Os 25 Mitos mais Comuns Sobre Perda de Peso

Os 25 Mitos mais Comuns Sobre Perda de Peso

O que é um mito sobre a perda de peso? É uma falsa crença sobre dietas e maneiras de perder peso. Os mitos se desenvolvem em torno de um conceito ou princípio da verdade. Com o passar do tempo, o verdadeiro conceito inicial vai mudando e se transforma em um mito. Embora esta mudança possa ser sutil, pode afetar os resultados quando você quer perder peso. Aqui estão 25 mitos mais difundidos e com certeza você poderá ouvir quando você estiver tentando emagrecer.

Perder peso é saudável

25° Mito: O termo “magro” tem dominado a indústria da dieta. O resultado esperado de qualquer programa para perder peso é a redução do peso corporal. Nos Estados Unidos, a cada três pessoas, duas são obesas ou tem sobrepeso e se supõe que devem reduzi-lo para melhorar a sua vida, pois custam para a economia americana 153 bilhões de dólares por ano em perda de produtividade em decorrência de faltas no trabalho. Mas é realmente uma dieta que as pessoas com excesso de peso precisam?

A verdade: Perder peso não é necessariamente saudável. A redução da gordura é saudável. A perda de peso pode ser o resultado da eliminação de água ou perda de massa muscular. Qualquer uma das duas não é saudável. Os músculos precisam ser preservados a todo custo, quando se segue uma dieta. As dietas bem-sucedidas são projetadas para manter os músculos e queimar gordura. As dietas rápidas com baixo teor calórico “comem” os músculos. No momento em que você desejar perder peso é perder gordura e só gordura.

Certos alimentos ajudam a queimar gordura, porque eles fornecem calorias negativas

alimentos com calorias negativas

24° Mito: Algumas frutas e vegetais, como o aipo, alface, brócolis e a toranja são conhecidos como queimadores de gordura. Isto é porque supostamente precisam de menos energia para digerir, processar e eliminar o efeito termogênico (transformam em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação) do corpo. Isso significa que você pode comer o quanto quiser desses alimentos de calorias negativas, sem aumentar um grama de peso. Eles podem até ajudar você a queimar gordura, porque dizem que queimam mais calorias do que eles fornecem.

A verdade: Não se conhece alimentos que forneçam calorias negativas. Certos alimentos como a pimenta, chá e café podem aumentar seu metabolismo basal, que é a taxa à qual seu corpo queima energia quando está em repouso, mas nada tem sido comprovado que forneça calorias negativas. Isso significa que quando você come vinte calorias de aipo, seu corpo usa quatro para processar e armazenar as dezesseis restantes. Naturalmente, aquelas 16 não vão fazer você ganhar muito peso, o que constitui o conceito dos alimentos com calorias negativas.

Produtos naturais para perder de peso são seguros

produtos naturais para perder de peso

23° Mito: Os suplementos naturais são sempre populares, porque eles alegam não conter substâncias nocivas, tais como conservantes, aditivos, etc., e efeitos colaterais associados com drogas convencionais. Quando você lê “Natural” tende a pensar que o suplemento não tem efeitos colaterais, não é assim?

A verdade: Os suplementos naturais não requerem a aprovação de órgãos governamentais, portanto, não estão sujeitos aos mesmos exames científicos minuciosos do que as drogas. Alguns suplementos naturais contêm substâncias inativas que têm fortes efeitos sobre o corpo, especialmente quando consumidos com medicamentos prescritos. Por exemplo, a efedrina, uma substância natural usada há anos em suplementos dietéticos, foi proibida em diversos países, devido à preocupação se seriam seguros ou não, incluindo o risco de morte. Portanto, um produto para perder peso, rotulado como natural, não é necessariamente seguro e eficaz. Muitas vezes o termo “Natural” é apenas uma estratégia de vendas.

Para perder peso, você deve evitar as comidas que mais gosta

comida que voce mais gosta

22° Mito: Não comer chocolate, fast food, pão branco, refrigerantes açucarados, etc. Supostamente, você deve evitar esses alimentos para perder peso.

A verdade: Emagrecimento se trata de calorias que entram e que saem. Se você queimar mais calorias do que você consome, não importa de onde elas venham. Você pode perder peso comendo o que quiser. Embora os alimentos processados e gordurosos sejam perigosos para a saúde, removê-los da dieta não vai ajudar você a perder peso mais rápido. A privação de comida que você gosta não é divertido e não dura muito tempo. Quando você faz dieta, permita-se, ocasionalmente, comer o que quiser.

