Televisão em Excesso pode Influenciar o Comportamento das Crianças?

Televisão em Excesso pode Influenciar o Comportamento das Crianças?Cada dia mais as crianças têm ficado dentro de casa mais tempo devido à violência que impera nas ruas. Brincar na varanda ou na calçada já coloca em risco de ser atropelado, como temos visto na mídia ultimamente. Ainda mais quando os pais trabalham fora e a criança não tem alternativa, a não ser passar horas assistindo TV ou no computador.

Como todos já sabem, ficar muito tempo na frente da TV traz riscos à saúde da criança, principalmente a obesidade devido à falta de exercícios físicos e problemas na visão dependendo da distância que fica da tela. Mas não são somente os problemas físicos que podem acontecer, mais preocupantes são os comportamentais.

Não podemos nos esquecer que a personalidade da criança ainda está em formação. Tudo o que vê e ouve, ela acaba assimilando. Mesmo que a criança ficando em frente à TV nos dê algumas horas de folga, seja para relaxar depois do trabalho, ou mesmo para preparar o almoço, mesmo assim não se deve assistir por mais de 2 horas ao dia.

A criança que passa horas e horas na frente da TV perde uma atividade importante e essencial para a infância que é o jogo imaginativo, isto é, o jogo do faz-de-conta. É este jogo que promove o desenvolvimento afetivo e cognitivo da criança.

O que fica a desejar também é que a criança não interage com outras pessoas, perdendo assim o aprendizado das habilidades sociais (brincar junto, saber repartir, respeitar o próximo, etc.) que são importantes para se aprender a resolver conflitos. O pior problema, dizem os psicólogos, é a TV ser usada como babá ou como entretenimento passivo. Por exemplo: a criança acorda vai pra frente da TV. Ali ela mama e fica até na hora do almoço e só aqui já são mais de três horas. Muitas vezes esta criança fica atenta a TV e nem se alimenta direito.

Tudo bem, que hoje em dia a vida é corrida, pois ambos os pais tem que trabalhar, contudo é muito importante estabelecer normas desde cedo, pois depois que a criança se acostumar haverá dificuldade para mudar a situação.

Algumas coisas devem ser evitadas

– TV no quarto das crianças, pois você terá problemas na hora de dormir, você não poderá controlar a quantidade de televisão e tão pouco o que estão assistindo. Fique atenta ao que elas assistem. Nem tudo o que elas veem é próprio para a idade. Lembre-se: Nem tudo que passa na televisão é bom para nós que já somos adultos, quanto mais para uma criança que ainda está em processo de formação. Principalmente cenas de violência que fazem a criança se tornar insensível com o passar do tempo.

– TV no local onde as refeições são feitas, seja cozinha ou sala de jantar: abomine essa ideia. Faça desse momento uma reunião em família, onde todos se sentam juntos a mesa para comer e se relacionar. Faça tudo para que pelo menos uma vez ao dia todos estejam à mesa.

Lembre-se que são os pais que põe limites e devem controlar quando e quanto assistir TV. Faça isto desde cedo, assim com certeza você não terá problemas no futuro.

Criança e TV - Uma relação perigosa
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina As Mudanças que os Filhos Sofrem

Os pais estão sempre preocupados com as mudanças no comportamento dos filhos quando estes passam da infância para adolescência. Mas

Maternidade Quando a Criança pode Dormir Fora de Casa?

Conforme as crianças crescem vão se socializando e fazendo amizades, logo surge o pedido para dormir na casa do amigo

Intimidade Feminina Criança “Especial”

A chegada de uma criança é sempre uma bênção e uma alegria para os pais e toda a família, isso

Intimidade Feminina Babá: como Saber Escolher?

As mulheres que possuem filhos tem um problema difícil para resolver quando precisam contratar uma babá. Qual a pessoa adequada?

Maternidade A Necessidade das Crianças Ajudarem nas Tarefas Domésticas

Fazer com que as crianças contribuam com as tarefas domésticas de acordo com o seu crescimento não é tarefa fácil.

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Televisão em Excesso pode Influenciar o Comportamento das Crianças?"