Divertir com os Filhos em Casa

Divertir com os Filhos em CasaAs férias estão chegando e o melhor é aproveitar os dias de inverno para se divertir com os filhos em casa. Com brincadeiras simples e originais, você consegue manter a garotada entretida por muito tempo. Com um pouco de imaginação é possível fazer coisas fantásticas e criativas.

Veja algumas dicas de atividades para férias com filho:

1. Cinema em casa
Alugue o DVD predileto dos seus filhos. Arrume a sala, espalhando almofadas pelo chão. Deixe o volume da TV mais alto que o normal, para aumentar o clima de cinema e, feche a cortina. Não se esqueça da pipoca, claro!

2. Exposição em casa
Depois do filme, peça para a criançada a cena ou o personagem predileto. Aproveite um corredor, a garagem ou uma sala sem muitos móveis para montar uma exposição. Cada criança deve dar um título para sua obra de arte. Prenda as pinturas na parede com fita crepe, faça etiquetas com o nome da obra e do artista e grude ao lado de cada uma. Tire muitas fotos.

3. Acampamento em casa
Coloque um lençol sobre a mesa de jantar e a transforme numa cabaninha, com direito a saco de dormir ou colchonete, lanterna e lanche, onde seu filho pode passar uma noite diferente em segurança. Vale contar histórias, brincar com as sombras na parede e ficar acordado até mais tarde que a hora de costume.

4. Noite do pijama
Promover uma noite do pijama com os colegas de escola também é uma boa opção. Separe os filmes, cobertores e jogos de tabuleiro. Não se esqueça de preparar um lanche saudável. As crianças vão amar esta ideia.

5. Baú de fantasias
Apesar de simples, essa atividade rende horas de diversão para crianças dos 3 aos 10 anos. Separe roupas, chapéus, gravatas, óculos, bijuterias e sapatos num grande cesto e deixe que soltem a imaginação. Os menores curtem a chance de vestir as peças sem ajuda. Os maiores adoram inventar personagens e dramatizar suas histórias.

6. Corrente de histórias
Essa atividade estimula a memória e a criatividade, desinibe e, o que é melhor, pode acontecer em qualquer lugar. Comece com “era uma vez” e lance uma bola (ou algum outro objeto pequeno) para que as crianças continuem a história. Cada uma conta um pedaço e passa adiante o que está segurando nas mãos. Se tiver chance, ponha tudo no papel e leia para elas depois. Com certeza renderá boas gargalhadas, já que as tramas costumam ficar sem pé nem cabeça.

7. Eu sou assim
Deite seu filho sobre uma grande folha de papel e risque o contorno do corpo dele. Depois peça que complete a figura – dos 3 aos 6 anos, é um ótimo exercício de reconhecimento do esquema corporal. Dica: deixe um espelho por perto para consultas eventuais. Se a brincadeira for em grupo, misture os desenhos no final e desafie as crianças a identificar quem é quem.

8. Mímica
Basta formar dois grupos e escolher um tema – por exemplo, filmes. Um grupo fala o nome do filme para uma pessoa do outro grupo. Este vai à frente e faz o possível para que entendam a sua mímica.

Estas são algumas das dicas de como se divertir com os filhos em casa, esperamos que gostem!

A importância de Brincar com nossos filhos
Matérias Relacionadas
Maternidade Quando a Criança pode Dormir Fora de Casa?

Conforme as crianças crescem vão se socializando e fazendo amizades, logo surge o pedido para dormir na casa do amigo

Maternidade A Necessidade das Crianças Ajudarem nas Tarefas Domésticas

Fazer com que as crianças contribuam com as tarefas domésticas de acordo com o seu crescimento não é tarefa fácil.

Intimidade Feminina Criança “Especial”

A chegada de uma criança é sempre uma bênção e uma alegria para os pais e toda a família, isso

Maternidade A Turma de Amigos dos Nossos Filhos

A adolescência é uma etapa da vida dos filhos onde os pais se preocupam com o fato de que estes

Intimidade Feminina As Mudanças que os Filhos Sofrem

Os pais estão sempre preocupados com as mudanças no comportamento dos filhos quando estes passam da infância para adolescência. Mas

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existe 1 Comentário para Dica "Divertir com os Filhos em Casa"
Bianca Silveira

Sou mãe de 2 meninos com diferença de 12 anos, um já tem 19 anos e o outro 7, gostaria de unir mais os dois e poder aproveitar momentos felizes com eles, mas está um pouco difícil, pois não consigo conciliar o tempo.