Alergia a Cosméticos

Alergia a CosméticosCosmético é todo produto aplicado sobre a superfície do corpo com a finalidade de limpar, embelezar ou modificar a sua aparência. A alergia a cosméticos pode ser conhecida como hipersensibilidade a cosméticos e se deve ao fato do contato da pele com diferentes ativos (substâncias) nas formulações.

Quais cosméticos podem causar alergias ? Maquiagem, perfume, esmaltes, hidratantes para o corpo, óleos para a pele, creme dental, creme/produtos para cabelos, sabonete, desodorante, anti-sépticos e anestésicos locais.

Quais são os sintomas da Alergia a Cosméticos ? Os sintomas mais comuns manisfetam-se na pele (vermelhidão, inchaço, formação de bolhas, coceira) ou também o paciente pode desenvolver rinite, asma alérgica, conjuntivite, distúrbios gastrointestinais e em alguns casos, reações alérgicas graves.

Quais áreas do corpo mais afetadas? Sem dúvida o rosto sofre mais com as alergias devido à quantidade de cosméticos como maquiagens e cremes usados no dia-a-dia especialmente, nas pálpebras; nos lábios pode surgir inchaço, vermelhidão, escamação e rachaduras. Mas também a alergia pode ir para o pescoço, braços, antebraços e mãos.

Qual o Tratamento para alergia a cosméticos? As ferramentas terapêuticas disponíveis para os especialistas, atualmente, são: anti-inflamatórios, anti-histamínicos, corticosteróides e imunomoduladores químicos ou biológicos, estes medicamentos controlam a alergia, fazendo com que nosso corpo reaja afim de melhorar ou até mesmo curar a alergia.

Como Prevenir a alergia a cosméticos? É necessário como um primeiro passo, evitar produtos que contêm o alérgeno responsável pela alergia, pois todos os cosméticos são obrigados a incluir na embalagem as substâncias que o compõem. Assim, um paciente informado pode reconhecer o alérgeno em um cosmético e evitar o seu uso. Também é aconselhável substituir a maquiagem a cada 3 meses, não compartilhe cosméticos. Usar produtos hipoalergênicos e aplicadores descartáveis, ajudam na prevenção da reação alérgica.

Entrevista - Alergia e Padrões de Beleza
Matérias Relacionadas
Dicas para cabelos O que Fazer se eu Tenho Alergia à Tintura de Cabelo?

Muitas mulheres para ficarem belas optam por mudar a cor dos cabelos de tempos em tempos. O que acontece é

Saúde da Mulher Alergia Alimentar

As alergias podem ser causadas por diferentes fatores, mas no caso das alergias alimentares existem alimentos que as causam com

Cuidado com a pele Como Tratar a Alergia Nervosa na Pele

Existem diversos tipos de alergias, um deles é a alergia nervosa na pele. Trata-se de um tipo de alergia desencadeada

Beleza da Mulher Queda dos Cílios, Dicas e Remédios para Evitar

A queda de pelos do corpo humano até certo ponto é normal, ocorre para que os mesmos se renovem. Mas

Maternidade Cuidados com a Pele do Bebê

A pele do nosso bebê assim como a nossa também precisa de cuidados constantes, mas trata-se de uma pele mais

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existem 4 Comentários para a Dica "Alergia a Cosméticos"
MICHELE VICTÓRIA DUARTE

Eu gostaria de uma ajuda, meu rosto está com alergia. coceira, vermelhidão e dor.

Ligia

Boa tarde, eu gostava de ter acesso ao email de um especialista, eu sou de moçambique, gostaria de tirar minhas duvidas sobre um assunto relacionado com as alergias

Andressa Viana

Estou com alergia ao propilenoglicol e timerosal, substâncias que se encontram em quase todos os cosméticos. alguém sabe indicar os produtos que não tem essas duas substâncias?

Dinaiane

Boa noite, estou com uma alergia na régia dos olhos. basicamente na área que acredito que fica a bolsa que cria a chamada olheira e uma coceira horrível, o que posso usar para melhorar?