Alimentos que Devem ser Evitados Durante a Gravidez

Alimentos que Devem ser Evitados Durante a GravidezGeralmente, as pessoas dizem que a grávida deve comer de maneira saudável, preferindo proteínas magras, frutas e verduras. Obviamente você precisa reduzir o consumo de açúcar para evitar diabetes ou engordar desnecessariamente.

os alimentos que devem ser evitados durante a gravidez

01- Queijos brancos de leite não pasteurizado: em geral (queijo branco e queijo fresco, a não ser que o rótulo diga “feito com leite pasteurizado”, esses dois são os mais comuns). Esses queijos feitos com leite não pasteurizado podem estar contaminados com a bactéria Listeria, que pode provocar aborto, parto prematuro, bebê natimorto ou doença fatal ao recém-nascido.

02- Peixes com alto teor de mercúrio, como o espadarte, tubarão, cavala e atum branco. Muito mercúrio em seu organismo pode danificar o sistema nervoso em desenvolvimento do seu bebê.

Não é necessário deixar de comer peixes, já que os ácidos graxos (ômega-3) ajudam a promover o crescimento do cérebro do bebê. Então você pode comer salmão, camarão, badejo, peixe-gato e bacalhau, e é permitido comer o atum light em pequena quantidade.

03- Não coma sushi, sashimi, ostras ou qualquer comida que tenha peixe que deve ser consumido cru. Também evite frutos do mar defumados ou refrigerados. Se você vai comer frutos do mar, deve cozinhar até que a temperatura interna chegue a 145 graus.

04- Carne, aves ou ovos não cozidos. Não se esqueça de cozinhar salsichas e frios, pois podem ter sido contaminados pela Listeria depois do processamento. O ideal é usar um termômetro de carne e cozinhar as carnes nas temperaturas seguintes: carne de porco e carne moída: 160 graus; bife e vitela: 145 graus; frango inteiro: 180 graus e peito de frango: 170 graus.

05- Café em excesso: limitar a quantia de café em duas xícaras diárias. A cafeína pode afetar o peso do bebê e afetar o seu ritmo cardíaco e do bebê.

06- Álcool: o álcool pode causar aborto espontâneo e morte fetal, para não mencionar a síndrome alcoólica fetal, que provoca deformidades faciais, problemas cardíacos e retardo mental no bebê. Dizem que um drinque de vez em quando não tem problema, porém não foi estabelecida nenhuma quantidade. É melhor evitar!

07- Mel: já que pode levar ao botulismo.

08- Medicamentos: você deve evitar durante a gravidez ibuprofeno (Advil, Motrin), aspirina e qualquer remédio sem os devidos conselhos do seu obstetra.

09- Patês, pastas de carne e de frutos do mar defumados a não ser que sejam cozidos antes de consumir.

10- Ovos mexidos moles e qualquer alimento feito com ovos crus ou mal cozidos. Os ovos devem ser bem cozidos, para evitar a contaminação com Salmonela.

11- Brotos crus de bambu, feijão, como também rabanete e alfafa.

12- Chás de ervas: grande quantidade de camomila pode aumentar o risco de aborto ou de parto prematuro. A canela e o cravo-da-índia podem levar ao aborto. O chá preto e o mate têm alto teor de cafeína e esta deve ser evitada. O chá verde aumenta o metabolismo, por isso deve ser evitado. O chá de boldo deve ser evitado nos três primeiros meses. Outras plantas nocivas são absinto, abutua, alecrim, algodoeiro, arruda, losna e ervas amargas. Não esqueça que o aborto traz drásticas consequências tanto para o feto quanto pra mãe e é a segunda causa de morte nas mulheres principalmente as jovens. No entanto a erva-cidreira e o erva doce agem como calmantes e o de alfazema é um bom tranquilizante. Porém devem ser bem fraquinhos ou mesmo evitados.

Matéria Saúde feminina - alimentação na gravidez
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Leite e Derivados, Carnes e Ovos São Importantes No Seu Dia-a-Dia

Em diversas ocasiões mencionamos a importância do consumo moderado de certos alimentos, assim como o benefício de substituir uns por

Maternidade Laticínios Durante a Gravidez, Vantagens e Desvantagens

É muito importante durante a gravidez o consumo de produtos lácteos para o bom desenvolvimento do bebê, mas nem todos

Regimes Regime da Sopa Milagrosa Light

Existem variados tipos de regimes para perda de peso e alguns deles tem as sopas como um integrante. Então, hoje

Saúde da Mulher Dicas Culinárias para uma Digestão mais Fácil

Muitas vezes apresentamos desconfortos ou problemas digestivos com certa frequência e isso se deve ao tipo de alimentação que temos.

Regimes Dieta para Engordar

Quando falamos em dieta logo pensamos em dietas para perder peso. Mas existem também as dietas para ganhar peso, ambas

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existe 1 Comentário para Dica "Alimentos que Devem ser Evitados Durante a Gravidez"
Deuziellen Sales

Olá, bom dia! gostaria de saber se eu posso comer carne de porco, estou grávida de 6 semanas.