Tireoide X Fertilidade

Tireóide X FertilidadeQuando a glândula tireóide possui alguma alteração, isto influencia diretamente a função ovariana, testicular e reprodutiva. Acredita-se que 40% das mulheres apresentam transtornos menstruais devido ao hipotireoidismo.

A tireoide é uma pequena glândula que tem a forma de uma borboleta localizada na parte frontal do pescoço. Tem como função a produção de hormônios que regulam o crescimento e desenvolvimento; a termogênese, que é a regulação do calor; a taxa metabólica do corpo (velocidade que a comida leva para se transformar em energia) e a síntese de proteínas.

Uma em cada 500 mulheres possui problemas com a tireoide durante a gravidez (hipertireoidismo ocorre em 2%, já o hipotireoidismo ocorre entre 3 a 5 %). Algumas mulheres já tinham esta enfermidade, não sabiam e engravidaram, outras podem desenvolver durante a gravidez. Isto é devido o diagnóstico ser muito difícil e os sintomas serem confundidos com os da gravidez.

As alterações no ciclo menstrual podem ser quanto à frequência como também à quantidade de sangramento. O hipotireoidismo altera o ciclo ovulatório diminuindo assim as chances de fertilidade. Pelo contrário, no hipertireoidismo a fertilidade geralmente é preservada, mas a mãe e o feto correm riscos elevadíssimos, por isso que não é aconselhável a gravidez, sem este problema estar resolvido.

Sintomas da tireoide

  • Queda de cabelo
  • A pessoa fala devagar
  • Voz rouca
  • Pele seca e áspera
  • Adormecimento nas mãos
  • Confusão e pensamento lento.
  • Palmas das mãos e solas dos pés alaranjados

As mulheres que possuem doença autoimune da tireoide, tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo, correm maiores riscos da perda gestacional, incluindo as pacientes com hipotireoidismo controlado. Por isso a necessidade de se fazer um pré-natal rigoroso especialmente o controle endócrino, pois muitas vezes é necessário o aumento da dose da droga que controla a tireoide para não colocar em risco a vida tanto da mãe quanto do bebê.

Às vezes a tireoide produz muito ou pouca tiroxina, que é o hormônio que mantém o corpo funcionando normal, originando o hipertireoidismo ou hipotireoidismo. Lembre-se: Se você quiser evitar quaisquer destes transtornos, antes de engravidar, procure um especialista de sua confiança e faça todos os exames. Principalmente se já tiver algum caso na família.

Tireoide e Gravidez
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher O que é Tireoidite de Hashimoto ou Doença de Hashimoto?

Esta condição afeta muito mais as mulheres e deve ser tratada com medicação para que os sintomas não se agravem.

Saúde da Mulher A que se Deve a Ausência de Menstruação?

A ausência de menstruação ou amenorreia nem sempre é sinal de gravidez, existem outras condições que podem causar o atraso

Saúde da Mulher Conhecendo o seu Ciclo Menstrual: Hormônios, Normalidade e Desequilíbrios

Saibam quais são os hormônios que compõem o ciclo menstrual, suas funções e o que causa os desequilíbrios.

Maternidade Como Saber se Estou Ovulando

Saber se está ovulando ou não pode ajudar uma mulher a evitar uma gravidez indesejada ou engravidar mais rapidamente se

Saúde da Mulher Cinco Alimentos para Regular seu Ciclo Menstrual

Existem cinco tipos de alimentos que podem te auxiliar na condição de amenorreia ou ciclo menstrual irregular. Basta adicioná-los a

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Tireoide X Fertilidade"