Devo Eliminar por Completo a Gordura da Minha Dieta?

Devo Eliminar por Completo a Gordura da Minha Dieta?Muitos estudos dizem que consumir gordura em excesso faz mal para a saúde e aumenta a chance de sofrer de alguma enfermidade cardiovascular ou alguns quilinhos a mais.

Mas será que todas as gorduras são prejudiciais? A resposta é simples: Não. Existem as chamadas gorduras essenciais, que como o nome já diz, são essenciais para o bom funcionamento do organismo, pois ajuda na produção de alguns hormônios, mantém a suavidade da pele, regenera tecidos e atua na absorção de vitaminas como E, A, D e K. Por isso a importância de se procurar uma nutricionista antes de fazer dietas alimentares para emagrecer.

Os alimentos ricos em gordura

Manteiga: Contém 80% de lipídios, dos quais mais da metade são gorduras saturadas. Possui cerca de 250 mg de colesterol  em cada 100 gr de manteiga.

Óleos vegetais: Mais de 99% de sua composição são gorduras insaturadas, sobretudo os ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados O azeite de oliva virgem é uma ótima opção.

Frutos secos: Avelãs, pinhões, nozes, sementes de girassol, gergelim. Apesar do seu elevado teor de calorias os frutos secos contêm cerca de 60% de gordura.

Molhos: Especialmente aqueles feitos com óleos. É óbvio que os molhos que contêm grandes quantidades de azeite são também uma importante fonte de gordura (mais de 85%).

Salsicha e Cia: A carne e seus derivados são a primeira fonte de proteínas, primeira fonte de gorduras saturadas e a terceira fonte de colesterol. (Por isso todo cuidado é pouco).

Queijos curados: Quanto mais curado o queijo menos água na composição e, assim, seus nutrientes estão concentrados como o cálcio, as calorias e os lipídios. 35% a 40% da sua composição são de gordura.

Margarina: A maioria das margarinas tem uma porcentagem de gordura semelhante à manteiga, entretanto possuem baixo nível de gorduras saturadas e não fornecem colesterol.

É claro que qualquer gordura se consumida em grande quantidade será prejudicial para qualquer organismo. Por isso o consumo recomendado de ácidos graxos essenciais é de aproximadamente 30% ao longo do dia de uma dieta de 1500 calorias. Isto equivale a 3 colheres de chá por dia.

Se você se alimentar corretamente e não ultrapassar a quantidade de gordura o seu organismo poderá trabalhar corretamente, evitando assim a prisão de ventre e o déficit na absorção de vitaminas. Consulte uma nutricionista que saberá analisar quais e quanto de gordura deve ser eliminada da sua dieta.

Dieta para eliminar gordura abdominal
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Sementes Mágicas Para sua Saúde

Um tipo de alimento que pode proporcionar muitos benefícios para nossa saúde são as sementes. Hoje falamos sobre algumas delas

Regimes Regime com Batata e Clara de Ovo

Para perder peso de forma eficaz e em pouco tempo podemos optar por algumas dietas mais restritivas e que se

Cuidado com a pele Alimentos Ricos em Proteínas para a Pele

Entre os cuidados com a pele devemos estar atentas a nossa alimentação, já que a mesma contribui para manter a

Regimes O Segredo é Consumir Legumes se Você Quiser Emagrecer

Quando decidimos emagrecer logo pensamos nos exercícios físicos e na dieta. Quando falamos de dieta logo surge a dúvida do

Regimes Alimentos Saudáveis Também Podem Atrapalhar seu Regime. Entenda o Por Quê!

Sempre recomendamos uma alimentação saudável para perder peso ou mantê-lo, mas algumas pessoas não entendem o por quê de não

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Devo Eliminar por Completo a Gordura da Minha Dieta?"