Bebidas Isotônicas Causam Cáries

Bebidas Isotônicas Causam CáriesVocê sabia que isotônicos e energéticos causam danos irreversíveis aos dentes?

O consumo excessivo de bebidas isotônicas e energéticas, especialmente entre os mais jovens, está causando danos irrecuperáveis aos dentes, devido aos elevados níveis de acidez destas bebidas. E com isso elas acabam com o esmalte dos dentes, que é a camada brilhante externa.

Pesquisas foram feitas para examinar os níveis de acidez de 9 bebidas energéticas e 13 bebidas isotônicas encontradas nas lojas especializadas e supermercados. Os níveis encontrados de acidez variam entre as marcas e também entre os sabores diversos da mesma marca.

Para ver este efeito dos níveis de acidez os investigadores colocaram por 15 minutos amostras de esmalte de dente humano em cada bebida, seguido pela imersão em saliva artificial, durante duas horas. Este ciclo foi repetido quatro vezes por dia durante cinco dias.

Esta simulação é o mesmo que acontece regularmente nos dentes de muitos adolescentes e jovens.

Eles chegaram à conclusão que os danos ao esmalte foram evidentes após cinco dias em contato com essas bebidas. Eles também descobriram que as bebidas energéticas estão causando o dobro de dano aos dentes do que bebidas isotônicas. Não se esquecendo que na maioria das vezes não se faz higiene bucal após o consumo deste tipo de bebida.

Os danos ao esmalte do dente são irreparáveis, e sem esta importante proteção, os dentes tornam-se sensíveis e muito mais fácil de contrair cáries.

Portanto é recomendado minimizar o consumo de bebidas isotônicas e energéticas, lavar a boca com água após consumir uma destas bebidas ou mascar chicletes sem açúcar. Deste modo aumenta-se a produção de saliva, o que ajuda a restaurar os níveis normais de acidez da boca.

É importante lembrar que após o consumo dessas bebidas é aconselhável esperar pelo menos uma hora para a escovação dos dentes, porque caso contrário o ácido se espalha sobre todos os dentes aumentando assim o dano causado.

Acidez nas bebidas energéticas pode prejudicar os dentes
Matérias Relacionadas
Regimes Consumo de Bebidas Energéticas Durante Exercícios Físicos

Sabemos da importância da hidratação para a nossa saúde em geral, especialmente quando praticamos atividades físicas. Hoje vamos falar sobre

Saúde da Mulher Chicletes para Prevenir Cáries

Quem nunca ouviu falar que balas e chicletes causam cáries? Mas, talvez não! Hoje falamos sobre um tipo de chiclete

Saúde da Mulher As Bebidas que Fragilizam os Dentes

Os dentes são uma parte importante da nossa aparência, afinal um bom sorriso abre muitas portas. Mas existem diversos tipos

Saúde da Mulher O Álcool Causa Danos ao Cérebro Feminino

O consumo de álcool começa cada vez mais cedo e o mesmo pode causar danos a saúde como já sabemos.

Saúde da Mulher Riscos de Consumo de Bebidas Gasosas

As bebidas gasosas ou refrigerantes são muito populares e muitas vezes consumidos em excesso. Por isso, queremos chamar a atenção

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existe 1 Comentário para Dica "Bebidas Isotônicas Causam Cáries"
Ryan

Eu queria ter um sorriso mais bonito, como eu faço para o meu sorriso ficar mais bonito?