O que é Vigorexia?

O que é Vigorexia?A vigorexia é um transtorno mental, porém não somente alimentar, pois há a preocupação excessiva com o corpo e uma distorção da imagem corporal.

Quais são os principais sinais?

• Deixar todos os compromissos para estar na academia com o único propósito de aumentar a musculatura.

• Se olhar no espelho constantemente e ainda se achar insignificante.

• Pesar várias vezes ao dia. Fazer comparação com outras pessoas.

• A enfermidade faz com que a pessoa desenvolva um quadro obsessivo-compulsivo, que faz o vigoréxico se sentir um fracassado, abandonar suas atividades e não fazer outra coisa a não ser musculação.

• A pessoa segue dietas baixas em gorduras e ricas em carboidratos e proteínas para aumentar a massa muscular. Correm o risco de abusar de esteróides anabolizantes e hormônios.

Tratamento

Os principais fatores que desencadeiam a doença são do tipo social, educacional e cultural, embora tenha sido comprovados transtornos em diversos hormônios e mediadores presentes na transmissão nervosa do sistema nervoso central. Portanto, o tratamento deve se concentrar na conduta e na perspectiva que tem sobre seu corpo.

O apoio emocional é muito importante na recuperação, fornecendo suporte para que a pessoa diminua o ritmo dos exercícios e faça uma prática esportiva mais moderada e menos nociva para seu corpo. Esse apoio deve vir dos familiares, amigos mais chegados e se precisar buscar um acompanhamento psicológico.

O fato de uma pessoa ter um corpo ideal não significa que padeça algum transtorno psicológico, contudo essas pessoas têm muito mais chances de desenvolver a vigorexia.

O que pode causar a vigorexia?

Sabemos que ocorrem lesões e diversos problemas físicos quando o esporte é feito em excesso. Por exemplo:

• A desproporção entre o corpo muito volumoso e a cabeça. Isso é muito frequente.

• O excesso de exercícios prejudica os tendões, os ossos, as articulações e os músculos, principalmente das pernas. Podem aparecer as estrias.

• A alimentação é outro problema frequente e importante, já que a base alimentar é carboidratos e proteínas e pouca quantidade de gordura na tentativa de ganhar massa muscular, trazendo assim inúmeros distúrbios metabólicos.

• O consumo de anabolizantes é também outra consequência associada à vigorexia, que tem como intento aumentar o tamanho dos músculos e melhorar o desempenho físico. Estas substâncias não trazem nenhum benefício, pelo contrário, na mulher ele produz masculinização e irregularidades do ciclo menstrual e no homem, atrofia testicular, acnes, problemas cardíacos, retenção de líquidos, diminuição na formação do espermatozoide, entre outros. É importante saber que os anabolizantes não aumentam a força muscular, a resistência e a agilidade.

• O próprio organismo produz as endorfinas, que é um grupo de hormônios com propriedades similares à morfina, que atuam como um mecanismo de defesa diante de diversos estímulos. Principalmente atuam como analgésicos endógenos. Quando a pessoa pratica exercícios em excesso rotineiramente o organismo começa a produzir estas substâncias para aliviar os sintomas e isto faz com que a pessoa extrapole cada vez mais. À medida que o tempo passa ela vai precisar de uma quantidade cada vez maior para poder suportar a dor o que acarretará sérias consequências. Tudo isto leva a uma verdadeira dependência das endorfinas. Se aparecer a dor é um sinal de alarme de possíveis complicações.

Os pais devem observar seus filhos e procurar ajuda antes que o transtorno se instale, pois depois vem a dificuldade de admitir que precise de tratamento.

Vigorexia a compulsão por um corpo perfeito
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Sobre a Menopausa: Reposição Hormonal

A menopausa é uma fase da vida que todas as mulheres vão passar e que provoca mudanças no organismo, por

Saúde da Mulher O que é Tireoidite de Hashimoto ou Doença de Hashimoto?

Esta condição afeta muito mais as mulheres e deve ser tratada com medicação para que os sintomas não se agravem.

Saúde da Mulher Colesterol na Mulher

Mais do que nos homens o colesterol na mulher traz mais malefícios, já que está relacionado à taxa de hormônios

Saúde da Mulher Exercício Aeróbico: A Fonte da Juventude?

A prática de exercícios é muito importante para nos mantermos saudáveis e evitar diversas doenças que podem nos afetar, mas

Saúde da Mulher Conhecendo o seu Ciclo Menstrual: Hormônios, Normalidade e Desequilíbrios

Saibam quais são os hormônios que compõem o ciclo menstrual, suas funções e o que causa os desequilíbrios.

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "O que é Vigorexia?"