Aprenda a se Prevenir da Contaminação na Manicure

Aprenda a se Prevenir da Contaminação na ManicureDe acordo com a Wikipédia, manicure é um tratamento cosmético para a beleza das unhas e mãos realizado em casa ou em um salão de beleza.

A manicure é uma prática que tem se espalhado principalmente entre as mulheres, se não for feita corretamente, pode provocar o desenvolvimento de infecções, fungos, manchas, malformações ou até mesmo algumas doenças de pele, como a psoríase.

Quantos tipos de manicure existem?

Embora existam diversos tipos de manicure, devemos tomar um pouco de cuidado com as que empurram a cutícula e lixam a superfície das unhas tornando-as assim mais finas podendo causar diversos tipos de doenças.

Quando uma mulher quer remover a cutícula das unhas, está ajudando no aparecimento do que é comumente conhecido como “linhas de Beau”, que é uma mancha escura que ocorre em parte da lâmina (unha). Pode estar acompanhada de ondulações transversais.

Além disso, quando o objetivo é o de reduzir a espessura das unhas, se está predispondo que elas se tornem muito mais frágeis e suscetíveis a diferentes infecções e doenças.

Os médicos especialistas recomendam fazer sempre um tratamento nas unhas com muito cuidado.

Tipos de infecções nas unhas

Os alicates, lixa de unhas e pés, espátula e palito, são os instrumentos mais comuns de qualquer salão de beleza, e são estas ferramentas que são a fonte de transmissão de doenças do tipo viral, bactérias e fungos.

Alicates não esterilizados adequadamente podem transmitir hepatite C. O tratamento dessa doença é feito com injeções antivirais de alto custo. O processo, que pode não eliminar por completo o vírus, é ainda lento e acarreta diversos efeitos colaterais. Em casos de complicações da hepatite C, a doença desencadeia alterações no fígado, podendo causar câncer. Pode-se ainda contrair outras doenças virais, como a hepatite B e a Aids.

Qualquer objeto utilizado na manicure pode transmitir verrugas. As verrugas transmitidas pelo vírus podem infectar áreas em torno das unhas das mãos e dos pés. O tratamento pode ser bastante dolorido e demorado, sem contar que as verrugas podem se multiplicar na pele.

Existem muitas doenças causadas por fungos conhecidas como micose. As lixas, e as bacias onde se colocam os pés para amolecer as cutículas, são as principais responsáveis pela transmissão de fungos. Na pele, a micose pode causar descamação, bolhas e coceiras, geralmente nas plantas dos pés. Mas podem ainda deixar as unhas mais grossas, opacas, além de causarem descolamento.

Como tratar infecções nas unhas causadas por fungos

  • Cortar a unha infectada e lixar as partes irregulares antes de qualquer tratamento.
  • Aplicar esmalte antimicótico a partir do primeiro sinal de infecção.
  • Usar um creme antimicótico para a infecção da unha.
  • Procure um médico especialista para prescrever a medicação correta.
  • Tenha sempre seu próprio kit e, após o uso, limpe-o com álcool. O que não for do kit, que seja sempre material descartável.

A dica vale para qualquer mulher que tenha o hábito de fazer as unhas semanalmente ou apenas quando sobra um tempinho. A gravidade da infecção pode variar de uma pessoa para outra. Algumas pessoas notam uma pequena mancha preta na sua unha, enquanto outros sofrem dor ou desconforto. Então, é melhor prevenir, do que remediar!

 

Cuidados Básicos na Manicure Pedicure
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Evitar Unha Encravada nos Pés

Algumas pessoas estão mais predispostas a sofrerem com unha encravada nos pés, mas outras simplesmente sofrem com esta condição por

Beleza da Mulher Tendências para uma Manicure de Primavera

Para a maioria das mulheres as unhas merecem um cuidado e destaque especial, gostam de tê-las sempre belas e bem

Beleza da Mulher Unhas Stiletto

Todas as mulheres gostam de ter unhas belas e utilizar as novas tendências para exibi-las. Uma das mais novas tendências

Beleza da Mulher Esmaltes com Longa Duração

O grande dilema quando fazemos a nossa manicure é a duração do esmalte, já que em muitos casos apenas algumas

Beleza da Mulher Unhas Brilhantes

As unhas bem cuidadas e com uma manicure da moda são sempre um sucesso e como as tendências em estilo

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existe 1 Comentário para Dica "Aprenda a se Prevenir da Contaminação na Manicure"
Josiane Erasmo.11

Adorei as dicas!!! muito obrigada! agora vou levar para minhas clientes.