Chicletes para Prevenir Cáries

Chicletes para Prevenir CáriesMascar chiclete é bom para a sua saúde? Ou é outra invenção da publicidade para vender? Talvez não! Os novos chicletes contêm compostos que protegem os dentes. O segredo? Um açúcar falso chamado xilitol, que é encontrado nas fibras de muitos vegetais, tais como: milho, framboesa, amora e outros.

O xilitol dentre outras virtudes, também atua na proteção dos dentes.

Mas o que é o Xilitol?

O xilitol é uma molécula da família dos polióis, também chamado de alcoóis de açúcar. Ele tem o mesmo poder adoçante que a sacarose (açúcar). Então, por que não contêm muitas calorias? A resposta está na absorção. Como todos os polióis, uma grande parte de xilitol não atravessa a barreira digestiva. Assim, em igual peso, proporciona 40% menos energia (2,4 kcal/gr para 4 kcal/gr de sacarose).

Um anticarie verdadeiro

O Xilitol tem uma ação contra a formação de cárie dentária: as bactérias presentes na boca não podem fermentá-lo. Portanto, não provocam uma queda no pH (aumento da acidez). E é exatamente essa queda abaixo de 5, o que faz com que gere o ataque ao esmalte gerando assim as cáries. Aparentemente, a dose mais eficaz de xilitol é de 5 a 10 gramas por dia, dividida em várias doses, de duas a cinco doses diárias.

A remineralização dos dentes

A remineralização é a reconstituição dos minerais perdidos pelo corpo. O xilitol também promove a remineralização dos dentes. Ele possui propriedades particulares (se associa aos íons de cálcio e fosfato) não presentes em outros polióis. Isto não apenas reduz a desmineralização dos dentes, mas também promove a remineralização de cáries, como também, detém o avanço das mesmas. Se ele for consumido sob a forma de goma de mascar, ou chicletes como é mais conhecido, deve ser mastigado por, pelo menos, cinco minutos para fazer efeito.

Um assassino de bactérias

O Xilitol inclusive é capaz de inibir o crescimento de bactérias, as quais absorvem o adoçante, mas são incapazes de metabolizá-lo. Este se acumula e impede que as bactérias comam outros açúcares e por tanto, proliferem. Além disso, o xilitol pode reduzir a aderência destes micróbios. Tem sido demonstrado clinicamente que o consumo de Xilitol resulta numa diminuição do número de estreptococos presentes na saliva (outros estudos questionam estes resultados). O problema é que, depois de alguns meses de consumir xilitol podem aparecer bactérias resistentes. Mas seriam menos virulentos.

Mascar e salivar: menos cáries.

O xilitol é encontrado em muitos alimentos sem açúcar. Então, por que mascar chicletes? O efeito anticarie aumenta ao mascar porque aumenta a salivação. Isto acelera até aproximadamente 50% a velocidade de eliminação do açúcar na superfície dos dentes. Além disso, a saliva tem uma capacidade de tamponamento, permitindo voltar muito rapidamente para um pH neutro. O uso do xilitol também é encontrado nos xaropes para crianças e cremes dentais.

Cuidado com o excesso

O Xilitol possui muitas virtudes, mas não exagere. De fato, o consumo excessivo pode causar efeitos secundários tais como dor ou distensão abdominal ou diarreia. Não exceda a dose de 70 gramas por dia para adultos e 35 gramas para as crianças.

Dicas para prevenir as cáries

Se você não gosta de mascar chicletes e quer limitar o desenvolvimento de cárie, estas dicas podem ajudar:

• Ingerir os açúcares durante as refeições.

• Não mascar chicletes com xilitol entre as refeições e limitá-los a cinco por dia. Além deste número a saliva perde a sua capacidade protetora.

• Tente comer considerando certas combinações: por exemplo, as gorduras diminuem o potencial cariogênicos (capacidade de produzir ou induzir a criação de cáries) dos alimentos que são consumidos.

• Limitar o uso de medicamentos que contenham açúcar.

• Tome bebidas açucaradas com um canudo (a queda no pH é menor do que quando se bebe num copo).

• Limite o consumo de açúcar e substitua por adoçantes artificiais.

Chiclete contra a cárie
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Bebidas Isotônicas Causam Cáries

Muitas pessoas que fazem academia ou esportes radicais fazem uso de bebidas isotônicas e energéticas, contudo é necessário observar que

Saúde da Mulher Tipo de Enxágue Bucal Para o Mau Hálito

O mau hálito é uma condição mais comum do que se pensa e muito desconfortável, principalmente para quem convive com

Beleza da Mulher Dicas Caseiras para você Deixar seu Sorriso mais Branco

O sorriso é o nosso cartão de visitas e por isso devemos sempre cuidar da nossa saúde bucal e dos

Saúde da Mulher Cranberry: Uma Ajuda da Natureza na Prevenção da Infecção Urinária

A infecção do trato urinário é muito comum nas mulheres e muitas vezes recorrente. Mas a natureza nos oferece uma

Saúde da Mulher As Bebidas que Fragilizam os Dentes

Os dentes são uma parte importante da nossa aparência, afinal um bom sorriso abre muitas portas. Mas existem diversos tipos

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Chicletes para Prevenir Cáries"