Dieta Ideal para Vegetarianos

Dieta Ideal para VegetarianosEntre as diversas dietas que podemos experimentar, temos aquelas que se orientam as necessidades dos vegetarianos. Uma das vantagens dessas dietas é que elas reduzem consideravelmente o consumo de gorduras e açúcar. Por isso, tornam-se um complemento para as rotinas de exercícios controlando o peso, além de ser saudável.

Bases dietéticas da alimentação vegetariana

Como em todas as dietas, costuma-se variar os alimentos para obter todas as vitaminas e nutrientes necessários para nos mantermos saudáveis. Entre os ingredientes mais frequentes, podemos citar as verduras, frutas, cereais integrais, nozes, grãos, feijões, entre outros. Para obter ferro em quantidades adequadas, se pode consumir a beterraba, o espinafre e alguns frutos secos. O consumo de outros produtos que contenham a vitamina C, juntamente com os alimentos citados acima, melhora a absorção do ferro, como por exemplo, frutas cítricas, tomate, couve e brócolis. Também é fundamental controlar os níveis de cálcio, podendo se recorrer às diversas fontes como o milho e o espinafre. Além disso, nos dias de hoje podemos encontrar produtos lácteos com pouca gordura ou o próprio leite de soja.

O leite e seus derivados (iogurte, queijo, coalhada) são as principais fontes de cálcio, fósforo e vitamina D (esta última, presente no leite integral ou no desnatado enriquecido, é necessária para assegurar a fixação do cálcio nos ossos).

Além disso, os ovos, algas e suplementos especializados possuem a vitamina B12 também necessária ao nosso metabolismo. Dentro de uma dieta vegetariana, se obtém as proteínas que se encontram nas carnes, nos pães, nos cereais e em outros produtos. Essa parte é muito importante em uma dieta vegetariana.

Os alimentos de origem vegetal, também possuem proteínas. Entretanto, necessitam de aminoácidos essenciais incluídos na alimentação por serem proteínas incompletas. Cereais e grãos são deficientes em lisina; legumes, tubérculos e frutos secos são em metionina. Sem a ingestão desses alimentos, proteínas incompletas bem combinadas podem dar lugar a outras de valor equiparável às proteínas das carnes, peixes e ovos. Os alimentos integrais contêm mais vitaminas, sais minerais, fibras e seus equivalentes refinados. Entretanto, não se deve exageram no seu consumo, já que uma dieta muito rica em fibras, ácido fólico e outros ácidos (substâncias presentes nos vegetais) podem dificultar a absorção de ferro, zinco, cálcio e magnésio.

Existem diversos tipos de dietas vegetarianas que em geral levam o nome dos produtos que são consumidos em maior quantidade. Como exemplo, temos a dieta do mamão, manga, graviola, ou dieta de arroz e frutas, entre muitos outros.

Dieta vegetariana - vida sustentável
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Mitos e Curiosidades da Dieta Vegetariana

A dieta vegetariana apesar de ser muito discutida entre os profissionais da área, quando bem equilibrada só traz benefícios. Saiba

Saúde da Mulher Como Conseguir Vitamina D para Combater Osteoporose?

A osteoporose tem uma incidência maior sobre as mulheres e uma maneira eficaz e simples de combatê-la é manter os

Regimes As Melhores Refeições Saudáveis Para a Família

A dieta da família precisa ser nutritiva e saudável, mas as vezes é difícil agradar a todos devido aos diferentes

Maternidade Alimentação Durante a Amamentação: Cuidados

A amamentação é um momento importante e especial tanto para a mãe quanto para o bebê. Por isso, a nova

Saúde da Mulher Alimentos que Aliviam o Estresse

Atualmente as mulheres acumulam tantas funções e responsabilidades que em algum momento se encontram estressadas e sem saber o que

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Dieta Ideal para Vegetarianos"