Mitos e Verdades na Gravidez

Mitos e Verdades na GravidezHoje a mulher moderna tem uma ajuda extra na gravidez. A tecnologia e o avanço da medicina estão aí para dar à mulher a oportunidade de ser mãe. Hoje em dia, os exames pré-natais podem indicar o sexo do bebê, a quantidade de líquido que tem no útero, o peso pré-natal do bebê e muitos outros dados. Mesmo assim, a gravidez inspira uma série de mitos e verdades. Algumas estranhas, outras totalmente estranhas.

Os mitos sobre a gravidez variam de uma geração a outra, de uma região a outra, de uma cultura a outra. Os mitos mais comuns são:

Mito: A forma e a altura da barriga da grávida pode indicar o sexo do seu bebê.

Verdade: A crença popular que diz que a barriga da grávida está baixa é um menino, e se está alta, uma menina não é verdade. A forma e altura da barriga são determinadas pelo tônus muscular e uterino e a posição que o bebê se encontra. Quando o ventre está baixo significa que o bebê está se encaixando na pélvis, pois o dia do parto está próximo. Mas como saber ao certo qual é o sexo do bebê? Através de um ultrassom.

Mito: Se o bebê for grande tem que ser feito cesárea

Verdade: O tamanho do bebê deve estar relacionado ao tamanho da mulher. Com certeza uma mulher que tem 1,50 m e seu bebê foi estimado com 3,50 Kg então a cesárea é indicada para precaver o Distocia de ombro do bebê.

Mito: Depois de uma cesárea não se deve ter um parto normal

Verdade: Se essa segunda gravidez ocorrer depois de um ano, sim, pode ter um parto normal. Porém, se a mulher engravidou logo depois da cesárea, isto é, menos de um ano, não se deve tentar o parto normal, pois pode haver ruptura do útero. 

Mito: Ficar de ponta cabeça depois da relação sexual pode aumentar a chance de engravidar.

Verdade: Alguns especialistas dizem que se a mulher permanecer deitada por 20 a 30 minutos da relação sexual pode aumentar a probabilidade de engravidar, pois desta forma o espermatozoide se mantem dentro do corpo. Entretanto não está provado que ficar nesta posição ajude a mulher engravidar. 

Mito: Passar hidratante no mamilo para não rachar

Verdade: Para o mamilo não rachar é bom evitar o hidratante durante a gravidez, porém passar uma buchinha vegetal fazendo massagens em volta de toda aureola toda vez que tomar banho e se possível expor os mamilos ao sol. Assim os mamilos ficarão mais resistentes evitando assim o ressecamento e as rachaduras quando for amamentar.

Mito: A forma e a maneira como o rosto engorda durante a gravidez pode indicar o sexo do seu bebê.

Mitos e verdades sobre a gravidez – Parte 1
Verdade: Cada mulher engorda de uma forma diferente da outra durante a gravidez. E todas sofrem com alterações na pele. Dizer que por causa do rosto redondo e corado será uma menina, pode até estar certo. Contudo é igualmente possível que erre.

Mito: A frequência cardíaca fetal pode indicar o sexo do seu bebê.

Verdade: A frequência cardíaca fetal normal varia entre 110 e 160 batimentos por minuto (bpm). Algumas pessoas acreditam que, se os batimentos forem superiores a 140 batimentos por minuto, o bebê será uma menina e se forem menores vai ser um menino. Mas não há estudos que confirmem que a frequência cardíaca seja um indicador do sexo do bebê. No entanto, a frequência cardíaca do seu bebê irá provavelmente variar de uma visita pré-natal para o outra, dependendo dos meses de gestação e o nível de atividade da mãe no momento da visita.

Em busca da verdade

Mesmo que seja divertido tentar descobrir o sexo do bebê mediante essas lendas, o importante é não deixar de fazer visitas frequentes ao seu médico e pedir um ultrassom se você tiver a intenção de fazer o enxoval do bebê de acordo com o sexo.

Não se esqueça de que a gravidez de uma mulher não é igual de outra mulher e muito menos igual a uma segunda gravidez, portanto não faça nada que possa afetar a saúde e o bem-estar do seu bebê.

Mitos e verdades sobre a gravidez - Parte 1
Matérias Relacionadas
Beleza da Mulher A verdade sobre os mitos de beleza

Desde muito pequenas nos preocupamos em cuidarmos da nossa beleza e com isso ouvimos muitos conselhos e dicas de todas

Dicas para cabelos Mitos e Verdades sobre Queda de Cabelo

A queda de cabelo é um dos problemas que causa muita preocupação para as mulheres e como tal está envolvida

Maternidade Os Sintomas de Trabalho de Parto Prematuro

O parto prematuro é o parto que ocorre antes de 37 semanas de gravidez, não é um parto doloroso e

Saúde da Mulher Vantagens do Parto Normal

Toda mulher sonha em ser mãe, mas na hora de saber qual tipo de parto fica na dúvida. Veja as

Saúde da Mulher Mitos sobre Dor nas Costas

A dor nas costas têm se tornado uma condição muito frequente atualmente, devido as negligências e também a quantidade de

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Mitos e Verdades na Gravidez"