Riscos de Gravidez Múltipla

Riscos de Gravidez MúltiplaExistem vários fatores a pensar quando se considera ter uma gravidez múltipla, como a idade da mãe quando ela concebeu – mulheres com mais de 35 anos -, se a mãe já teve vários filhos, se houve nascimentos múltiplos em sua família, ou se você precisa de cuidados médicos ou de fertilidade para engravidar.

A gravidez múltipla é chamada de “alto risco”, embora este termo geralmente tenha uma conotação negativa, também é uma segurança para os pais que esperam múltiplos bebês, já que a mãe é acompanhada de perto com todos os tipos de exames, com o desejo de garantir um resultado feliz e saudável para o nascimento de múltiplos.

Enquanto qualquer mulher grávida pode enfrentar alguns problemas durante a gravidez, como diabetes gestacional, anemia, retenção de líquidos, sangramento vaginal, pré-eclâmpsia e infecções dos rins, as mulheres que estão no quadro de gravidez múltipla tem que levar esses problemas mais em conta (em alerta).

Enquanto algumas mulheres podem apresentar sangramento leve nos primeiros dias após os óvulos fertilizados serem implantados no caso de múltiplos este sangramento pode ser mais pesados. Esse sangramento é normal, desde que não ocorra numa fase tardia da gravidez, o que pode ser um sinal de um aborto espontâneo, uma vez que em gestações múltiplas o risco de aborto antes de 20 semanas de gravidez é ligeiramente maior do que com uma única gestação. Existe também uma pequena possibilidade de abortar um ou mais fetos, neste caso a gravidez poderia continuar com o bebê ou os bebês restantes.

Comparado com uma gestação única, muitas mulheres sentem náuseas e vômitos, que vão aumentando nos primeiros estágios da gravidez, assim como a sensação de cansaço extremo, devido em grande parte à grande quantidade de hormônios que assolam o corpo da mãe quando os bebês estão em desenvolvimento, mas esses sintomas acabam no quarto mês onde, a mãe começa a sentir-se melhor; outras vezes, a náusea dura toda a gravidez e no terceiro trimestre a fadiga é uma queixa comum, assim como a incapacidade de se sentir confortável e dormir bem à noite, por causa do tamanho e da forma do abdômen.

Entre os possíveis problemas em uma gravidez múltipla se destacam:

  • Sangramento pela abertura espontânea do colo do útero prematuramente, pela pressão exercida pelos bebês.
  • Descolamento prematuro da placenta, devido ao número de bebês e o tamanho das placentas.
  • A anemia por deficiência de ferro, que aumenta por cada bebê adicional.
  • O diabetes gestacional é comum em mulheres com mais de 30 anos de idade, com sobrepeso ou com histórico familiar de diabetes, e três vezes maior em mulheres com gestações múltiplas.
  • Atraso do crescimento intrauterino, os bebês crescem mais lentamente.
  • Risco de pré-eclâmpsia.
  • Risco de parto prematuro, com mais risco de sofrer outros problemas médicos.
  • Maior possibilidade de repouso absoluto, que pode causar maiores problemas de coágulos, azia, prisão de ventre, inchaço das pernas ou dores nas costas devido à inatividade.
Gravidez Gemelar
Matérias Relacionadas
Maternidade Diabetes Gestacional

O diabetes gestacional pode ser detectado antes ou durante a gravidez. Raramente causa complicações para a mãe e o bebê.

Maternidade Posso ser Mãe aos 40 Anos?

Ser mãe é o grande desejo de muitas mulheres e não existe uma idade certa para isso. Mas para as

Saúde da Mulher Anencefalia

A anencefalia se tornou um assunto de destaque depois que o Supremo Tribunal Federal aprovou a interrupção da gravidez em

Maternidade Obesidade Durante a Gravidez

É normal que ao longo da gravidez a mulher ganhe alguns quilos, já que parte dele é do bebê que

Regimes Alimentos que Devem ser Evitados Durante a Gravidez

A gravidez requer diversos tipos de cuidados com o objetivo de manter a mãe o bebê saudáveis. Hoje vamos te

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Riscos de Gravidez Múltipla"