Cuidados Com a Beleza Durante a Gravidez

Cuidados Com a Beleza Durante a GravidezA gravidez é um momento muito especial na vida de uma mulher. Esse tempo de espera é simplesmente mágico se for à primeira gravidez. Nosso corpo se transforma e se ajeita para receber um ser que se desenvolverá em nosso ventre e dará a ele proteção e tudo o que precisa para crescer saudável.

Por causa dessas mudanças a maioria das mulheres não tem tempo e nem vontade de perder horas a fio em um salão de beleza. Ao mesmo tempo, devido às mudanças nos níveis de hormônios experimentamos vários momentos de tristeza e dúvida, além de muitas vezes nos sentirmos pouco atraentes.

Nos três primeiros meses já há uma transformação em relação a nossa beleza. Ficamos mais bonitas: cabelos, pele, lábios e crescimentos dos seios fazem com que nos sintamos lindas. Mas é justamente nesse tempo que temos que ter cuidados redobrados com o bebê.

Há mitos e verdades sobre beleza no período de gravidez. Mas é claro, que cada caso é um caso, por isso a necessidade de conversar com seu ginecologista sobre suas dúvidas.

Cabelo e Gravidez

Quando estamos grávidas há um excesso de hormônio em nosso corpo, além das vitaminas que tomamos para que nosso bebê cresça saudável, isso tudo faz com que nosso cabelo fique brilhante e cheio de vida. Esses mesmos fatores aliados ao estresse pós-parto podem causar queda de cabelo temporária. Por isso não se assuste.

Cuidados Com os Cabelos

Durante a gravidez deve-se continuar com os cuidados normais com os cabelos:

Lave o cabelo com um xampu suave e depois aplique um condicionador. Se o seu cabelo estiver ressecado faça um tratamento uma vez por semana. Se o seu parceiro insiste em te paparicar peça que ele faça uma massagem com azeite morno em seu couro cabeludo. O azeite pode ser de oliva, canola, porém o melhor será o de abacate.

Tintas e Procedimentos Químicos

Uma das dúvidas mais frequentes durante a gravidez são as tinturas de cabelo. A maioria dos médicos sugere às suas pacientes não pintar os cabelos durante o primeiro trimestre, já que toda química das tintas penetra o couro cabeludo e chega até o bebê. E estas substâncias químicas como formol, benzeno e amônia podem trazer sequelas graves para o bebê. Alguns médicos indicam produtos naturais como a henna ou reflexos já que não atingem o couro cabeludo e além do mais durante o tratamento os fios ficam protegidos por uma touca. Outros médicos recomendam nenhuma química em nenhum momento, só depois mesmo do quarto mês. O importante é você consultar o seu médico.

Leia também: “Mitos e Verdades na Gravidez”.

Cuidados Com a Pele

O Que Esperar? Nesta época há uma grande mudança nos hormônios, especialmente no primeiro trimestre e por isso podem ocorrer mudanças na textura da pele. E essas mudanças hormonais são frequentes, então a pele pode estar seca e logo se tornar oleosa. Isso é normal, porém temporário, não se surpreenda.

Acne e Gravidez

Se você tem tendência a ter acnes pode piorar, mas há casos que há uma melhora. No primeiro trimestre normalmente a acne piora ou aparece naquelas mulheres que não costumam ter acne. Os melhores produtos para este fim que podem ser usados durante a gravidez são produtos a base de Hamamelis ou procurar um dermatologista para recomendar outro produto mais potente que necessite de prescrição médica.

Nem tudo que está no mercado pode ser usado pelas gestantes. Seja qual for à medicação, produtos de beleza ou qualquer outro produto que entrar em contato com seu corpo é bom que seu médico esteja ciente, assim você poupará o seu bebê de problemas futuros.

Manchas na Pele

A maioria das mulheres (70%) desenvolve as chamadas manchas de gravidez. Se a mulher for mais morena tem mais propensão ao cloasma que são manchas acastanhadas ou amareladas que aparecem no rosto. A tendência em ter manchas é hereditária. Se membros da sua família tiveram, certamente você terá.

As bochechas, nariz, queixo e testa, são as áreas mais propensas de terem manchas, por que ficam mais expostas ao sol. Por isso é bom evitar o sol e usar protetor solar fator maior ou igual a 30 em quantidade generosa. Você deve também evitar o sol das 10 às16 horas. Torne habitual o uso de chapéu e de óculos escuros. Em muitos casos o filtro solar não impedirá as manchas, porém não deixará que elas sejam tão escuras.

Geralmente as manchas melhoram na maioria dos casos, desaparecendo logo depois do parto. Não é preciso tratamento para as mesmas durante a gravidez.

Cuidados Gerais do Rosto

Na gravidez a mulher deve seguir a rotina de limpeza da pele: limpeza, hidratante, uma esfoliação e uma máscara por semana. Só não se esqueça de que a textura da pele varia muito e provavelmente você precisará mudar os produtos.

A limpeza de pele feita com profissionais não tem problema nenhum, já que os instrumentos são esterilizados ou descartáveis. Por isso a necessidade de procurar profissionais experientes e de confiança.

