A catarata é uma doença dos olhos que afeta, sobretudo os idosos e as pessoas da terceira idade. O primeiro sintoma é a visão turva, que causa uma visão completamente deficiente, onde a cirurgia é inevitável, infelizmente.
A catarata constitui um importante problema de saúde pública quando relacionada com a idade. A catarata consiste na opacificação do cristalino, uma lente do olho que serve para focalizar as imagens e normalmente é clara e transparente.
A catarata não é um tumor nem uma formação de pele ou tecido novo sobre o olho, mas é a lente (cristalino) que fica embaçada. Não deveria nem ser chamada de doença, mas sim envelhecimento ocular.
Segundo o tamanho e a localização das áreas de opacidade do cristalino, uma pessoa pode, ou não, perceber que está se desenvolvendo uma catarata. Por exemplo, se estiver localizada na borda externa da lente, a visão não sofre mudança, mas se a opacidade estiver localizada perto do centro da lente, normalmente interfere na visão. À medida que as cataratas aumentam, a visão pode ficar mais embaçada. Esta diminuição da acuidade visual é um dos sintomas mais claros e típicos nas pessoas que estão desenvolvendo uma catarata.
Os olhos podem ter uma maior sensibilidade à luz. Também existe uma alteração na percepção das cores e em muitos casos, pode chegar a produzir uma diplopia (visão dupla no olho que está ocorrendo catarata). Embora ninguém possa se livrar da catarata, algumas pessoas são mais predispostas. Os diabéticos e os míopes são grupos de risco que contrai catarata numa idade menos avançada. Existe também um tipo de catarata congênita que se desenvolve nos bebês.
Para evitar a catarata, os olhos devem receber todas as vitaminas e elementos que necessita através de uma alimentação adequada, já que a sua contribuição é importante neste tipo de necessidade.
A catarata é uma doença que ataca o cristalino do olho, que produz uma opacidade que pode levar à cegueira, não é dolorosa, e seus primeiros sintomas são visão turva e uma percepção cada vez menor dos detalhes e das cores das coisas. Isto poderia estar sendo causado devido o envelhecimento ou a oxidação da lente, por isso é importante comer as vitaminas corretas na alimentação. Se bem que, hoje já temos a solução desse problema por via cirúrgica, porém seu avanço e sua evolução podem ser prevenidos com uma boa dieta, rica em antioxidantes para reforço ocular, como cenoura, manga, melão, pimentão vermelho, couve de Bruxelas, amendoim, nozes, sementes de girassol e azeite de oliva.
Você também deve incluir em sua dieta alimentos ricos em vitamina C para combater a oxidação e o envelhecimento das células, como os cítricos (laranja, limão, toranja, também conhecida como, grapefruit), morango, kiwi, manga e vegetais de folhas verdes. Consuma alimentos que possuam vitamina E, que têm efeitos semelhantes ao produzido pela vitamina C, sementes de girassol, germe de trigo, amêndoas, avelãs, amendoim e cereais integrais. E especialmente aqueles que contenham riboflavina, já que esta substância ajuda a metabolizar o açúcar e se encontra em cereais e no leite.
Use óculos de sol durante o dia, quando você estiver ao ar livre isto reduz a quantidade de radiação ultravioleta (UV) a que estão expostos seus olhos. Alguns óculos de sol não filtram os raios ultravioletas. Um oftalmologista pode dizer quais os óculos de sol que filtram melhor a maioria desses raios. O fato de deixar de fumar pode reduzir o risco de desenvolvimento de cataratas em pacientes que fumam cigarros.
O único tratamento para a catarata é a cirurgia para removê-la e é realizada se você não conseguir realizar suas atividades normais como dirigir, ler, olhar para telas de computador ou vídeo, mesmo com o uso de óculos.
Se a catarata ainda não é incômoda, então a cirurgia não é necessária. A catarata geralmente não danifica os olhos, de maneira que você pode submeter-se a uma cirurgia quando achar conveniente. No entanto, algumas pessoas podem ter problemas oculares adicionais como a retinopatia diabética, que não pode ser tratada sem ter sido feita a cirurgia de catarata.
Procure um oftalmologista de confiança se você tiver diminuição da visão noturna, problemas com o brilho da luz e perda da visão.
A catarata deve ser evitada. Não perca tempo, pelo menos uma vez por ano vá a um oftalmologista, principalmente se você já passou dos 60 anos.
A diabetes é uma séria condição de saúde que afeta muitas pessoas e que desencadeia diversas outras condições se não
Os óculos de sol passaram de apenas protetores para os nossos olhos para se tornarem um acessório que complementa o
Que a pele precisa de proteção contra os raios solares todos nós sabemos, o que muitas vezes é negligenciado é
As mulheres que precisam utilizar óculos no dia-a-dia acreditam que não precisam usar maquiagem porque o óculos a esconderia. Mas
Os nossos olhos são muito sensíveis e muitas vezes negligenciados quando se trata da saúde. A vermelhidão dos olhos geralmente
Dicas Para Mulheres e muito mais você só encontra aqui - www.mulheresdicas.com