Catarata: uma Enfermidade Ocular

Catarata: uma Enfermidade OcularA catarata é uma doença dos olhos que afeta, sobretudo os idosos e as pessoas da terceira idade. O primeiro sintoma é a visão turva, que causa uma visão completamente deficiente, onde a cirurgia é inevitável, infelizmente.

A catarata constitui um importante problema de saúde pública quando relacionada com a idade. A catarata consiste na opacificação do cristalino, uma lente do olho que serve para focalizar as imagens e normalmente é clara e transparente.

A catarata não é um tumor nem uma formação de pele ou tecido novo sobre o olho, mas é a lente (cristalino) que fica embaçada. Não deveria nem ser chamada de doença, mas sim envelhecimento ocular.

Os sintomas da catarata

Segundo o tamanho e a localização das áreas de opacidade do cristalino, uma pessoa pode, ou não, perceber que está se desenvolvendo uma catarata. Por exemplo, se estiver localizada na borda externa da lente, a visão não sofre mudança, mas se a opacidade estiver localizada perto do centro da lente, normalmente interfere na visão. À medida que as cataratas aumentam, a visão pode ficar mais embaçada. Esta diminuição da acuidade visual é um dos sintomas mais claros e típicos nas pessoas que estão desenvolvendo uma catarata.

Os olhos podem ter uma maior sensibilidade à luz. Também existe uma alteração na percepção das cores e em muitos casos, pode chegar a produzir uma diplopia (visão dupla no olho que está ocorrendo catarata). Embora ninguém possa se livrar da catarata, algumas pessoas são mais predispostas. Os diabéticos e os míopes são grupos de risco que contrai catarata numa idade menos avançada. Existe também um tipo de catarata congênita que se desenvolve nos bebês.

Como evitar as cataratas

Para evitar a catarata, os olhos devem receber todas as vitaminas e elementos que necessita através de uma alimentação adequada, já que a sua contribuição é importante neste tipo de necessidade.

A catarata é uma doença que ataca o cristalino do olho, que produz uma opacidade que pode levar à cegueira, não é dolorosa, e seus primeiros sintomas são visão turva e uma percepção cada vez menor dos detalhes e das cores das coisas. Isto poderia estar sendo causado devido o envelhecimento ou a oxidação da lente, por isso é importante comer as vitaminas corretas na alimentação. Se bem que, hoje já temos a solução desse problema por via cirúrgica, porém seu avanço e sua evolução podem ser prevenidos com uma boa dieta, rica em antioxidantes para reforço ocular, como cenoura, manga, melão, pimentão vermelho, couve de Bruxelas, amendoim, nozes, sementes de girassol e azeite de oliva.

Você também deve incluir em sua dieta alimentos ricos em vitamina C para combater a oxidação e o envelhecimento das células, como os cítricos (laranja, limão, toranja, também conhecida como, grapefruit), morango, kiwi, manga e vegetais de folhas verdes. Consuma alimentos que possuam vitamina E, que têm efeitos semelhantes ao produzido pela vitamina C, sementes de girassol, germe de trigo, amêndoas, avelãs, amendoim e cereais integrais. E especialmente aqueles que contenham riboflavina, já que esta substância ajuda a metabolizar o açúcar e se encontra em cereais e no leite.

Use óculos de sol durante o dia, quando você estiver ao ar livre isto reduz a quantidade de radiação ultravioleta (UV) a que estão expostos seus olhos. Alguns óculos de sol não filtram os raios ultravioletas. Um oftalmologista pode dizer quais os óculos de sol que filtram melhor a maioria desses raios. O fato de deixar de fumar pode reduzir o risco de desenvolvimento de cataratas em pacientes que fumam cigarros.

Tratamento para a catarata

O único tratamento para a catarata é a cirurgia para removê-la e é realizada se você não conseguir realizar suas atividades normais como dirigir, ler, olhar para telas de computador ou vídeo, mesmo com o uso de óculos.

Se a catarata ainda não é incômoda, então a cirurgia não é necessária. A catarata geralmente não danifica os olhos, de maneira que você pode submeter-se a uma cirurgia quando achar conveniente. No entanto, algumas pessoas podem ter problemas oculares adicionais como a retinopatia diabética, que não pode ser tratada sem ter sido feita a cirurgia de catarata.

Quando procurar um oftalmologista

Procure um oftalmologista de confiança se você tiver diminuição da visão noturna, problemas com o brilho da luz e perda da visão.

A catarata deve ser evitada. Não perca tempo, pelo menos uma vez por ano vá a um oftalmologista, principalmente se você já passou dos 60 anos.

O que é Catarata?
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Diabéticos: Cuidado com a Visão

A diabetes é uma séria condição de saúde que afeta muitas pessoas e que desencadeia diversas outras condições se não

Saúde da Mulher Os Perigos dos Óculos de sol Falsificados

Os óculos de sol passaram de apenas protetores para os nossos olhos para se tornarem um acessório que complementa o

Saúde da Mulher Cuidados com os Olhos

Que a pele precisa de proteção contra os raios solares todos nós sabemos, o que muitas vezes é negligenciado é

Beleza da Mulher Dicas de Maquiagem para as Mulheres que Usam Óculos

As mulheres que precisam utilizar óculos no dia-a-dia acreditam que não precisam usar maquiagem porque o óculos a esconderia. Mas

Saúde da Mulher Olhos Vermelhos: Quando Devemos Procurar um Médico?

Os nossos olhos são muito sensíveis e muitas vezes negligenciados quando se trata da saúde. A vermelhidão dos olhos geralmente

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Catarata: uma Enfermidade Ocular"