Por que Preciso Deixar de Fumar na Gravidez?

Por que Preciso Deixar de Fumar na Gravidez?Hoje em dia, metade das mulheres entre 18 e 24 anos fumam. No Brasil são em média 30 milhões de fumantes, 12 milhões são mulheres. E a cada dia tem aumentado este número, principalmente nas mulheres mais jovens. Algumas param por volta dos 25 a 34 anos, porém outras continuam mesmo na gravidez.

Durante o primeiro trimestre de gravidez, a taxa de mulheres grávidas que fumam é de 17% e cai para 15% no segundo trimestre e termina com 14% no último trimestre. Metade dos bebês que nascem a cada ano é ou será exposto ao efeito nocivo do tabaco. Já é sabido pelos meios de comunicação, pelos pré-natais que a gestante faz nos postos de saúde o mal que o cigarro acarreta tanto ao bebê quanto à mulher, mesmo antes de engravidar. Pois cigarro junto com anticoncepcional tem aumentado e muito o índice de mulheres que sofrem problemas cardiovasculares, como o infarto, trombose ou derrame, por exemplo.

Nunca é tarde demais para parar de fumar

Quando a mulher engravida e mesmo assim não deixa de fumar há risco da gravidez ectópica, aborto espontâneo, do peso do bebê ser abaixo do normal, bebê pode nascer prematuro, sangramento, descolamento da placenta, ruptura prematura da membrana e morte fetal intrauterina.

O correto seria a mulher parar de fumar um pouco antes de engravidar ou o mais rápido possível assim que perceber a gravidez. Nunca é tarde para tomar a decisão. Afinal a mulher grávida não traz apenas malefícios pra si, mas também para o bebê que ao nascer poderá apresentar diversos problemas por conta do vício da mãe.

Mesmo a fumante passiva, ou seja, aquela mulher que convive com fumante seja em casa ou no trabalho, se engravidar deve evitar o contato com a fumaça do cigarro. Pois mesmo assim, tanto ela quanto o bebê estarão correndo riscos.

Busque ajuda: De 100 mulheres grávidas que fumam quando fazem a primeira consulta pré-natal, 10 param de fumar simplesmente ouvindo o conselho médico. 6 a 7 mulheres deixam de fumar quando procuram um médico tabacologista ( hoje em dia a medicina já tem a especialidade tabacologia, que é o médico especializado em pacientes tabagistas).

No que diz respeito a deixar de fumar, a ajuda psicológica e o acompanhamento tem tido grande eficácia.

Substitutos nicotínicos adaptados à gravidez e à lactação

Há adesivos, pastilhas, chicles, inaladores que são permitidos durante a gravidez, porém nem todos especialistas concordam. Mas na opinião de alguns não há nenhuma contraindicação para os substitutos da nicotina. Dizem que ao fumar a mulher fumante absorve 4000 substâncias nocivas, entre as quais 100 delas são altamente tóxicas para o feto, como o monóxido de carbono, o polônio 210 (radioativo), o cádmio e os metais pesados presentes no tabaco.

Fumo na gravidez – Parte 1

A reposição da nicotina fornece uma única substância, a nicotina, em vez das 4000 que são fumados. Portanto, acredita-se que seja um benefício real para a mulher grávida e para o bebê. Estudos ainda estão sendo feitos sobre esta reposição. Ainda que deixar de fumar provoque sintomas de depressão ou ansiedade a mulher grávida ou amamentando deve procurar ajuda psicológica ou médica para parar de fumar.

E depois: Dois anos depois do nascimento da criança a taxa do tabagismo materno aumenta para 20,5%. O que se conclui? Que mesmo depois de nascer esta criança não está isenta dos perigos do tabagismo passivo para isso saiba mais nesse link – Fumantes Passivos: os Filhos

Fumo na gravidez - Parte 2
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina Fumantes Passivos: os Filhos

O problema dos diversos tipos de vícios é quando acomete o outro. Quando os pais são fumantes, eles não estão

Saúde da Mulher O Que eu Ganho ao Deixar de Fumar?

O número de fumantes e mortes causadas pelo uso do tabaco aumenta cada vez mais, hoje vamos falar sobre os

Saúde da Mulher Parar com os Excessos: a Chave para a Saúde

Nos dias de hoje a saúde se tornou uma grande preocupação para muitas pessoas, todas desejam viver bem e por

Saúde da Mulher Cigarro: O maior inimigo do pulmão

Todos já sabemos que o hábito de fumar é ruim para a saúde, tanto de homens como de mulheres. Mas

Saúde da Mulher Acupuntura para deixar de fumar

Fumar é um hábito muito prejudicial para a saúde e o número de fumantes cresce a cada dia. Mas para

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Por que Preciso Deixar de Fumar na Gravidez?"