Porque não Podemos comer Rapidamente?

Porque não Podemos comer Rapidamente?Muitas pessoas devido ao trabalho, à falta de tempo, a correria do dia a dia acabam não tendo tempo para se sentar e almoçar tranquilamente. Quantas pessoas preferem fazer um lanche rapidinho para ganhar alguns minutinhos no intervalo? Porém, 10 minutos para um almoço é muito pouco.

Vamos dar algumas razões, que você deveria seguir, para não ter problemas mais tarde:

1. Em primeiro lugar, comer leva tempo, fazê-lo rapidamente traz problemas futuros. Comer (desjejum, almoço, jantar) é um ato que leva tempo. O alimento deve ser bem mastigado para chegar dentro do estômago esmagado. Quando ele chega lá, as enzimas o atacam, e se você faz isto depressa, o estomago não trabalha bem, isso gera um desconforto.

2. Comer rápido demais produz desconforto gástrico – O tempo que o alimento leva para ser ingerido, digerido e absorvido deve ser lento e ordenado. Se ingerirmos o alimento muito rápido, o ritmo será alterado e com certeza teremos problemas estomacais.

3. Se fizermos um intervalo muito grande entre as refeições, teremos o nível glicêmico tão baixo e estaremos com tanta fome que vamos comer até um boi para satisfazer. E muitas vezes devido ao excesso de trabalho adiamos o horário de almoço que já estamos acostumados. E isto fará com o intervalo fique maior.

E com certeza na hora que vamos nos alimentar vamos consumir os alimentos mais calóricos e os que mais engordam, trazendo aqui um problema que ninguém gosta: ganho de peso.

4. Alimentar é um prazer ou uma obrigação? Muitos acham que é uma obrigação, contudo devemos mudar este conceito para aprendermos a necessidade de comer devagar e saborear o alimento.

5. Devemos nos alimentar saboreando o alimento e não apenas com o intuito de “matar” a fome. Fazendo disto um ritual, comendo devagar e pausadamente evitaremos o desejo de comer mais e consequentemente o ganho de peso. É preciso estar consciente disto: é muito importante mastigar bem os alimentos, pois a digestão começa na boca e misturar o alimento com a saliva é primordial e o nosso estômago agradece.

6. Quando gastamos um pouco mais de tempo no almoço, por exemplo, o nosso cérebro nota que estamos saciados depois da ingestão da comida. Se por outro lado comemos rápido, consumiremos uma maior quantidade de alimento e deixaremos nosso estômago no máximo o que não é saudável, pois o nosso estômago é como uma bexiga que quando cheia e logo depois esvaziada ela não volta ao tamanho que era antes. Então teremos que sempre comer maior quantidade para satisfazer nosso estômago.

Então, toda vez que você se sentar para almoçar esteja consciente e tente controlar sua forma de mastigar os alimentos. Como se diz: é melhor prevenir do que remediar.

Comer rápido engorda?
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Diferença entre Alergia Alimentar e Intolerância Alimentar

A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico do nosso organismo provocado pela ingestão de um determinado alimento. A

Regimes Como Começar Uma Reeducação Alimentar

As dietas restritivas podem ajudar a perder algum peso, mas após o seu término é provável que você recupere o

Maternidade Dicas de uma Alimentação Saudável para as Crianças

As crianças costumam não gostar de ingerir frutas e verduras, o que deixa os pais preocupados com sua saúde. Mas

Saúde da Mulher Mitos Sobre a Alimentação

A alimentação é uma preocupação das pessoas que desejam manter a forma e estar saudáveis. Como tudo na vida, existem

Saúde da Mulher Dicas Culinárias para uma Digestão mais Fácil

Muitas vezes apresentamos desconfortos ou problemas digestivos com certa frequência e isso se deve ao tipo de alimentação que temos.

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Porque não Podemos comer Rapidamente?"