Dieta Mediterrânea Traz Benefícios para o Corpo e a Mente

Dieta Mediterrânea Traz Benefícios para o Corpo e a MenteUma ótima opção para quem quer garantir a boa forma com saúde. A dieta do mediterrâneo é um sucesso entre as mulheres do mundo inteiro. Recebe este nome devido a sua origem em países como a Itália, Egito e Grécia, locais banhados pelo mar mediterrâneo.

A dieta é rica no consumo de frutas, hortaliças, verduras e legumes. Alimentos oleaginosos como peixes, noz, amêndoas e azeitonas também são indicados. A dieta é baseada principalmente em alimentos ricos em nutrientes e vitaminas importantes para o organismo, contudo é importante diminuir o consumo de carne vermelha, gordura animal e produtos industrializados ricos em gordura, conservantes e açúcares.

Para seguir a dieta não existe nenhum segredo, basta inserir alguns alimentos específicos na alimentação. O vinho, por exemplo, é uma bebida bastante consumida pelos países mediterrâneos e um dos principais integrantes desta dieta. Sua composição é rica em flavonóides, potentes antioxidantes que contribuem para deter a formação de placas de gorduras na parte interna dos vasos sanguíneos, o que evita doenças cardiovasculares.

Benefícios para o corpo e a mente

Pesquisa publicada no periódico espanhol, Journal of Neurology, alerta que a dieta mediterrânea pode contribuir para redução do colesterol ruim e, sobretudo na saúde mental do indivíduo, diminuindo os riscos de demência vascular.

O estudo foi realizado para analisar os efeitos das dietas para a saúde do coração e sistema circulatório. Através do teste cognitivo, realizado entre os participantes, foi avaliada memória, concentração, habilidade visual e linguagem. O que chamou atenção dos especialistas foi que o grupo que seguiu a dieta mediterrânea atingiu melhores resultados do que os demais que consumiram outro tipo de dieta. Ambos os grupos foram observados durante um período de 6 meses, para que fosse feito o estudo.

Uma substância amiga da saúde mental são alimentos oleaginosos, como azeite, noz e peixes ricos em ômega 3. O grupo que obteve melhores resultados mentais seguia uma dieta rica nestes nutrientes e surpreenderam os pesquisadores com os resultados obtidos.

É de extrema importância aliar a dieta com uma alimentação saudável e benéfica para todo o organismo. Existem propostas de emagrecimento que além de não contribuírem para a perda de peso danificam fortemente a saúde do indivíduo.

A dieta mediterrânea é benéfica para diversas áreas do corpo, inclusive mental. Entretanto, especialistas ressaltam que o consumo de oleaginosos, assim como o de vinho, deve ser moderado. Recomenda-se a ingestão de duas a três nozes ao dia, ou uma taça pequena de vinho no almoço ou jantar.

O azeite extravirgem também é um ótimo integrante desta dieta, é rico em gorduras monoinsaturadas que auxiliam na saúde do coração. Contudo, possui alto teor calórico e por este motivo aconselha-se o consumo de no máximo duas colheres ao dia.

Globo Reporter - Dieta Mediterrânea
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Alimentos Contra Cansaço

O cansaço muitas vezes afeta a nossa qualidade de vida e como suas causas não são exatamente conhecidas não sabemos

Saúde da Mulher Prevenção do Câncer de Mama: a Importância do seu Regime

O câncer de mama é uma das doenças, atualmente, que mais preocupam as mulheres e como tem crescido desperta o

Saúde da Mulher Vinho Tinto e Suas Propriedades Medicinais

Muitas de nós já ouvimos falar que o vinho é benéfico para saúde, mas conhece quais são os tipos de

Saúde da Mulher Os Benefícios do Ômega 3

O ômega 3 é um ácido graxo essencial, considerado assim porque o nosso organismo não é capaz de produzi-lo e

Regimes Regime Mediterrâneo: Ovos Recheados com Salmão

Sempre lembramos da importância de ter uma alimentação saudável e equilibrada, mas as vezes temos dificuldade em encontrar receitas saborosas,

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Dieta Mediterrânea Traz Benefícios para o Corpo e a Mente"