Como Calcular o Gasto Calórico

Como Calcular o Gasto CalóricoAo determinar por que engordamos ou emagrecemos, devemos necessariamente saber quantas calorias ingerimos por dia. Esta informação é dada pela quantidade e qualidade dos alimentos que comemos. Nós estabelecemos uma relação entre o que comemos e o que gastamos para alcançar o equilíbrio.

Precisamos aprender que cada pessoa é diferente da outra. O corpo é diferente, o metabolismo é diferente, enfim cada uma de nós somos indivíduos únicos. Muitas vezes nos perguntamos: por que fulana come e não engorda? E eu só de olhar já engordo? Tudo isto é devido ao metabolismo basal, que é a energia consumida por uma pessoa ao desempenhar suas funções internamente. O que nós vemos habitualmente é o gasto calórico de alguém. Naquelas pessoas que tem uma atividade física intensa este gasto é muito maior do que em uma pessoa que trabalha sentada ao dia todo, ainda que realizem o mesmo tempo de trabalho.

Precisamos conhecer nosso gasto calórico para que possamos comer conscientemente e somente o que nosso corpo precisa para ser saudável. Se comermos mais calorias do que precisamos para manter nossa constituição física e nossas atividades diárias, com certeza, engordaremos. Se você quer perder peso, é preciso diminuir a quantidade de calorias da sua alimentação ou aumentar a atividade física.

Quais os fatores que nos fazem diferentes uns dos outros?

  • Educação
  • Quantidade de comida disponível
  • Exercícios físicos
  • Fatores hipotalâmicos (o Hipotálamo produz hormônios que agem no nosso corpo)
  • Fatores psicológicos que nos fazem comer em maior ou menor quantidade (ansiedade, estresse, etc.)
  • Fatores genéticos
  • Superalimentação na infância

Emagrecer segundo o gasto calórico

Quando estamos com sobrepeso, o que mais queremos é perder o que está em excesso. A primeira coisa a ser feita é diminuir o consumo de calorias em relação ao que já estamos consumindo até no momento. Por isso precisamos saber quanto o nosso corpo gasta de calorias em um dia tendo como referência nosso peso, altura e atividades habituais.  Para isto tem-se uma simples fórmula:

Gasto calórico total = 0,9 x atividade física (*) x peso em Kg

Observação: – O fator fixo 0,9 é tanto para as mulheres quanto para os homens.(*) Gasto calórico de diversas atividades, variando o peso e o tempo.

Se resolvermos que queremos ou precisamos emagrecer devemos baixar o número de calorias baseando-se no que o nosso corpo gasta diariamente, porém existe um limite que não pode ser ultrapassado, pois nosso organismo também precisa de calorias para desempenhar suas atividades internas, o que chamamos de metabolismo basal, que pode ser obtido através desta fórmula:

Gasto metabólico basal= 0,9 (valor fixo para todas as pessoas) x peso em Kg x 24 horas.

Outros fatores que devemos levar em conta

Mesmo que façamos os cálculos do gasto de energia, devemos levar em conta outros fatores como: idade, condição física, sexo, altura, esporte, temperatura e condições especiais. Isto significa que uma pessoa mesmo não variando o peso pode variar seu gasto calórico dependendo das condições em que se encontra. Existem situações em que mantendo o mesmo peso, o metabolismo basal se torna elevado, por exemplo:

Idade: O gasto calórico é inversamente proporcional à idade, ou seja, quanto mais idosa a pessoa menos gasto de calorias tem o organismo.

Sexo: A mulher tem um gasto menor de calorias que o homem.

Altura: A altura também influencia. As pessoas mais altas têm um gasto menor que as mais baixas.

Condições especiais: Se a mulher está grávida, ou amamentando, ou passando por estresse, enfermidades ou febres, o metabolismo basal tende a aumentar.

Esporte: As pessoas que praticam esportes têm mais massa muscular e, portanto, aumenta seu gasto calórico.

Temperatura: Tanto a temperatura do corpo, quanto do ambiente pode influenciar. No caso de ambientes quentes o metabolismo basal pode baixar até 10 % em relação a locais com temperaturas mais frias.

Predisposição da população

Mas como equilibrar o gasto e a ingestão de calorias? Simples! O segredo é você se alimentar adequadamente, combinado todos os tipos de produtos na sua dieta: carnes, leites, cereais, produtos lácteos, azeite, etc.. No entanto, as pessoas têm a tendência de comer mais calorias do que precisam, fazendo assim uma dieta desequilibrada, baseada em:

  • Muita proteína animal: carnes em geral, principalmente embutidos, como salsichas.
  • Muita sobremesa, sucos e refrigerantes.
  • Aumento no consumo de gorduras, de alimentos fritos e fast food (sanduíches, salgadinhos, pizza e Cia).
  • O consumo de poucas frutas e verduras. Às vezes quase zero de consumo.
  • Prática de pouca atividade física principalmente aquelas pessoas que são sedentárias demais. Muitas vezes devido ao tipo de trabalho, escritório, por exemplo.

Diante de todas estas informações chegamos às seguintes conclusões

  • É possível emagrecer ou manter o peso.
  • Não é necessário passar fome pra alcançar o objetivo.
  • É preciso ter consciência do que se come.
  • Para algumas mulheres será fácil emagrecer, porém para outras a perseverança terá que ser dobrada.
  • Se você precisa emagrecer por que está com sobrepeso, tudo bem, vá à luta. Contudo se você está com seu peso normal em relação a sua altura, por favor, apenas mantenha-se bem. Nada de exageros!
uma dieta para secar
Matérias Relacionadas
Regimes Quais os Meses do Ano que mais Engordamos?

Uma grande preocupação feminina é o ganho de peso, hoje vamos falar sobre como os meses do ano podem interferir

Regimes Como Manter o Peso

Não é fácil perder peso, mas manter peso também não é. Para muitas pessoas manter é o mais difícil, mas

Regimes Filmes de Terror Ajudam a Emagrecer

Todas nós desejamos perder peso e estar em forma, para isso sempre recorremos as dietas e práticas de exercícios físico,

Regimes Perca Peso Praticando Zumba

Emagrecer com saúde é tudo que queremos e se possível de uma forma agradável, como por exemplo, uma dança. Perca

Regimes Special K Novo Plano Para Emagrecer

Emagrecer não é simples e devemos tomar cuidado ao iniciar alguma dieta, já que não é conveniente privar o nosso

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Como Calcular o Gasto Calórico"