Caminhar Ajuda a Estimular a Memória

Caminhar Ajuda a Estimular a Memória

Você sabia que a caminhada ajuda a estimular a memória? Uma caminhada rápida três vezes por semana pode estimular o intelecto e diminuir o risco de sofrer doenças que atingem a memória, como por exemplo, o Alzheimer (é uma doença que reduz a capacidade mental afetando a memória e a aprendizagem) na terceira idade.

Quando a pessoa está no estado entre o envelhecimento normal e a demência, a prática de exercícios mostra uma melhoria nas funções cognitivas (cognição é o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem).

Foi realizado um estudo com cento e trinta e oito pessoas com mais de cinquenta anos que tinham problemas de memória, mas que não estavam no estágio de demência. Os pesquisadores atribuíram aos participantes duas alternativas: executar uma sequência de exercícios em casa ou ter o cuidado habitual sem a necessidade de fazer exercícios.

O grupo determinado às atividades físicas foi induzido a fazer cento e cinquenta minutos de exercício moderado durante a semana, os quais foram divididos em sessões de cinquenta minutos. A caminhada foi a atividade mais recomendada.

Aqueles que se exercitaram obtiveram melhores resultados nos exames cognitivos: recordavam perfeitamente uma lista de palavras depois de algum tempo muito melhor do que o outro grupo. Os benefícios foram muito positivos nos seis meses e sua duração foi de pelo menos, um ano a partir do final do programa.

A diferença dos medicamentos que se mostraram não ser eficientes sobre leves deficiências cognitivas em trinta e seis meses é que a atividade física traz benefícios não só para a função cognitiva, mas também para a saúde em geral, como para a depressão e para o coração oferecendo uma melhor qualidade de vida.

 

 

Caminhada - Dicas e Benefícios
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Dicas para Ficar em Forma e Estimular a Circulação

Para mantermos a forma e estimularmos a nossa circulação não são necessários grandes esforços nem frequentar uma academia. Existem algumas

Beleza da Mulher Caminhada faz Secar Barriga

Estudos comprovam que o melhor exercício para perder peso e a barriga é a caminhada. Você apenas precisa levar uma

Saúde da Mulher A atividade física ajuda o humor

A prática de atividade física é de grande importância para prevenir doenças e para nos mantermos em forma, mas além

Intimidade Feminina Mais Inteligente Graças à Música

Todos nós gostamos de música, especialmente de ouvi-la. Mas estudos têm comprovado que tocar algum instrumento musical pode desenvolver o

Saúde da Mulher Como Exercitar a Memória na Terceira Idade?

O nosso cérebro deve ser estimulado constantemente, inclusive com o passar dos anos, para que a nossa capacidade de memorizar

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Caminhar Ajuda a Estimular a Memória"