Comer alimentos pobres em gordura ou sem gordura para evitar as calorias

alimentos pobres em gordura mas muito calorico

21° Mito: As opções de alimentos sem ou com baixa gordura são incontáveis. A gordura é conhecida por ser o macronutrientes mais denso em calorias. Um grama de gordura fornece 9 calorias versus as 4 que fornece um grama de proteína ou carboidrato. Então, você está evitando as calorias sem consumir alimentos com baixo teor de gordura?

A verdade: O que importa é o total de calorias contidas nas comidas, não a quantidade de gordura. Se a quantidade de calorias é elevada, a falta de gordura não faz diferença. Existem muitos produtos com baixo teor de gordura que contêm uma grande quantidade de açúcar. Os picos frequentes de açúcar no sangue estão associados à deposição de gordura visceral, a pior forma de gordura no corpo. Então, quando o rótulo diz “livre de gordura” observe o teor de açúcar e carboidratos. As gorduras não deveriam ser totalmente evitadas por outra razão: Estudos mostram que a gordura produz sentimentos de saciedade. A gordura retarda a digestão e faz você se sentir mais satisfeita por mais tempo.

Evite fast food se quiser emagrecer

Evite fast food se quiser emagrecer

20° Mito: Comer fast food aumenta o risco de consumir gordura, porque esse tipo de comida geralmente é cheia de açúcar, gordura e todos os tipos de calorias vazias (alimentos cheios em calorias e com quase nenhum ou nenhum valor nutricional esses são chamados de alimentos de calorias vazias). Mesmo assim, nem todas as pessoas que comem fast food regularmente estão com sobrepeso.

A verdade: Perder peso se trata de comer menos calorias do que você está acostumada a consumir. Com base neste princípio, você pode comer o que quiser, incluindo fast food e não ganhar peso.

Pular refeições ajuda a perder peso mais rápido

Pular refeições ajuda a perder peso mais rápido

19° Mito: As pessoas que querem perder peso, muitas vezes pensam que comer menos refeições por dia é uma coisa boa. De uma maneira errada elas supõem que pulando uma refeição, comerão menos durante o dia, mas isso não é assim.

A Verdade: Comer menos de três refeições por dia aumenta a fome. Estudos mostram que pular uma refeição, especialmente o desjejum faz você comer mais em outras refeições. Você não apenas comerá mais, como também terá preferência por alimentos ricos em gordura e você pode consumir mais calorias ao longo do dia. O melhor será comer várias vezes em pequenas quantidades. A conclusão do estudo é que as pessoas que comem menos refeições tendem a ser mais pesadas.

Comer à noite ajuda a perder peso

Comer à noite ajuda a perder peso

18° Mito: De acordo com essa crença, a comida que você come antes de ir para a cama é armazenada como gordura, por que durante o sono se gasta muito pouco energia.

A Verdade: Estudos têm mostrado que a hora do dia que você come está relacionada ao seu consumo diário total. Então, se você comer muito de manhã, você tende a se sentir satisfeita durante o dia e, portanto, come menos. Por outro lado, se você consumir a maior parte durante a tarde até a noitinha, a comida te saciará menos e faz com que você consuma mais calorias durante o dia. No entanto, se é verdade que comer mais no período da manhã faz você consumir menos calorias no geral, comer à noite não vai fazer você ganhar peso.

Só engorda quando o resultado das calorias que você consome e as que gasta é negativo. Assim, você pode comer uma grande refeição por dia, à meia-noite e perder peso simplesmente por estar com um balanço calórico negativo.

Você não deve comer nozes porque engorda

Você não deve comer nozes porque engorda

17° Mito: As nozes são calóricas. 100 gramas de amêndoas têm 550 calorias, o equivalente a 8 fatias de pão integral.

A Verdade: Estudos têm demonstrado que as nozes não engordam. As pessoas que comem nozes não tem ganho de peso. Na verdade, elas tendem a baixar um pouco devido as seguintes razões: As nozes não são totalmente absorvidas pelo corpo humano. Uma porção significativa é expelida através das fezes. As nozes saciam, o que significa que você vai comer menos em outras refeições. As nozes aumentam o seu gasto de energia em 11%. Estas três razões podem fazer você perder peso.

O importante é a porção e não as calorias

O importante é a porção e não as calorias

16° Mito: Algumas pessoas não têm paciência para contar as calorias que come. Depois de tudo, como saber a quantidade de calorias que você come? Elas pensam que comendo menos alimentos, por exemplo, um pequeno pedaço de bolo, baixa o peso. E, ocasionalmente, tem sucesso.

