Alergia a Cosméticos

Alergia a CosméticosCosmético é todo produto aplicado sobre a superfície do corpo com a finalidade de limpar, embelezar ou modificar a sua aparência. A alergia a cosméticos pode ser conhecida como hipersensibilidade a cosméticos e se deve ao fato do contato da pele com diferentes ativos (substâncias) nas formulações.

Quais cosméticos podem causar alergias ? Maquiagem, perfume, esmaltes, hidratantes para o corpo, óleos para a pele, creme dental, creme/produtos para cabelos, sabonete, desodorante, anti-sépticos e anestésicos locais.

Quais são os sintomas da Alergia a Cosméticos ? Os sintomas mais comuns manisfetam-se na pele (vermelhidão, inchaço, formação de bolhas, coceira) ou também o paciente pode desenvolver rinite, asma alérgica, conjuntivite, distúrbios gastrointestinais e em alguns casos, reações alérgicas graves.

Quais áreas do corpo mais afetadas? Sem dúvida o rosto sofre mais com as alergias devido à quantidade de cosméticos como maquiagens e cremes usados no dia-a-dia especialmente, nas pálpebras; nos lábios pode surgir inchaço, vermelhidão, escamação e rachaduras. Mas também a alergia pode ir para o pescoço, braços, antebraços e mãos.

Qual o Tratamento para alergia a cosméticos? As ferramentas terapêuticas disponíveis para os especialistas, atualmente, são: anti-inflamatórios, anti-histamínicos, corticosteróides e imunomoduladores químicos ou biológicos, estes medicamentos controlam a alergia, fazendo com que nosso corpo reaja afim de melhorar ou até mesmo curar a alergia.

Como Prevenir a alergia a cosméticos? É necessário como um primeiro passo, evitar produtos que contêm o alérgeno responsável pela alergia, pois todos os cosméticos são obrigados a incluir na embalagem as substâncias que o compõem. Assim, um paciente informado pode reconhecer o alérgeno em um cosmético e evitar o seu uso. Também é aconselhável substituir a maquiagem a cada 3 meses, não compartilhe cosméticos. Usar produtos hipoalergênicos e aplicadores descartáveis, ajudam na prevenção da reação alérgica.

Entrevista - Alergia e Padrões de Beleza
Matérias Relacionadas
Dicas para cabelos O que Fazer se eu Tenho Alergia à Tintura de Cabelo?

Muitas mulheres para ficarem belas optam por mudar a cor dos cabelos de tempos em tempos. O que acontece é

Saúde da Mulher Alergia Alimentar

A alergia é uma reação anormal do organismo na presença de substâncias tóxicas que são chamados de alérgenos. Proteínas, mesmo

Cuidado com a pele Como Tratar a Alergia Nervosa na Pele

Existem diversos tipos de alergias, um deles é a alergia nervosa na pele. Trata-se de um tipo de alergia desencadeada

Beleza da Mulher Queda dos Cílios, Dicas e Remédios para Evitar

A queda de pelos do corpo humano até certo ponto é normal, ocorre para que os mesmos se renovem. Mas

Beleza da Mulher Quais são os Melhores Cosméticos?

Quando se trata de beleza e cosméticos muitas vezes surgem inúmeras dúvidas, já que a variedade de cosméticos disponíveis no

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existem 2 Comentários para a Dica "Alergia a Cosméticos"
MICHELE VICTÓRIA DUARTE

Eu gostaria de uma ajuda, meu rosto está com alergia. coceira, vermelhidão e dor.

Ligia

Boa tarde, eu gostava de ter acesso ao email de um especialista, eu sou de moçambique, gostaria de tirar minhas duvidas sobre um assunto relacionado com as alergias