Conheça os Sentimentos que te Fazem Comer em Excesso

Conheça os Sentimentos que te Fazem Comer em ExcessoConhecer os sentimentos que te levam a engordar é uma grande ajuda para quem quer ou precisa perder peso. A alimentação nos acompanha desde o primeiro momento da nossa vida e as emoções não ficam atrás. Quase todos os nossos conflitos internos têm um reflexo na maneira e forma que comemos.

Podemos tentar compensar algum problema emocional com excesso ou deficiência de alimentos. Isto é resolver uma necessidade psíquica com uma física.

A linguagem está cheia de referências que representam a relação sentimentos e alimentos. Veja: “Eu não consigo engolir o que ele disse”, depois de uma opinião que você discorda. “Eu estou com um nó no estômago”, quando estamos angustiadas. “Ele me dá vontade de vomitar”, quando a outra pessoa faz alguma coisa que você não suporta, ou quando estamos com raiva. Quando estamos ansiosas demais ou tristes, dizemos: “Eu perdi o meu apetite”.

Identificar as dificuldades com a alimentação é uma maneira de expressar sentimentos que, por alguma razão, não podem manifestar-se de outro jeito, igualmente acontece com as emoções que não sabemos reconhecer.

Busca-se uma solução somática porque não se encontra uma psicológica. O que está em jogo neste tipo de transtorno alimentar não é o organismo biológico, mas algo que afeta a subjetividade e que é de ordem psicológica.

Quando você tiver algum problema com a comida, convém refletir qual estado de ânimo te provoca a fome ou a falta dela, quais desejos, decepções, ambições ou quais fantasias que estão por trás destes atos que nos levam a engolir ou a rechaçar o alimento. A má relação com a comida pode ser a expressão de um conflito interno.

Será inútil você começar fazer uma dieta, se matar fazendo atividades físicas se o problema está no seu emocional. Os alimentos e as emoções estão interligados mais do que pensamos.

Quando você opta por alguma dieta escabrosa, daquelas impossíveis de fazer, isto apenas servirá como uma punição e não para benefício da sua saúde.

O sobrepeso pode estar ligado a algum fato que não esteja bem resolvido, como um relacionamento conturbado com seu parceiro, problemas no trabalho, etc. O importante é você procurar se conhecer e tentar resolvê-lo. Olhe para dentro de si e procure se existe algum motivo.

Quando nos sentimos bem com nós mesmas, quando chegamos à conclusão que queremos apenas ser nós mesmas, quando aceitamos as mudanças de vida e acima de tudo nossas carências e fraquezas, daí sim podemos começar uma dieta saudável. Se isto acontece é porque estamos “bem alimentadas” psicologicamente. Isto mostra que estamos num equilíbrio entre o que queremos e o que temos, entre como somos e como desejamos ser.

Mude sua alimentação mude sua vida
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina Causas de Falta de Resposta Sexual em Mulheres

A relação sexual para muitas mulheres ainda é um tabu, principalmente quando se trata do orgasmo. Hoje falamos sobre alguns

Regimes Alimentos Light: Verdade ou Propaganda Enganosa?

Quando seguimos uma dieta e queremos manter a forma além do consumo de alimentos saudáveis, muitas vezes buscamos os alimentos

Intimidade Feminina Ser Feliz é Uma Decisão!

Quem não está em busca da felicidade? e existem muitos conhecidos sobre o que é realmente a felicidade, alguns acreditam

Saúde da Mulher Você Sabia que Existem Alimentos Antiinflamatórios?

Descubra quais são os alimentos com propriedades anti-inflamatórias que você pode e deve incluir na sua dieta diariamente para ter

Cuidado com a pele Relação da Pele com o Estado Emocional

A pele é o maior órgão do corpo humano e em muitas ocasiões reflete as nossas emoções e sentimentos. Por

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Conheça os Sentimentos que te Fazem Comer em Excesso"