Alimentação Indicada para Gastrite

Alimentação Indicada para GastriteGastrite é uma doença que se produz principalmente por comer em horas irregulares, por causa do consumo excessivo de produtos irritantes, tais como o chá, o café ou bebida alcoólica, bem como o consumo exagerado de condimentos e temperos irritantes. Além disso, a gastrite é causada por estados emocionais de ansiedade, preocupação, estresse, nervosismo ou irritação de duração prolongada ou constante. Quando a gastrite está avançada, pode lesionar gravemente a mucosa do estômago, que dá origem ao desenvolvimento de úlceras no estômago e dores graves.

Aqui está uma lista de alimentos permitidos na dieta de uma pessoa que sofre de gastrite ou úlcera nervosa:

• Peixe magro ou grelhado:
Sem pele, sem manteiga ou margarina e sem utilizar condimentos irritantes.

• Frutas:
As mais recomendadas são a maçã (excelente remédio para gastrite), pêra, melão, banana, pêssego e figo. O melhor é comer devagar, mastigando bastante para que haja uma boa quantidade de saliva e não misturar com qualquer outro alimento, deve ser comida sozinha com o estômago vazio (que você não tenha comido nada durante uma hora e meia ou duas, e que não coma nada depois de 40 minutos). A combinação de frutas com outros alimentos é geralmente muito prejudicial, já que o açúcar da fruta fermenta o alimento e cria o álcool, sendo neste caso, inteiramente inconveniente. O pimentão e a ameixa preta são excelentes para o estômago.

• Pães
De preferência escolher pão, biscoitos, farinha, etc., tudo integral. Mastigar muito bem, tanto quanto possível.

• Legumes:
Você pode comer todos eles, mas procure comê-los ao vapor, ou seja, não cozido, mas não muito cru, com um pouco de sal e azeite extravirgem. Os tomates devem ser sem a pele. Os legumes que você deve evitar são os feijões.

• Laticínios:
Os leites vegetais contêm muitos nutrientes e são mais suaves e fáceis de digerir do que o leite de vaca. Quanto ao queijo, você deve evitar completamente os salgados e gordurosos. Os queijos permitidos são o fresco e o vegetal que é muito mais saudável e nutritivo, como o tofu. O iogurte deve ser de preferência caseiro. Evite os iogurtes industrializados, pois têm muitos aditivos e podem ser irritantes para o estômago.

• Adoçantes:
O mel de abelha é a alternativa para substituir o açúcar refinado.

• Óleos vegetais:
Todos os óleos vegetais prensados a frio são permitidos.

• Massas:
Você pode comer qualquer macarrão, mas de preferência os integrais e não negligencie na preparação do molho para que não tenha temperos ou condimentos irritantes.

• Condimentos permitidos:
Sal marinho, ervas aromáticas como alecrim, salsa, manjericão, sálvia, orégano, etc.

• Cereais:
Arroz integral, aveia, amaranto, milho, trigo, cevada.

• Bebidas:
Os sucos de frutas (exceto os cítricos) naturais sem açúcar refinado agregado. Água pura, suco de aloe vera e os leites vegetais.

Alimentos não permitidos para quem tem gastrite

• Açúcares refinados:
É muito importante evitar qualquer produto que contenha açúcar refinado, já que este é realmente nocivo para o organismo, é extremamente irritante e ataca órgãos deteriorando os tecidos e eventualmente debilitando-os. Evite bebidas açucaradas, como sucos, refrigerantes, etc., bem como bolos, alimentos processados, fast food, ketchup (sem açúcar é permitido), etc.

• Evite bebidas irritantes, como as alcoólicas, o café e o chá.

• Embutidos:
Os de origem animal, como presunto, salsicha, etc., você deve evitar, pois contêm muita gordura ruim, corantes e aditivos que só irritam e debilitam as funções estomacais.

• Fast food

• Produtos lácteos de origem animal:
O corpo humano não possui uma enzima chamada lactase, que é necessária para quebrar a lactose do leite. Como o leite não é digerido totalmente, essa enzima é mal absorvida e passa a ser fermentada pela flora intestinal, produzindo gases e ácidos orgânicos que resultam em diarréia, acompanhada de cólicas abdominais.

• Evite: maionese, pimenta, frituras, vinagre, frutas cítricas, margarina, manteiga, cebola crua, alho, pimentões, chocolate, molhos picantes ou salgados.

