Dicas Para o Desenvolvimento de uma Criança Saudável

Dicas Para o Desenvolvimento de uma Criança SaudávelContinuamos com nosso especial de alimentação para criança onde iremos dar algumas dicas para você montar um cardápio mais saudável para ajudar no desenvolvimento dos seus filhos.

Daremos algumas recomendações para os pequenos terem uma alimentação saudável e equilibrada, com variedade de alimentos suficientes para cobrir os nutrientes que eles que necessitam durante o dia.

Para falar sobre uma alimentação de criança saudável a primeira coisa que devemos ter em mente é a pirâmide de alimentação diária das crianças, onde salientamos a importância de ter cinco refeições diárias e os grupos de alimentos que devem conter cada uma.

  • Café da manhã, pode ser considerado como um pequeno-almoço. É uma das mais importante refeições, adiciona a energia necessária para o dia todo. Você deve cobrir entre 25 e 30% da necessidade nutricional diária. Você deve incluir cereais, frutas e produtos derivados do leite.
  • O Lanche deve ser leve, meio mamão papaia é uma ótima escolha, um iogurte ou uma fruta.
  • O almoço, a refeição mais importante do dia em termos de quantidade e variedade de alimentos. Você deve cobrir entre 35% das necessidades nutricionais e deve ser composto por um primeiro prato de arroz, macarrão, legumes ou salada e um segundo prato de carne, aves, peixe ou ovos acompanhados de legumes ou batatas.
  • Para sobremesa, um pedaço de fruta ou sobremesa caseira.
  • O lanche da tarde pode consistir em uma fruta inteira ou suco, iogurte ou queijo ou sanduíche de peru.
  • O jantar deve ser leve, para facilitar a digestão, creme de legumes, sopas, peixe, verduras, saladas ou um prato de carne leve, ou aves acompanhadas de vegetais.

Caloria Diária de acordo com a idade

As calorias são variadas de acordo com idade, peso, sexo e nível de atividade física. Como é o caso dos adultos, nem todas as crianças de 3 anos, por exemplo, precisam ingerir a mesma quantidade de calorias diárias. Deve ser levado em conta o nível das atividades da criança, existem outras recomendações importantes que devem ser levadas em conta na elaboração do cardápio como: fazer cinco refeições por dia: é preferível porções menores com maior qualidade de alimentos do que algumas refeições pesadas, cinco porções diárias contendo frutas e legumes que podem ou não serem acompanhados por sobremesa. Evite alimentos industrializados, como bolacha, salgadinho (batata frita), refrigerante, chocolate, etc.

Não esqueça as nozes e sementes. Use azeite para cozinhar os alimentos, evite os óleos de outra fonte. Evite as gorduras saturadas, encontradas em produtos lácteos, bolos, pães, carnes gordas e salsichas. Produtos ricos em fibras, pois, alimentos ricos em hidratos de carbono podem aumentar ou reduzir o consumo de doces e açúcares. Dê preferência para preparação dos alimentos grelhados ou cozidos no vapor, utilize também legumes assados ou cozidos, com isso você vai diminuir o consumo de alimentos fritos. Diminua a ingestão de sal (evite) e aumente o consumo de água em vez de bebidas açucaradas.

É recomendado o consumo de água variando entre 50-60 ml por cada kg de peso. Ofereça todos os tipos de alimentos para os pequenos experimentarem e lembre-se que um prato atraente em cores e texturas facilita muito a aparência dos novos alimentos. Por último, não se esqueça dos exercícios. O exercício na infância é extremamente importante para o desenvolvimento saudável. Aproveite e faça atividades com as crianças, pois é essencial para complementar uma alimentação saudável. As crianças tem que se movimentar todos os dias, para evitar o sedentarismo e reduzir o risco de obesidade na infância.

Alimentação Saudável para Criança
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Dicas de Alimentos Saudáveis

Em nosso site sempre mencionamos a importância de uma dieta saudável e equilibrada, por isso hoje queremos trazer algumas dicas

Saúde da Mulher Alimentação Saudável Com Frutas, Legumes e Verduras

A dica de hoje é consumir frutas, verduras e legumes nas refeições tanto quanto possível. São os melhores alimentos para

Maternidade Dicas de uma Alimentação Saudável para as Crianças

As crianças costumam não gostar de ingerir frutas e verduras, o que deixa os pais preocupados com sua saúde. Mas

Regimes Dicas para Evitar o Pensamento Gordo

Para emagrecer é importante mudar hábitos e a maneira de pensar sobre si mesmo, assim como sobre a sua alimentação.

Regimes Dicas de Regime para Mulheres Jovens

Se você é uma mulher jovem e não quer ter de abandonar o seu jeans favorito ou deixar de usar

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Dicas Para o Desenvolvimento de uma Criança Saudável"