Por que é Importante o Colostro?

Por que é Importante o Colostro?É muito importante começar a amamentação logo após o nascimento, para que o seu bebê receba os benefícios do colostro.

É muito limitado em volume, mas muito valioso em conteúdo e essencial que o bebê receba uma alimentação frequente, para que obtenha o suficiente desta substância amarela e cremosa, antes que seja substituída pelo leite maduro.

O colostro é conhecido como “ouro líquido“, talvez por suas propriedades, não apenas fornece nutrientes perfeitos para um recém-nascido, mas também dá uma grande quantidade de células vivas que proporcionam ao seu filho imunidade contra muitos agentes nocivos.

O conteúdo do colostro é o seguinte: baixo teor em gordura, com um elevado conteúdo de proteína e hidratos de carbono; é mais fácil de digerir e contém um elevado teor de vitamina K.

O colostro funciona como uma vacina natural, é 100% seguro, já que os agentes imunitários no colostro são muito mais elevados em comparação com o leite maduro. Possui anticorpos chamados imunoglobulina A secretora de IgA.

Desempenha um papel fundamental no trato gastrointestinal do bebê, já que o colostro sela os buracos permeáveis no intestino e impede que corpos estranhos entrem nos intestinos; também compartilha com o bebê os alimentos que você consome e atua como um laxante ao soltar as fezes ou primeiro mecônio, que é um fundo preto pegajoso que aparece nos intestinos; o excesso de bilirrubina é expelido do sistema impedindo a icterícia.

O colostro também contém altas concentrações de leucócitos, glóbulos brancos protetores que podem destruir as bactérias causadoras de doenças e vírus. O leite materno maduro contêm concentrações menores de anticorpos, mas em maior volume, mas o bebê ainda se beneficia na luta contra doenças pelas propriedades que possui o leite humano, ao ser amamentado.

amamentação correta
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Por que Consumir Arroz Integral?

“Saúde é o que interessa e o resto não tem pressa”. Apesar de ser a frase de um humorista é

Saúde da Mulher Probióticos e a Restauração da Flora Intestinal

Quando precisamos recuperar a nossa flora intestinal um grande aliado pode ser os probióticos, trata-se de microrganismos vivos presentes ou

Saúde da Mulher Azeitona: Um Prazer Mediterrâneo de Baixa Caloria

As azeitonas provém da oliveira e são consideradas como um dos alimentos mais completos que existem. O seu consumo moderado

Maternidade Dicas de Cuidados com as Mamas na Amamentação

A amamentação é muito importante para o contato mãe e filho, assim como para a saúde do seu bebê. Mas

Saúde da Mulher Lentilhas: Essencial para a Saúde

As lentilhas são conhecidas pela superstição de serem consumidas na passagem de ano, mas não é apenas neste momento que

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Por que é Importante o Colostro?"