Tireoide X Fertilidade

Tireóide X FertilidadeQuando a glândula tireóide possui alguma alteração, isto influencia diretamente a função ovariana, testicular e reprodutiva. Acredita-se que 40% das mulheres apresentam transtornos menstruais devido ao hipotireoidismo.

A tireoide é uma pequena glândula que tem a forma de uma borboleta localizada na parte frontal do pescoço. Tem como função a produção de hormônios que regulam o crescimento e desenvolvimento; a termogênese, que é a regulação do calor; a taxa metabólica do corpo (velocidade que a comida leva para se transformar em energia) e a síntese de proteínas.

Uma em cada 500 mulheres possui problemas com a tireoide durante a gravidez (hipertireoidismo ocorre em 2%, já o hipotireoidismo ocorre entre 3 a 5 %). Algumas mulheres já tinham esta enfermidade, não sabiam e engravidaram, outras podem desenvolver durante a gravidez. Isto é devido o diagnóstico ser muito difícil e os sintomas serem confundidos com os da gravidez.

As alterações no ciclo menstrual podem ser quanto à frequência como também à quantidade de sangramento. O hipotireoidismo altera o ciclo ovulatório diminuindo assim as chances de fertilidade. Pelo contrário, no hipertireoidismo a fertilidade geralmente é preservada, mas a mãe e o feto correm riscos elevadíssimos, por isso que não é aconselhável a gravidez, sem este problema estar resolvido.

Sintomas da tireoide

  • Queda de cabelo
  • A pessoa fala devagar
  • Voz rouca
  • Pele seca e áspera
  • Adormecimento nas mãos
  • Confusão e pensamento lento.
  • Palmas das mãos e solas dos pés alaranjados

As mulheres que possuem doença autoimune da tireoide, tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo, correm maiores riscos da perda gestacional, incluindo as pacientes com hipotireoidismo controlado. Por isso a necessidade de se fazer um pré-natal rigoroso especialmente o controle endócrino, pois muitas vezes é necessário o aumento da dose da droga que controla a tireoide para não colocar em risco a vida tanto da mãe quanto do bebê.

Às vezes a tireoide produz muito ou pouca tiroxina, que é o hormônio que mantém o corpo funcionando normal, originando o hipertireoidismo ou hipotireoidismo. Lembre-se: Se você quiser evitar quaisquer destes transtornos, antes de engravidar, procure um especialista de sua confiança e faça todos os exames. Principalmente se já tiver algum caso na família.

Tireoide e Gravidez
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher O que é Tireoidite de Hashimoto ou Doença de Hashimoto?

Esta condição afeta muito mais as mulheres e deve ser tratada com medicação para que os sintomas não se agravem.

Saúde da Mulher A que se Deve a Ausência de Menstruação?

A ausência de menstruação ou amenorreia nem sempre é sinal de gravidez, existem outras condições que podem causar o atraso

Saúde da Mulher Conhecendo o seu Ciclo Menstrual: Hormônios, Normalidade e Desequilíbrios

Saibam quais são os hormônios que compõem o ciclo menstrual, suas funções e o que causa os desequilíbrios.

Maternidade Como Saber se Estou Ovulando

Saber se está ovulando ou não pode ajudar uma mulher a evitar uma gravidez indesejada ou engravidar mais rapidamente se

Saúde da Mulher Celulite

A celulite é um problema que afeta praticamente todas as mulheres em algum momento de suas vidas e causa uma

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Tireoide X Fertilidade"