Não existe uma dieta adequada para todas as pessoas com problemas de estômago, porém você deve planejar suas refeições para incluir somente os alimentos que são bem tolerados. Você pode precisar desta dieta, se você tem úlceras, gastrite, dor de estômago, ou excesso de ácido estomacal. Também pode precisar desta dieta, se você já fez cirurgia no estômago, pois depois da cirurgia ficará difícil quando resolver comer a mesma quantidade que comia antes, por que muitas vezes provoca vômitos e náuseas.

Dicas de alimentação para gastrite e úlceras:

1 – Coma a quantidade de porções indicadas para cada grupo de alimentos todos os dias para ter uma dieta equilibrada.

2 – Coma em horários regulares a cada dia. Divida os alimentos em seis pequenas refeições, a menos que você tenha problemas para comer. Comer muitas vezes pode aumentar a acidez do estômago.

3 – Mantenha a ingestão de leite e derivados em três porções por dia ou menos. Escolha produtos lácteos baixos em gordura sempre que possível. Isso também irá ajudar a controlar a produção de ácido gástrico.

Exemplo de uma dieta para gastrite:

Café da manhã:
Opção 1: 1 copo de suco (de mamão, de maçã, etc.), 2 fatias de pão integral com tofu.
Opção 2: 1 xícara de leite ou iogurte desnatado sem lactose, 1 xícara de mamão picado, 1 fatia de torrada ou pão integral.

Meio da manhã e meio da tarde: pedaços de mamão ou outra fruta que é permitida.

Almoço e jantar:
Opção 1: um filé de frango cozido magro, purê de batatas feitas sem pimenta ou manteiga. Se possível com pouco sal.
Opção 2: canja de galinha: Feita em casa, um pedaço de frango, 1 batata e arroz.
Opção 3: peixe com purê de abóbora: Um filé de peixe no vapor sem pimenta e sem tempero de alho. Sirva com purê de abóbora ou batata.

As opções acima podem ser acompanhadas de arroz feito sem óleo ou alho (como é preparado o arroz chinês). As verduras que podem ser consumidas cruas, à vontade, priorizando as de folhas escuras.

Jantar: uma fruta.

Conexão Saúde - Resumo Gastrite
Matérias Relacionadas
Regimes Dieta Rica em Fibras

A dieta rica em fibras além de necessária e saudável, ajuda na prevenção de doenças graves, como câncer e enfermidades

Saúde da Mulher Por que Consumir Arroz Integral?

“Saúde é o que interessa e o resto não tem pressa”. Apesar de ser a frase de um humorista é

Saúde da Mulher Qual a Importância das Fibras no Nosso Organismo?

O nosso organismo precisa de diversas substâncias para ter um funcionamento adequado e saudável, entre elas os nutrientes, fibras, proteínas,

Regimes Dieta Dukan

A Dieta Dukan ou Dunkan é mais uma aliada para quem precisa perder peso. Está sendo conhecida como a dieta

Regimes Regimes Projetados para o Trabalho

A nossa rotina muitas vezes influencia a nossa alimentação, mas devemos estar atentas e ter uma alimentação adequada ao nosso

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existem 33 Comentários para a Dica "Alimentação Indicada para Gastrite"
Elis

Oi boa noite gostaria de saber porque quem tem gastrite não pode comer farinha.

Gabriella Sousa

Oii...eu tenho gastrite nervosa gostaria de saber se posso comer torta de frango...

Diva

Boa noite!!! eu gostaria que vocês me mandassem uma dieta especifica para quem tem gastrite. desde já, muito obrigada!!!

Jacenildo Araujo

Olha, se eu não tivesse visto isso jamais ficaria bom da gastrite! Ótimas informações, ajudou muito, parabéns! vou iniciar minha dieta agora mesmo e retornarei quando ficar bom. jacenildo

Zeneide

Oi, eu tenho gastrite posso comer feijão e arroz? obrigada.

Nivia

Boa noite! quem tem gastrite pode comer de tudo, mas sem exagero ou realmente não pode comer o que está escrito?

Alex

O leite desnatado não faz mal pra quem tem gastrite?

Samantha Silva

Boa noite, gostaria que me indicasse uma dieta para seguir a risca, pois fui diagnosticada com esofagite, refluxo, gastrite erosiva. o que posso e o que não posso comer? desde já obrigada!

