Alimentos que Melhoram o Humor

Alimentos que Melhoram o HumorO ditado “você é o que você come” pode ter algum mérito quando se trata do seu humor. “Muitas pessoas não conseguem perceber que a maior parte dos produtos químicos que regulam nosso humor, na verdade vem dos nutrientes dos alimentos que comemos”, diz Rania Batayneh, nutricionista, em San Francisco, EUA. Se o seu humor não é o que você quer que ele seja, preste atenção nesses alimentos e os inclua no seu dia a dia:

Peixes de Água Fria

Um déficit nos ácidos graxos, ômega 3, pode reduzir a eficiência dos movimentos neurotransmissores como a serotonina, que pode equilibrar o seu humor, diz Batayneh. Peixes de água fria como salmão, atum ou sardinha podem oferecer uma fonte rápida para impulsionar o seu humor e satisfazer o seu apetite.

Nozes

As nozes são outra grande fonte de ácidos graxos ômega 3. Isto funciona especialmente bem para vegetarianos. Faça uma mistura de aveia, nozes, castanhas, amêndoas e experimente os benefícios de melhora do humor. Quando você estiver apressada e nervosa experimente comer uma barra de manteiga de amendoim.

Espinafre

Adicionar ácido fólico na sua dieta pode aumentar os níveis de serotonina no cérebro e acalmar o seu humor ao mesmo tempo, diz Batayneh. Espinafre cozido é uma boa fonte de ácido fólico. Quando o seu humor estiver em frangalhos, prepare uma salada de espinafre, feijão e vegetais de raiz (beterraba, cenoura, rabanete, aipo, etc.) picados para incrementar seu estado de espírito e sua ingestão de ácido fólico.

Grãos integrais

Obtenha uma dose diária de selênio incorporando mais grãos integrais na sua dieta. A falta de selênio pode te deixar ansiosa, irritável, hostil e deprimida, diz Batayneh. Opte por pães e cereais integrais para começar o dia com o pé direito e com o melhor estado de espírito.

Alimentos ricos em proteínas

Preencha sua dieta com alimentos ricos em proteínas como aveia, banana, frutas secas e produtos lácteos com baixo teor de gordura. Estes alimentos são ricos em triptofano, diz Batayneh. O triptofano tem um papel importante na regulação do humor, e a diminuição em triptofano pode levar a um aumento da agressividade, como também combate a depressão, atua no sono e ajuda a perder peso. O triptofano não é produzido naturalmente em nosso corpo, por isso temos que obtê-lo através da dieta.

Frutas e vegetais frescos

Comer alimentos saudáveis ajuda você a se sentir melhor. Se livre de todos aqueles doces que você sempre procura quando chega cansada em casa, porém tenha na sua geladeira frutas e legumes frescos. “O açúcar eleva e diminui o nível de açúcar no sangue, deixando-a irritada e de mau humor”, diz Elika Kormeili, fundadora do Centro, para uma vida saudável e feliz, em Santa Monica, Califórnia. Mudar sua dieta pode ser difícil, mas você tem que tentar resistir às tentações.

Alimentos ricos em fibras

Kormeili recomenda acabar com o mau humor comendo alimentos que contenham fibras. Alimentos ricos em fibras como a cevada, maçã, laranja, batata, cenoura e feijão podem aumentar muito o seu humor. “Esses alimentos ajudam a diminuir a absorção de açúcar no sangue e, também diminuem potencialmente o açúcar no sangue e alterações no humor”, diz Kormeili.

As sementes de abóbora

As sementes de abóbora têm um alto teor de triptofano e zinco. Elas são calmantes e ajudam no equilíbrio de açúcar no sangue. São também ricas em magnésio, relaxante natural que age no coração. Tempere as sementes tostadas com sal, açafrão, gengibre e pimenta.

Ovos

Comece o seu dia com um desjejum para melhorar seu humor e seu nível de energia. Os ovos têm aminoácidos para a fabricação da substancia do bem-estar como a serotonina. Eles são excelentes no café da manhã e também evitam o desequilíbrio nos níveis de açúcar no sangue. Faça uma omelete ou cozinhe um ovo para o almoço ou faça ovos mexidos com seus vegetais favoritos e sinta os efeitos da melhora do seu humor.

Fonte de vitamina C

A deficiência média ou moderada de vitamina C pode estar associada com aumento do nervosismo, ansiedade. Aumente sua imunidade, se proteja contra toxinas e melhore o humor, adicionando mais laranja, pimentão, batata, brócolis, repolho e vegetais de folhas verdes em sua dieta. Os vegetais de folhas verdes, como espinafre, couve e acelga são ricos em magnésio por isso são calmantes como também são ricos em vitamina B.

NUTRIR BEM - CASSEMS - ALIMENTOS BOM HUMOR
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Os Alimentos e sua Relação com o Humor

Você sabia que as vitaminas e nutrientes que contém os alimentos podem interferir no nosso humor? Por isso é importante

Saúde da Mulher Alimentos para Aumentar a Serotonina

A serotonina é um hormônio produzido pelo nosso organismo conhecido como hormônio do bem-estar ou felicidade, já que tem influência

Dicas para cabelos Alimentos que vão Fortalecer seu Cabelo

Todas desejamos ter cabelos fortes, belos e saudáveis. Para isso não basta apenas produtos de qualidade, o essencial é ter

Maternidade Como Prevenir a Anemia na Gravidez

Durante a gravidez uma das condições que pode afetar a mulher é a anemia, e precisa ser tradada já que

Regimes As Melhores Refeições Saudáveis Para a Família

A dieta da família precisa ser nutritiva e saudável, mas as vezes é difícil agradar a todos devido aos diferentes

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existe 1 Comentário para Dica "Alimentos que Melhoram o Humor"
Vânia Luz

Ótimas as dicas. eu tenho dado bastante atenção a minha alimentação atualmente, até mesmo castanha do pará que não é comum encontrar por aqui, eu estou comprando...