Como Identificar a Depressão Sazonal

Como Identificar a Depressão SazonalA depressão sazonal é um tipo de problema depressivo. É um episódio de depressão que se instala no outono ou início do inverno e dura até a primavera. Para saber se é uma depressão sazonal ou não, a pessoa deve passar pelo menos dois invernos sem experimentar qualquer episódio de depressão de outra natureza.

Os sintomas são os mesmos que os de uma depressão normal: tristeza permanente, especialmente na parte da manhã, perda de interesse por tudo, irritabilidade, dificuldade em dormir, diminuição ou aumento de peso, e pensamentos suicidas. Em relação à depressão de outra natureza, a pessoa que sofre da depressão sazonal tem mais tendência à hipersonia (quando se dorme mais horas do que o normal e ainda se sente sonolento durante o dia) e a bulimia (quando você come demais). Essas pessoas necessitam comer alimentos doces e muitas vezes engordam durante os meses de inverno. Sentem também que a tristeza piora a noite.

A tristeza sazonal não é o abatimento típico que parece com a chegada do inverno e que sofre a maioria das pessoas de vez em quando. Os sintomas depressivos leves que sentimos de tempos em tempos não nos impedem de levar uma vida normal. Em vez disso, as vítimas de depressão sazonal se sentem incapazes de lidar com o trabalho ou as relações sociais.

As causas e evolução da depressão sazonal

A causa exata da depressão sazonal é desconhecida, pois a diminuição da intensidade e da duração da luz solar no outono e no inverno parece desempenhar um papel importante. O que é certo é que este transtorno afeta mais as mulheres, que representam 75% das pessoas afetadas. As crianças não são isentas, pois se estima que a partir da idade de 6 anos, entre 2 e 3% delas são vítimas desta enfermidade. Nestes casos, a depressão sazonal, é muitas vezes associada aos transtornos de conduta, como a depressão não sazonal ou o transtorno bipolar, e é comum que haja outros membros da família que sofram de depressão.

O tratamento da depressão sazonal

O tratamento da depressão sazonal é igual a qualquer tipo de depressão, e requer uma psicoterapia e antidepressivos, ambos são geralmente muito eficazes. No entanto, existe um tratamento específico para este transtorno: a fototerapia, que consiste em sessões de luz por meia hora todos os dias, permitindo combater a diminuição da luz no inverno.

DEPRESSÃO SAZONAL
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Transtorno Bipolar Causas e Sintomas

O transtorno bipolar ainda não é explicado pelos pesquisadores com precisão, mas sabe-se que é hereditário e pode afetar o

Regimes Quais os Meses do Ano que mais Engordamos?

Uma grande preocupação feminina é o ganho de peso, hoje vamos falar sobre como os meses do ano podem interferir

Maternidade Depressão Pós-Parto

Já ouvimos falar sobre a depressão pós-parto e muitas vezes não sabemos ou entendemos o que é. Vamos explicar do

Saúde da Mulher A Depressão nas Mulheres

A depressão costuma afetar mais mulheres do que homens e é importante identificar os sintomas para buscar o tratamento adequado,

Saúde da Mulher O que é a Menopausa

A menopausa é uma etapa normal da vida da mulher em que o organismo sofre alterações e a mesma deixa

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Como Identificar a Depressão Sazonal"