Cancer de Mama: Previna-se!

Cancer de Mama: Previna-se!O câncer de mama é um mal que assombra as mulheres nos dias atuais, cerca de 49.240 mil casos foram notificados no Brasil no ano de 2010, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). A fim de saber a raiz desta terrível doença para as mulheres, primeiro precisamos conhecer os seios, dando uma visão ampla da formação e do papel destes para as mulheres.

A mama é formada de tecido adiposo e conjuntivo ambos compostos de glândulas, que são produtoras de leite. Estas glândulas são chamadas de lóbulos que são ligados ao ductos que levam o leite ao mamilo durante a amamentação. Além disso, a mama é uma característica essencial na percepção da feminilidade e beleza para a mulher.

Tipos diferentes de câncer de mama

O câncer é basicamente um crescimento desordenado de células do tecido mamário. Existem cinco:
• Carcinoma ductal in situ;
• Carcinoma ductal infiltrante;
• Carcinoma lobular in situ;
• Carcinoma lobular infiltrante;
• Carcinoma inflamatório.

A maioria dos cânceres de mama está relacionada a fatores genéticos. A melhor luta contra o câncer é a detecção precoce do mesmo. O auto exame das mamas é uma ferramenta muito valiosa pois detecta pequenas mudanças nos seios, deve-se observar a simetria das mamas, a aparência da pele, perfil. Devemos olhar para vermelhidão, inchaços ou ondulações. A aparência não deve lembrar a casca de laranja e os mamilos e auréolas não devem ser rebaixados ou afundados e verifique se há algum tipo de vazamento.

O auto exame deve ser feito calmamente em pé, após o banho se possível (pois é um período em que a mulher está relaxada e poderá fazer o mesmo sem pressa), na frente de um espelho com os braços junto ao corpo, após a menstruação. Você deve apalpar o seio direito com a mão esquerda. Coloque o braço atrás da cabeça e depois toque os seios com a polpa dos dedos fazendo movimentos circulares do mamilo para trás e movimentos indo e voltando do centro (mamilo) atá a periferia (atrás).

Além do auto exame existem outras atitudes que você pode ter para se proteger contra o câncer de mama, entre elas estão:
• Alimentação saudável, baseada em frutas, legumes e verduras.
• Prática de exercicios fisicos; evitar o sedentarismo.
• Evitar o tabagismo, bebidas alcoólicas, uso de drogas.
• Exposição exagerada a luz solar.
• Evitar exposição á radiação (infelizmente somos irradiados quando assistimos TV, dormindo perto do celular, trabalhamos com o computador ou ficamos muito tempo dentro de casa, devido a radioatividade dos materiais de construção) meio difícil evitar, mas se você puder evitar outros meios que causam a radiação já ajuda!

É importante que as mulheres de todas as idades consultem o seu médico regularmente para evitar problemas futuros, faça o auto exame e a mamografia (geralmente feita após os 40 anos). Cuide-se, para viver bem e com saúde em todas as idades e momentos de sua vida!

Mastologista fala sobre o câncer de mama
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Tudo que Você Precisa Saber Sobre Câncer de Mama

O câncer de mama tem afetado cada vez mais pessoas em todo mundo e por isso cada vez se fala

Saúde da Mulher O que é Câncer de Mama

O câncer de mama é uma das doenças mais temidas pelas mulheres e que tem se tornado um assunto frequente,

Saúde da Mulher Câncer de Mama

O câncer de mama tem crescido no últimos tempos e deixado de ser uma doença tão temida devido a quantidade

Beleza da Mulher Técnicas e Tratamentos para Levantar os Seios

Os seios são uma grande preocupação para as mulheres, já que é uma das partes do corpo mais atraentes e

Maternidade Massagem Para os Seios Quando o Leite Estiver Empedrado

Um dos momentos mais mágicos e esperados pelas mulheres é o momento de ter o seu primeiro bebê. A amamentação

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existem 8 Comentários para a Dica "Cancer de Mama: Previna-se!"
Keila Gaspar FRancelino

Todo mamilo com afundamento é câncer?

CELMA BELO GOMES

Bom dia, minha menstruação foi embora tem mas o menos 2 dias e ainda sinto dor no seio esquerdo e dor no braço isso é normal? por que doí muito e incomoda tenho 28 anos será que é câncer?

Daymary Santos

Boa noite faz uns 4 dias que minha menstruação acabou e no 2 dia eu senti dor e apalpei meu seio esquerdo e senti um negócio duru e dolorido agora minha axila está dolorida. o que pode ser?

Adriana

Estou sentindo uma dor forte nos dois seios e já tem uma semana e meia que minha menstruação foi embora. começou queimando e depois dores fortes. será que é um câncer de mama?

Ana

Olá, comecei a notar que a aureola do meu seio esquerdo esta clareando... o que poderia ser?

Elisangela De Franca Silva

Boa noite! faz uma semana e meia que minha menstruação acabou e eu estou sentindo dor, apalpei meu seio esquerdo e senti um negócio duro e dolorido, agora minha axila está dolorida. o que pode ser?

Cesaltina Paulo

Sinto dor na mama esquerda após a menstruação, o que será?

Ieda Moura Bezerra

No mês de outubro completei 50 anos de idade, ja faz alguns meses que menstruei. de alguns dias pra cá estou percebendo que a auréola dos meus seios está clareando, o que pode ser isso? por favor, me oriente. obrigada.