Azeitona: Um Prazer Mediterrâneo de Baixa Caloria

Azeitona: Um Prazer Mediterrâneo de Baixa CaloriaA Azeitona é um alimento muito nutritivo da oliveira. As folhas da planta contêm glicosídeos, taninos, dextrose, hidrocarbonetos, entre outros. As azeitonas, têm os óleos essenciais, ácido linoleico, gorduras sólidas, etc. Ideal para qualquer programa de perda de peso, já que fornecem apenas 7 calorias por azeitona. Entretanto, consumida em excesso pode contribuir com calorias ao nosso organismo, por isso temos de controlar seu consumo de modo moderado.

Também contribui para a estimulação da secreção de suco gástrico e impede que a pressão sanguínea aumente. Do mesmo modo, são muito eficazes na prevenção do aparecimento de angina, aterosclerose, ou dilatação das artérias. São muito boas para as alergias, podem ser consumidas durante a gravidez ou, em caso de asma. Apesar da crença comum do elevado teor de gordura, a proporção desta gira em torno de 20%. Além disso, o ácido gordo mais abundante na porcentagem oleica é responsável pela redução do colesterol.

As azeitonas são um aperitivo perfeito para manter se manter na linha e nutrir o nosso corpo com fibra, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas A, C e E (as quais têm propriedades antioxidantes). Além do seu baixo teor calórico, há uma grande variedade, nos tipos e estilos: inteiras, sem caroço, em metades, verde, preta, roxa, salgadas ou em todos os tipos de temperos (tomilho, alho, laranja, limão, cebola, etc.) e recheios (atum, anchova, salmão, pimenta, alho, presunto e assim por diante, mais de oitenta variedades). São um ingrediente ideal para muitos pratos que satisfaçam os quatro sabores básicos: doce, salgado, amargo e azedo.

Muitos especialistas recomendam comer por dia, sete azeitonas por causa do seu rico conteúdo nutricional e do seu baixo teor calórico, apenas 37 kcal. Na verdade, cem gramas de azeitonas possuem 70% menos calorias do que outros lanches comumente consumidos. É difícil encontrar um alimento tão completo, as azeitonas são um prazer de baixa caloria.
São saudáveis e versáteis como um ingrediente, enriquecem muitos pratos: saladas, massas, entre outros, e como um lanche, ajuda a manter uma alimentação equilibrada.

Descubra os benefícios da azeitona
Matérias Relacionadas
Regimes O Segredo é Consumir Legumes se Você Quiser Emagrecer

Quando decidimos emagrecer logo pensamos nos exercícios físicos e na dieta. Quando falamos de dieta logo surge a dúvida do

Regimes Dicas de Alimentação Que Ajudam no Emagrecimento

Quando decidimos emagrecer não precisamos necessariamente seguir uma dieta, mas podemos optar por seguir algumas dicas de alimentação que serão

Regimes Regime Mediterrâneo: Ovos Recheados com Salmão

Sempre lembramos da importância de ter uma alimentação saudável e equilibrada, mas as vezes temos dificuldade em encontrar receitas saborosas,

Dicas para cabelos Azeite de Alho para Beleza do Cabelo

Existem diversos tipos de azeites que podemos utilizar no momento de cuidar da nossa pele ou cabelo. No artigo de

Regimes Emagrecer Comendo Chocolate

Que tal emagrecer comendo chocolate? O chocolate amargo é um grande aliado para quem quer perder peso. Confira!

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Azeitona: Um Prazer Mediterrâneo de Baixa Caloria"