Inseminação Artificial: Precauções e Dicas

Inseminação Artificial: Precauções e DicasMais de 100 mil mulheres recorrem à inseminação artificial e um de cada seis casais sofre de infertilidade; embora a Segurança Social cubra a inseminação artificial, as listas de espera são muito longas, mais de dois anos, levando em conta que a principal causa dos problemas de fertilidade é o aumento da idade das mulheres que decidem ser mães.

Se você é uma candidata para realizar a inseminação artificial, deve ter em mente algumas dicas e também algumas precauções.

Dicas Para a Inseminação Artificial

• A idade recomendada para conceber uma criança é entre 30-32 anos, já que se encontra em condições ideais para conceber um feto.

Leia também: “Posso ser Mãe aos 40 Anos?

• Certifique-se de que o sêmen é de boa qualidade, o que pode ser certificado com dois espermogramas adicionais.

• Realize um exame Syscan no homem, para detectar se existem problemas no esperma, e também na mulher, para corrigir doenças que impeçam a gravidez por inseminação artificial.

• Você deve conhecer quando se inicia e quando se finaliza o seu processo de ovulação; os dias férteis dependem de vários fatores, tais como a regularidade da sua menstruação, a sua idade, o funcionamento do sistema endócrino ou o seu estado de saúde.

• É importante ter uma autoestima positiva no casal e que cresça o apoio mútuo. Devem-se evitar os conflitos conjugais durante a inseminação artificial e criar uma confiança mútua entre os parceiros.

Precauções Diante da Inseminação Artificial

• A inseminação artificial, como qualquer técnica de reprodução assistida, acarreta um risco de sofrer uma gravidez ectópica, que ocorre quando o embrião se implanta fora do útero.

• Por meio da inseminação artificial, é possível transmitir doenças sexualmente transmissíveis, por isso se requer um teste para detectar estas doenças, para evitar o contágio.

• Esta técnica elimina a seleção natural e aumenta o risco de que os espermatozoides defeituosos alcancem o óvulo primeiro.

• Os medicamentos para fertilidade podem causar a síndrome de hiperestimulação ovárica, o que faz com que os ovários se inflamem, causa desidratação, dor abdominal, dificuldade para respirar e dor torácica, entre outros.

Inseminação Artificial
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Quando devo Fazer Exames Ginecológicos?

A mulher deve realizar os exames ginecológicos como forma de cuidar da sua saúde, mas a dúvida que surge é

Intimidade Feminina Quando Preciso Procurar um Ginecologista?

Procurar um ginecologistas em várias ocasiões envolve receio por parte de muitas mulheres, mas é preciso entender a importância de

Maternidade Tudo Sobre Uma Gravidez Ectópica

A gravidez ectópica é uma gravidez que se desenvolve fora do útero na cavidade abdominal. É uma condição que não

Saúde da Mulher Problemas de Saúde Comuns em Mulheres com Mais de 40 Anos

As mulheres com mais de 40 anos hoje em dia cuidam muito da sua aparência e parecem muito mais belas

Intimidade Feminina Problemas de Fertilidade: O Que Saber?

Muitos casais apresentam dificuldades para conceber uma criança devido aos diferentes problemas de fertilidade que podem afetar tanto o homem

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Inseminação Artificial: Precauções e Dicas"