Como Tratar Infecções nos Ouvidos

como tratar infeccoes nos ouvidos

Se uma criança apresenta sintomas de infecção nos ouvidos é necessário fazer exame nas orelhas (otoscopia), nem sempre é fácil de perceber e o diagnóstico deve ser confirmado pelo pediatra.
A primeira coisa a fazer é aliviar a dor da criança. Isso pode ser administrando analgésicos comumente usados em Pediatria: paracetamol ou ibuprofeno, ambos são fornecidos nas doses corretas, o alívio da dor é altamente eficaz e tambem reduz a febre. Não deve usar gotas no ouvido (álcool bórico, álcool 33% e outros) são ineficazes e indesejáveis.
A aspirina é proibida em menores de dois anos, há possibilidade de síndrome de Reye.

Na administração de antibióticos na presença de otite média aguda, há duas linhas que diferem opinião médica. A escola americana sugere antibióticos rotineiramente introduzidos nas crianças com infecções de ouvido de 7 a 10 dias.

A decisão de iniciar o tratamento com antibióticos deve ser tomada apenas pelo médico que irá acompanhar a situação. Este comportamento se destina a reduzir a resistência bacteriana, não só na comunidade em geral, mas no própio paciente.

Em muitos casos, utiliza-se um analgésico para 48 à 72 horas, momento em que muitas vezes o paciente melhora. Se após esse tempo a criança continua com febre e/ou dor no ouvido, ou o próprio começa a escorrer, entra com antibióticos, devendo seguir as instruções fornecidas pelo seu médico (horários, quantidade e tempo, etc).

Se a medicação é interrompida antes que a infecção seja superada por completo deve-se reiniciar.

Se a criança responde ao antibiótico em 48 a 72 horas sem dor ou febre deve continuar com a medicação, seguindo instrução do seu médico. Sob essas condições pode retornar à sua atividade normal. O que não é aconselhável a natação por algum tempo.

como aumentar os seios
Matérias Relacionadas
Maternidade Como Prevenir Infecções de Ouvido no Bebê

Quando um bebê chora e puxa as orelhas, os pais muitas vezes suspeitam que ele tenha uma infecção no ouvido,

Saúde da Mulher Riscos da Automedicação para as Mulheres

A automedicação é uma prática que, apesar de comum, é um problema de saúde que pode levar a problemas de

Maternidade Você Sabe o que é a Síndrome da Bofetada?

Você alguma vez já ouviu falar da infecção causada por vírus, Síndrome da Bofetada? Hoje te contamos sobre essa infecção

Saúde da Mulher Infecção por Micoplasma, DST Altamente Contagiosa

Existem diferentes agentes de transmissão sexual que causam infecções graves que levam a outras condições prejudiciais para a saúde. Conheça

Saúde da Mulher Cranberry: Uma Ajuda da Natureza na Prevenção da Infecção Urinária

Cranberry: uma ajuda da natureza na prevenção da infecção urinária. Esta fruta está sendo muito usada para prevenção e tratamento

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Como Tratar Infecções nos Ouvidos"