A verdade: Nunca perderá peso a menos que você consuma menos calorias do que as que você queima. Isso é chamado de déficit calórico. Para alcançar um déficit, você deve saber o seu gasto energético diário e a quantidade de calorias que consome diariamente. Certamente pode diminuir as porções que você come e esperar com isso a perda de peso. A perda de peso eficaz não é o resultado da suposição. Contar calorias é necessário para perder peso e é fácil de realizar utilizando calculadoras online.

O pão e outros amidos fazem engordar

O pão e outros amidos fazem engordar

15° Mito: O pão e outros amidos, como batatas e arroz contêm carboidratos. Algumas pessoas dizem que devem ser evitados carboidratos quando você quer emagrecer.

A verdade: Uma dieta equilibrada requer carboidratos. Nenhum dos três macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas) te faz engordar. É apenas o excesso de calorias que faz você engordar. Você pode comer quantos carboidratos quiser. Se o total das calorias que você consome diariamente é menor que as que você gasta seu peso não mudará.

Não comer sobremesas

Não comer sobremesas

14° Mito: Biscoitos e bolos, muitas vezes não estão incluídos nas dietas de emagrecimento. As sobremesas contêm açúcar e gordura, por isso te fazem engordar, não é assim?

A Verdade: As pesquisas têm mostrado que comer sobremesa, especialmente na parte da manhã, reduz a sensação de fome durante o dia. As pessoas que incluem sobremesas em sua dieta não apenas perdem mais peso do que aquelas que a evitam, mas também se mantém melhor por mais tempo. Uma dieta que elimina os doces por completo aumenta o desejo por estes alimentos até o ponto de dependência em longo prazo. Portanto, não se prive de doces.

O exercício é suficiente para perder peso, a dieta não é necessária

13° Mito: Quantas vezes você ouviu uma pessoa dizer antes de comer alguma coisa: “Eu queimo fazendo exercício”?

academia sem dieta

A verdade: Embora o exercício seja excelente para queimar calorias, na maioria das vezes não é suficiente por si só para criar o déficit necessário de calorias necessárias para emagrecer. A dieta é a chave. Se você só confiar no exercício para atingir um déficit de 500 calorias, você precisará nadar uma hora todos os dias ou andar rapidamente duas horas ou limpar a casa por 3 horas. É difícil fazer essas atividades todos os dias. Um simples sanduíche ou duas latas de refrigerante contêm 500 calorias. O que você deve fazer então? Caminhar duas horas ou pular este sanduíche? Na prática, o exercício sozinho não vai ajudar você a perder peso rapidamente. A restrição calórica é muito mais eficaz.

Dietas da moda são boas para a perda de peso permanente

dieta da moda para emagrecer

12° Mito: Você já reparou que todos os anos novas dietas aparecem? É dieta da lua, da maçã, de produtos integrais, banana, pão, suco de limão e assim vai… As pessoas ficam entusiasmadas com os novos métodos de perda de peso ainda mais se estiverem ganhando vários seguidores, porque elas parecem funcionar melhor do que as outras que passaram.

A Verdade: As dietas da moda funcionam temporariamente. Elas ajudam a perder alguns quilos, pois necessita que controle estritamente as calorias. Você deve evitar um monte de alimentos ou deve tomar pílula para diminuir a fome. É difícil de seguir e manter. As dietas da moda muitas vezes não têm um bom equilíbrio nutricional, é por isso que elas vêm e vão.

Você tem que ser um vegetariano para perder peso e ser mais saudável

Você tem que ser um vegetariano para perder peso e ser mais saudável

11° Mito:De acordo com este mal-entendido, as frutas e verduras têm menos calorias e contêm muitas vitaminas e minerais e ajuda a perder peso e ter uma saúde melhor.

A verdade: Uma dieta vegetariana, se não for planejada corretamente, pode fazer você engordar e ter uma deficiência de nutrientes. Como todas as outras dietas, a dieta vegetariana requer um projeto cuidadoso para levar a perda de peso e melhorar a saúde. Sem importar qual dieta que você siga, sempre aumentará o peso, se você comer mais calorias do que você consome.

Embora as dietas vegetarianas não sejam tão ricas em calorias, existem muitos vegetais e extratos de vegetais que são muito calóricos, como óleos vegetais, frutas como abacate ou alimentos ricos em amido, como arroz e batatas. Também poderá sofrer de uma deficiência de ferro, vitamina D, cálcio, vitamina B12, zinco e proteínas, o que levará a uma diminuição da densidade óssea, podendo ocorrer fraturas e aumento da vulnerabilidade em doença cardiovascular em comparação com os não vegetarianos.