Elaine

Oi, eu queria saber: por que que o feijão é prejudicial para quem tem helicobacter pylori? obrigada.

Vanuzia

Maçã? faz mal e como faz? É só comer e a barriga arde! essa fruta é muito boa para inflamação, mas para úlcera ou gastrite ela é muito ácida.

ALIBIO

Gostei do texto. espero superar a minha gastrite.

Del Abdulle

Eu tenho gastrite crônica, posso usar limão? pois vi um comentário de um cientista, e liberou o limão.

Tamara

Olá, tudo bem? aqui diz isso, mas tem cientistas ou médicos que dizem que não se deve comer o tomate. o que faço? pois esta gastrite me castiga. agradeço a resposta.

CASSIO

Tive úlcera de sakita, o regime te que ser rígido, mas é muito difícil, quando se está melhor acaba esquecendo que comer de tudo não pode. cada um deve medir bem o que quer para sua saúde, mas está bem explicado. abraços à todos!

Osvaldo

Gostaria de saber se piri piri prejudica a pessoa com gastrite.

Augusta Damiao

Tenho gastrite, infelizmente. tudo o que como me incha o estômago, demasiado inchado, já não sei o que comer.

Maria Ivoneide De Sousa

Nossa eu sofro tanto, não consigo comer nada que sinto o estômago inchado e o que é pior não consigo arrotar, é horrível!

Mayara

Vi na matéria que comer fruta como banana e maçã é bom, mas no meu caso, elas me dão dor de estômago. por que?

Rayanne

Nossa parabéns, gostei muito, estava meio perdida sem saber o que comer, amei a dieta agora vou seguir a dieta direitinho! agora vai, fico boa logo. fé em deus.

Rayanne

Olhei na matéria que comer banana faz bem, mas no meu caso sinto como se meu figado estivesse inchado. por que?

RITA HELGA TARRAGO GIORDANO

Fui diagnosticada com esofagite, refluxo e gastrite erosiva o que eu posso comer? posso usar o limão? e o chimarrão? e o chá de camomila é permitido?

Taina

Oi, eu há um mês estou sofrendo com a minha gastrite e é a primeira vez que tenho gastrite e não consigo comer, pois vomito, nem água. o que eu faço? meu filho de 3 anos fica falando mamãe você não vai morrer não, né? aí eu choro.

Aline

Fiz endoscopia digestiva alta, não deu nada no estômago, mas vivo passando mal, com dores no estômago, não posso comer muita coisa. sempre estou mal com náuseas, dores, enjoos, etc. o que pode ser?

Jeovania Mendes De Medeiros

Bom dia! em algumas postagens pode comer maçã e em outras não pode nem tomar chá, o que eu faço?

Raquel Amorim

Oi, eu tenho gastrite nervosa e comecei a sentir uns arrepios no couro da cabeça, gostaria de saber se alguém já sentiu isso ou se é normal, por favor, me responda.

Lourdes

Oi, raquel amorim, você sabe que eu tenho gastrite nervosa também, eu tenho sim estes arrepios no couro cabeludo, mas não tinha ligado uma coisa com a outra, espero que alguns especialistas nos respondam.

Lourdes Morilo Machado

Lourdes, eu tenho gastrite, úlcera e refluxo, do que devo me alimentar?

Helena

Gostei das dicas! É muito difícil saber o que podemos comer.

EDUARDO GOUVEA

Estranho, também tenho esses arrepios na cabeça e tenho tonturas também. obs: tenho gastrite e esofagite, será que existe alguma ligação? pois estou procurando um neurologista para investigar esses sintomas.

Erivan Lira Da Silva

Sinto uma irritação na garganta e um gosto ruim na boca, pode ser da gastrite? também fico com uma espécie de mau halito.

Linda

Eu tenho úlcera, que tipo de comida posso comer?

Tereza

Olá, boa tarde! tenho úlcera, gostaria muito que me ajudassem me indicando uma dieta saudável e balanceada, sofro muito, tenho várias crises, algumas que juro que vou morrer de dor, se puderem me ajudar ficarei muito grata, um super abraço. no aguardo da resposta.

Deni

Erivan, seu problema pode ser uma esofagite, minha avó teve todos esses sintomas e foi diagnosticada com uma esofagite. vá ao médico, é bem provável que ele solicite que você faça uma endoscopia. É só cuidar e logo, logo você estará melhor.