Pais Solteiros

Pais SolteirosA criação dos filhos é uma das tarefas que mais responsabilidade ​​e compromisso geram. Cada dia é mais frequente que os casais, por várias razões, se separem e, portanto, o cuidado do filho (a) fica a cargo de uma pessoa só. É importante entender e estar ciente de que esta situação afeta ambos, tanto os pais quanto os filhos, e é fundamental estar preparado para reduzir o impacto das consequências que isso implica e implicará.

Em países como EUA e Inglaterra esta situação continua a crescer e estima-se que em ambos os países, existem mais de dois milhões e meio de famílias que são compostas de pais solteiros.

Algumas dicas para pais solteiros

–O pai que assume a responsabilidade pelo cuidado das crianças deve ter um círculo social que lhe sirva de apoio. Este círculo não tem que ser necessariamente a sua família. Os amigos próximos ou pessoas de sua inteira confiança podem ajudá-lo em momentos que seja necessário uma ajuda e suporte emocional.

–Substituir a figura paterna é quase impossível. No entanto, para o desenvolvimento emocional e psicológico da criança é importante compreender o papel das mulheres e dos homens. Buscar um familiar próximo para servir de apoio é uma opção. A criança precisa de uma referência. Como afirma a psicóloga Ofélia Balderas: “o apoio familiar é fundamental nesta situação, uma vez que na maioria dos casos, os membros da família se tornam figuras paternas ou maternas que podem ajudar o pai solteiro“.

–É importante encontrar tempo para compartilhar e planejar para que a relação se sustente baseada em confiança e respeito.

–É importante ter regras claras em casa e não ir para um tipo de manipulação, onde as crianças não têm responsabilidades. Segundo os especialistas os pais solteiros não exigem muito de seus filhos por achar que podem criar maus sentimentos neles. Mas a realidade é que você tem que ser capaz de usar as mesmas regras de qualquer outra família. Você precisa criar responsabilidades básicas e exigir que se cumpra, como por exemplo, arrumar sua própria cama.

–Sempre que possível, a paternidade tem que transcorrer da forma mais natural possível. Proteção em excesso ou liberdade em excesso são cenários que devem ser evitados a todo custo. A família deve se comportar como qualquer outra em que os papéis de cada um dos membros são claros. A criança ainda precisa de um pai para orientar e acompanhar a sua formação e crescimento.

E não se esqueça: o diálogo, o carinho, o companheirismo são indispensáveis para uma relação saudável entre pai e filho (a).

Pais Solteiros hoje
Matérias Relacionadas
Maternidade A Turma de Amigos dos Nossos Filhos

A adolescência é uma etapa da vida dos filhos onde os pais se preocupam com o fato de que estes

Intimidade Feminina Brincar é Coisa Séria!

A sociedade e muitos pais atualmente estão criando suas crianças como se fossem verdeiros mini-adultos. Mas as crianças precisam ser

Intimidade Feminina As Mudanças que os Filhos Sofrem

Os pais estão sempre preocupados com as mudanças no comportamento dos filhos quando estes passam da infância para adolescência. Mas

Maternidade Como Relacionar-se com Filhos Adolescentes

Os filhos muitas vezes se tornam uma verdadeira preocupação para os pais quando apresentam comportamentos de alto risco. É preciso

Intimidade Feminina Criança “Especial”

A chegada de uma criança é sempre uma bênção e uma alegria para os pais e toda a família, isso

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Pais Solteiros"