Como Tratar Infecções nos Ouvidos

como tratar infeccoes nos ouvidos

Se uma criança apresenta sintomas de infecção nos ouvidos é necessário fazer exame nas orelhas (otoscopia), nem sempre é fácil de perceber e o diagnóstico deve ser confirmado pelo pediatra.
A primeira coisa a fazer é aliviar a dor da criança. Isso pode ser mediante a administração de analgésicos comumente usados em Pediatria: paracetamol ou ibuprofeno, ambos são fornecidos nas doses corretas, o alívio da dor é altamente eficaz e também reduz a febre. Não deve-se usar gotas no ouvido (álcool bórico, álcool 33% e outros) são ineficazes e indesejáveis.
A aspirina é proibida em menores de dois anos, há possibilidade de síndrome de Reye.

Na administração de antibióticos na presença de otite média aguda, há duas linhas que diferem opinião médica. A escola americana sugere antibióticos rotineiramente introduzidos nas crianças com infecções de ouvido de 7 a 10 dias.

A decisão de iniciar o tratamento com antibióticos deve ser tomada apenas pelo médico que irá acompanhar a situação. Este comportamento se destina a reduzir a resistência bacteriana, não só na comunidade em geral, mas no próprio paciente.

Em muitos casos, utiliza-se um analgésico para 48 à 72 horas, momento em que muitas vezes o paciente melhora. Se após esse tempo a criança continua com febre e/ou dor no ouvido, ou o próprio começa a escorrer, entra-se com antibióticos, devendo seguir as instruções fornecidas pelo seu médico (horários, quantidade e tempo, etc.).

Se a medicação é interrompida antes que a infecção seja superada por completo deve-se reiniciar.

Se a criança responde ao antibiótico em 48 a 72 horas sem dor ou febre deve continuar com a medicação, seguindo instrução do seu médico. Sob essas condições pode retornar à sua atividade normal. O que não é aconselhável é a natação por algum tempo.

Matérias Relacionadas
Maternidade Como Prevenir Infecções de Ouvido no Bebê

As infecções de ouvidos são uma verdadeira dor de cabeça para os pais e causam muito desconforto e dores para

Saúde da Mulher Riscos da Automedicação para as Mulheres

A automedicação é muito comum entre as pessoas, principalmente entre as mulheres. Mas muitas vezes fazer uso de medicamentos sem

Maternidade Você Sabe o que é a Síndrome da Bofetada?

Você alguma vez já ouviu falar da infecção causada por vírus, Síndrome da Bofetada? Hoje te contamos sobre essa infecção

Maternidade Como Usar a Chupeta Adequadamente

Muitos são a favor do uso das chupetas e muitos contra o seu uso. E na verdade o uso da

Saúde da Mulher Infecção por Micoplasma, DST Altamente Contagiosa

Existem diferentes agentes de transmissão sexual que causam infecções graves que levam a outras condições prejudiciais para a saúde. Conheça

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Como Tratar Infecções nos Ouvidos"