Devemos dar aos Filhos uma Mesada?

Devemos dar aos Filhos uma Mesada?Os críticos argumentam que pagar uma “mesada” tem que vir sempre seguido de cumprir alguns trabalhos, argumentando também que as crianças têm suas necessidades e que atender a todas elas ocasionaria em gastar dinheiro em coisas desnecessárias. Aqueles que defendem o pagamento de uma mesada para determinadas atividades também têm os seus argumentos, que consistem geralmente no fato de que as crianças devem aprender desta forma a fazer uma pequena administração do que recebem.

Devemos dar aos Filhos uma Mesada? De acordo com especialistas, não é ruim dar uma mesada para as crianças (mesmo porque este valor é uma quantia pequena), e não devemos fazer isso antes de 9 anos de idade. Embora a família tenha dinheiro, não é bom que a remuneração seja muito alta ou cubra uma porcentagem dos ganhos da família, pois as crianças gastam geralmente com bugigangas, brinquedos…, e isso pode acabar tendo um efeito contrário, que é a criança não valorizar o dinheiro que recebe. E, também, devemos fazer com que a criança entenda que se sua família tem dinheiro outras famílias não tem e que não é correto, não é direito desperdiçá-lo. Seria bom exigir algo em troca.

Hábito de dar mesada aos filhos (Parte 1)

Exigir algo em troca não é para “comprar” e nem pra “explorar” as crianças e sim para que elas aprendam que tudo exige esforço. A partir desta idade recomendada de 9 anos, o pagamento pode servir para controlar a criança, e ver o que ele faz com o dinheiro que lhe é dado. Desta forma sabemos como aconselhá-lo sobre como eles devem gastar a pequena renda que possuem.

Outro fato bom de ser empregado junto com o pagamento da mesada é a importância de “poupar dinheiro”, fazendo com que ele(a) já adquira este hábito desde cedo percebendo que ao guardar um pouco do que recebe ele pode comprar um presente que queira, pois, vai ter uma época que eles vão querer algo de custos mais elevados. Uma outra dica muito importante é você ajudar a passar a ideia de autonomia para a criança, por exemplo se seu filho quer muito um videogame novo (acontece de mais com meninos por volta das idades 10 e 11 anos) faça com que ele guarde uma pequena quantia todo o mês e no final do ano ou no seu aniversário faça com que ele sinta que aquela quantidade que ele guardou foi a quantidade chave para a compra do tão esperado presente. E isso fará com que ele se sinta ótimo e disposto a seguir estes hábitos para o resto da sua vida (o ideal seria fazer algo do tipo 1/4 se o presente custa 100 reais faça ele guardar 25 e passe a ideia de que “Só conseguiremos ou apenas teremos como pagar 75 se você guardar 25 e nos ajudar, você consegue?”).

Hábito de dar mesada aos filhos (Parte 2)
Matérias Relacionadas
Maternidade A Necessidade das Crianças Ajudarem nas Tarefas Domésticas

Fazer com que as crianças contribuam com as tarefas domésticas de acordo com o seu crescimento não é tarefa fácil.

Maternidade Quando a Criança pode Dormir Fora de Casa?

Conforme as crianças crescem vão se socializando e fazendo amizades, logo surge o pedido para dormir na casa do amigo

Maternidade A Turma de Amigos dos Nossos Filhos

A adolescência é uma etapa da vida dos filhos onde os pais se preocupam com o fato de que estes

Regimes Dicas sobre Regimes

Um bom regime é importante não apenas para perder peso para levar uma vida saudável e livre de diversas doenças.

Intimidade Feminina Os Perigos do Amor Pela Internet

Quando estivermos fragilizadas devemos ficar longe dos sites de relacionamentos. Os perigos do amor pela internet estão mais atuais do

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Devemos dar aos Filhos uma Mesada?"