conhecimento prático dos princípios que regem a coordenação humana. Através da prática vamos nos capacitando para redirecionar o esforço excessivo em energia útil. Aprendemos a transformar a tensão em atenção, a fadiga em vitalidade. Recuperando o apoio de nossa própria estrutura podemos voltar a sentir o prazer do movimento. Essa técnica nos ensina como estar alerta e relaxado, firme e rápido, flexível e resistente, equilibrado, atento.

Um exemplo de exercício dessa Técnica Alexander:

1- Deite-se de costas em um colchonete com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão e próximos do corpo, separados o suficiente para que você as equilibre. Você tem que se sentir confortável.

2- Coloque livros debaixo da cabeça, porém não devem tocar a nuca. Os livros devem ser em número que você não fique nem com a cabeça pra baixo do corpo e nem acima. Toque com os cotovelos o chão e coloque a palma das mãos dos dois lados do diafragma.

3- Distribua o peso do corpo nos pés, cintura, ombros e parte posterior da cabeça.

4- Os músculos do pescoço devem estar confortáveis, bem relaxados, para que a cabeça possa se mover para fora e para frente.

5- Movimente a cabeça relaxadamente sentindo a coluna dorsal se juntar ao movimento. Você terá a sensação que as costas aumentaram.

6- Levante os joelhos para cima no sentido do teto, sentindo a coxa, quadris, panturrilha, tornozelo.

7- Deve ser feito diariamente, por 15 a 20 minutos.

Técnica de Alexander
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Massagem Relaxante

Atualmente todos temos uma rotina diária cheia de responsabilidades e compromissos que nos faz acumular muitas tensões e estresse. Uma

Beleza da Mulher Técnicas e Tratamentos para Levantar os Seios

Os seios são uma grande preocupação para as mulheres, já que é uma das partes do corpo mais atraentes e

Saúde da Mulher Terapias para Dor

Existem vários tipos de dor que nos causa incômodo, algumas crônicas e outras causadas por lesões, mas além do uso

Saúde da Mulher Mitos sobre Dor nas Costas

A dor nas costas têm se tornado uma condição muito frequente atualmente, devido as negligências e também a quantidade de

Regimes Devo Procurar Ajuda Quando Quero Perder Peso?

Quando desejamos perder peso as possibilidades e alternativas são tantas que muitas vezes cometemos erros e terminamos não alcançando o

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Conheça a Técnica Alexander"