Ser vegetariano não significa ser saudável, a menos que você planeje cuidadosamente.

A balança é sua inimiga quando faz dieta

A balança é sua inimiga quando faz dieta

10° Mito: Pode um barco chegar ao seu destino sem um mapa ou GPS? Algumas pessoas acreditam que podem alcançar a meta de perda de peso, sem saber quantos quilos conseguiram perder.

A verdade: A balança é necessária. Quando você está em uma dieta para perder peso, o peso do seu corpo não segue uma linha descendente em linha reta. Flutua para cima e para baixo. Se você se pesar todos os dias você pode se decepcionar ou até mesmo perder o entusiasmo inicial. No entanto, pesar-se em intervalos mais longos, por exemplo, uma vez por semana, é aconselhável para perder peso de forma eficaz.

Morrer de fome é uma ótima maneira de perder peso

Morrer de fome é uma ótima maneira de perder peso

9° Mito: Muitas vezes ouvimos alguém dizer que não vai comer, porque quer emagrecer. Obviamente, pensam que evitando calorias reduzirão drasticamente o seu peso corporal.

A verdade: A fome nunca será boa para perder peso. A restrição de calorias é o que funciona. No entanto, você deve estar ciente de duas coisas: Em primeiro lugar, existe um limite para a restrição de calorias. Geralmente, uma dieta com menos de mil calorias por dia durante um longo período de tempo torna-se prejudicial. A fome diminui seu metabolismo, que é a taxa de queima de sua energia. Certamente você vai emagrecer rápido, mas quando você começa a comer como antes vai engordar mais facilmente porque você não vai queimar calorias mais rápido do que antes de fazer a dieta. Em segundo lugar, uma restrição calórica severa abre a porta para o desequilíbrio nutricional. É quase impossível seguir uma dieta rápida e consumir os nutrientes adequados. A restrição de calorias deve ser moderada e planejada com cuidado para proteger o equilíbrio nutricional.

Usar remédio para emagrecer

Usar remédio para emagrecer

8° Mito: O remédio para emagrecer funciona reduzindo o apetite, acelerando o metabolismo, ou bloqueando a absorção de gordura. De qualquer forma, você pode acabar perdendo um pouco de peso, mas o que acontece em longo prazo?

A verdade: Você não pode usar remédio para emagrecer por tempo indeterminado. As drogas têm efeitos colaterais e os suplementos naturais são apenas uma ajuda que não vão substituir sua alimentação saudável e nem a atividade física. Então, o que fazer? Você terá que aprender a comer e se exercitar.

Alimentos saudáveis são caros

Alimentos saudáveis são caros

7° Mito: Algumas pessoas pensam: “Se é saudável, deve custar muito dinheiro”.

A verdade: Os alimentos orgânicos custam mais dinheiro do que o alimento regular. As comidas saudáveis não têm que ser orgânicas, por isso pode ser acessível a qualquer pessoa. Você pode comprar biscoitos cheios de gorduras trans e açúcar ou comprar ingredientes saudáveis e fazer você mesma.

Você precisa parar de beliscar entre as refeições

parar de beliscar entre as refeições

6° Mito: É verdade que comer entre as refeições faz você ganhar peso?

A verdade: Os lanches são bons. A questão é o que eu vou comer na hora do lanche? Em vez de comer aquele bolo recheado e com cobertura prefira uma barra de cereal ou uma fruta. Simples assim!

Beber água ajuda a perder peso

Beber água ajuda a perder peso

5° Mito: “A água derrete a gordura”. Quantas pessoas gostariam que isso fosse verdade!

Verdade: Beber água não acelera o metabolismo. Ainda que te faça se sentir satisfeita, especialmente antes de uma refeição. Às vezes, a sede é confundida com a fome. Você sente que deve comer alguma coisa, mas em vez disso você bebe um copo de água daí você percebe que não está sentindo mais essa vontade. O bom disso é que você vai economizar 200 calorias do cupcake.

Nunca vai engordar, se você seguir uma dieta e um plano de exercícios

Nunca vai engordar, se você seguir uma dieta e um plano de exercícios

4° Mito: Você conseguiu! Durante dois anos fazendo exercícios uma hora ao dia e comendo 1600 calorias você chegou a um peso ideal e está se sentindo ótima. Engano é pensar que você nunca vai ganhar peso se seguir esse padrão de alimentação e exercício.

