Caminhar Ajuda a Estimular a Memória

Caminhar Ajuda a Estimular a Memória

Você sabia que a caminhada ajuda a estimular a memória? Uma caminhada rápida três vezes por semana pode estimular o intelecto e diminuir o risco de sofrer doenças que atingem a memória, como por exemplo, o Alzheimer (é uma doença que reduz a capacidade mental afetando a memória e a aprendizagem) na terceira idade.

Quando a pessoa está no estado entre o envelhecimento normal e a demência, a prática de exercícios mostra uma melhoria nas funções cognitivas (cognição é o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem).

Foi realizado um estudo com cento e trinta e oito pessoas com mais de cinquenta anos que tinham problemas de memória, mas que não estavam no estágio de demência. Os pesquisadores atribuíram aos participantes duas alternativas: executar uma sequência de exercícios em casa ou ter o cuidado habitual sem a necessidade de fazer exercícios.

O grupo determinado às atividades físicas foi induzido a fazer cento e cinquenta minutos de exercício moderado durante a semana, os quais foram divididos em sessões de cinquenta minutos. A caminhada foi a atividade mais recomendada.

Aqueles que se exercitaram obtiveram melhores resultados nos exames cognitivos: recordavam perfeitamente uma lista de palavras depois de algum tempo muito melhor do que o outro grupo. Os benefícios foram muito positivos nos seis meses e sua duração foi de pelo menos, um ano a partir do final do programa.

A diferença dos medicamentos que se mostraram não ser eficientes sobre leves deficiências cognitivas em trinta e seis meses é que a atividade física traz benefícios não só para a função cognitiva, mas também para a saúde em geral, como para a depressão e para o coração oferecendo uma melhor qualidade de vida.

 

 

Caminhada - Dicas e Benefícios
Matérias Relacionadas
Beleza da Mulher Caminhada faz Secar Barriga

Estudos comprovam que o melhor exercício para perder peso e a barriga é a caminhada. Você apenas precisa levar uma

Saúde da Mulher Dicas para Ficar em Forma e Estimular a Circulação

Para mantermos a forma e estimularmos a nossa circulação não são necessários grandes esforços nem frequentar uma academia. Existem algumas

Saúde da Mulher A atividade física ajuda o humor

A prática de atividade física é de grande importância para prevenir doenças e para nos mantermos em forma, mas além

Intimidade Feminina Mais Inteligente Graças à Música

Todos nós gostamos de música, especialmente de ouvi-la. Mas estudos têm comprovado que tocar algum instrumento musical pode desenvolver o

Maternidade A Amamentação Reduz o Risco de Obesidade na Mãe

Todas já sabemos sobre os benefícios da amamentação para os bebês, mas existem benefícios para as mães também. Um deles,

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Caminhar Ajuda a Estimular a Memória"