A verdade: Conforme você envelhece, o seu metabolismo fica mais lento. Isso ocorre porque sua composição muda. Um homem alto, de 70 anos, tem menos músculos e mais gordura do que um jovem de 20 anos com o mesmo peso. Portanto, com um metabolismo que diminui com a idade, você deve diminuir a ingestão de calorias ou aumentar sua atividade física para manter o peso.

Sua dieta não vai funcionar se você “trapacear”

Sua dieta não vai funcionar se você “trapacear”

3° Mito: “Você tem que seguir o plano ao pé da letra para que funcione” é o que ouvimos sempre e que faz as pessoas pensarem que fazer “trapaça” na dieta é ruim.

A verdade: “Trair” a dieta de vez em quando é uma coisa boa. Na verdade, muitos programas de perda de peso incluem um fim de semana sem restrição. Fazer trapaça na dieta é para muitas pessoas a chave para emagrecer. Isso é porque você tira um ou dois dias para uma pausa mental apreciando os alimentos que você gosta.

Dieta ioiô destrói seu metabolismo de forma permanente

dieta ioiô destrói seu metabolismo de forma permanente

2° Mito: As dietas baixas em calorias não faltam. Embora nenhuma delas funcione em longo prazo. Em uma tentativa desesperada para perder peso, algumas pessoas seguem uma dieta muito baixa em calorias. Emagrecem e ficam animadas. Infelizmente também perdem massa muscular. Como resultado, seu metabolismo diminui e você deixa de emagrecer. Você então percebe que é impossível seguir essa dieta por mais tempo e larga a mão. Seus hábitos alimentares normais voltam até que você decida começar outra dieta de baixa caloria. Essa é a dieta ioiô.

A verdade: A mudança no metabolismo produzido pelas dietas ioiô é reversível. O que você precisa fazer para recuperar o seu metabolismo é fazer exercícios e seguir uma dieta saudável e balanceada, que promova o aumento muscular. Aumentar a massa muscular é a chave para um metabolismo que precisa ser reconstruido.

O exercício aeróbico é melhor do que anaeróbico para queimar gordura

exercício aeróbico é melhor do que anaeróbico para queimar gordura

1° Mito:O exercício físico mais comum que se prescreve para as pessoas com excesso de peso é caminhar ou jogging. Isso ocorre porque os exercícios aeróbicos são mais fáceis do que os anaeróbicos como o levantamento de peso. A maioria das pessoas pode andar uma hora por dia, mas não quer fazer exercícios de resistência.

A verdade: Em longo prazo, o exercício de resistência queima mais calorias do que as atividades aeróbicas. Existem duas razões para isso: primeiro, as atividades aeróbicas queimam calorias apenas durante o tempo em que são executadas. Uma vez que você cesse o exercício a queima de gordura é interrompida. Ao contrário, o exercício de resistência pode manter o seu metabolismo elevado, mesmo até 48 horas depois de realizado. Você pode levantar pesos hoje por 30 minutos ainda vai continuar queimando gordura, mesmo quando você for dormir ou assistir televisão. Em segundo lugar, o exercício com pesos resulta em um aumento na massa muscular. O tecido muscular é metabolicamente ativo e queima calorias mesmo quando você dorme.

Mitos e verdades sobre a perda de peso
Matérias Relacionadas
Regimes Regime das Calorias Negativas

Muitas de nós já ouvimos em alguma ocasião falar sobre as calorias negativas, mas para compreender melhor do que se

Regimes Falsas Crenças Sobre Regimes

Quando desejamos perder peso e entrar em forma, logo pensamos nos regimes e dietas. No que se refere aos regimes

Regimes Frutas que Engordam

Apesar de que as frutas sejam fundamentais para nossa saúde, pois fornecem fibras, vitaminas e minerais, evite algumas frutas que

Regimes Devo Procurar Ajuda Quando Quero Perder Peso?

Quando desejamos perder peso as possibilidades e alternativas são tantas que muitas vezes cometemos erros e terminamos não alcançando o

Regimes Perca Peso Praticando Zumba

Emagrecer com saúde é tudo que queremos e se possível de uma forma agradável, como por exemplo, uma dança. Perca

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existe 1 Comentário para Dica "Os 25 Mitos mais Comuns Sobre Perda de Peso"
Elizabeth G.P. Donato

Já li muito sobre dietas, perda de peso, o que comer o que não comer, mas essa matéria sem dúvida é a melhor que li à respeito do assunto. muito bem explicada e um conteúdo objetivo que nos faz repensar e tomar uma atitude sem medo de ser "feliz". parabéns andréia.bjs.