O Que Fazer Se o Rosto Ficar Apenas Oleoso?

Já que sua pele muda à textura de uma hora para outra use apenas produtos não- comedogênicos, isto é, produtos que não fecham os poros e por isso não provocam os terríveis comedões (espinhas inflamadas e cravos grandes). Isto acontece, pois a maioria dos cosméticos usam substâncias que vão fechar seus poros, como a parafina, ceras orgânicas, estearina, etc.

Opte por produtos que não contenham o AHAs (ácidos alfa hidroxi), retinol ou qualquer forma de vitamina A para fazer esfoliação. Claro, se for sob prescrição médica, tudo bem.

Precauções

Tenha o hábito de ler os rótulos dos produtos, evite banhos de sol, principalmente nos horários entre 10 da manhã às 16 horas. Existem muitos produtos que parecem inofensivos, mas podem trazer grandes danos para o bebê.

Logo abaixo você verá uma lista de produtos que devem ser evitados na gravidez.

Qual Seria Uma Rotina Segura Para o Cuidado da Pele?

• Use um limpador suave para pele normal.
• Mantenha-se longe do sol nos horários indevidos.
• Use protetor solar.
• Use um hidratante não comedogênico.
• Opte por maquiagem não comedogênica.
• Tenha uma rotina segura.
• Faça a esfoliação mecânica com grãos e não ácidos.

Se a Pele Ressecar?

Neste caso use um hidratante que não contenha ingredientes proibidos como já mencionado acima. Beba muito líquido, contudo evite a cafeína.

É muito fácil reconhecer uma mulher grávida, pelo menos na maioria dos casos. Geralmente a mudança é mais visível no corpo e no crescimento da barriga.

Varizes

Com o crescimento da barriga há uma pressão nas veias da pélvis que pode causar varizes nas pernas e nos pés. Esta condição pode ser agravada quando a mulher fica por muito tempo em uma só posição, seja em pé ou sentada. 70 % das mulheres podem desenvolver varizes.
Não tem como evitá-las por completo, mas podemos controlá-las. Aqui vão algumas dicas:

• Eleve as pernas alguns minutos, quando estiver deitada.
• Não fique muito tempo em uma só posição. Se você trabalhar sentada, caminhe de vez em quando, mesmo dentro do escritório.
• Use meias elásticas. Se seu caso de varizes for mais grave, seu médico poderá te orientar melhor quanto às meias.
• Faça exercícios diariamente.
• Evite engordar demais, pois isso ajuda no aparecimento de varizes.

Estrias

É quase impossível não ter estrias durante a gravidez. 70% a 90% das mulheres desenvolvem estrias neste período, principalmente nos últimos meses já que é a época que a mãe e o bebê mais crescem. Além da barriga, podem aparecer também nas coxas, seios e pernas.

Ainda que muitos especialistas acreditem que as estrias tenham componentes congênitos, não há muita coisa a fazer para evitá-las. É sabido que as mulheres que não tiveram variações de peso ao longo da vida são as mais propensas a desenvolver estrias na gravidez.

É importante manter a pele sempre hidratada nas áreas mais propensas às estrias. Faça uma massagem para aumentar a circulação do local e use um creme ou óleo hidratante. Tenha uma dieta balanceada com minerais e vitaminas necessários para o bom desempenho do seu organismo.

Pelo Corporal

Devido às mudanças hormonais da gravidez algumas mulheres desenvolvem pelos no corpo. É temporária e não há necessidade de se preocupar. Desaparecerão após o nascimento do bebê.

Precauções:

Quando a mulher está grávida os cuidados devem ser seguidos, mesmo por que, prevenir é melhor que remediar. E não queremos que nada de mal aconteça com o nosso bebê. Então para que correr riscos desnecessários?

A seguir daremos uma lista de produtos que devem ser evitados durante a gravidez, pois são considerados perigosos durante a gravidez. É claro que esta informação não substitui sua ida ao médico e saber diretamente dele o que pode ou o que não pode. Torne hábito ler todas as precauções de todos os produtos que você vai usar. Se tiver alguma dúvida, procure seu médico.

• Ácido Salicílico.
• Medicamentos para acne: todos que contenham retinol.
• Evite antibióticos para acnes sem prescrição médica.
• Tintura de cabelo: Durante o primeiro trimestre deve-se evitar tintura que entre em contato com o couro cabeludo. A consulta ao médico se faz necessária sempre que tiver alguma dúvida.
• Accutane (Isotretinoína): Esse fármaco é utilizado nos casos de acne severa. No Brasil é mais conhecido como Roacutan. Não pode ser usada nunca na gravidez, pois pode causar teratogenia, isto é, defeitos permanentes no feto.
• Durante o primeiro trimestre evite esfoliantes químicos a base de ácido alfa hidroxi (AHA), ácido glicólico ou ácido salicílico. Essas substâncias podem ser encontradas em produtos como máscaras, esfoliantes, hidratantes e limpadores de pele.
• Não use produtos, sem supervisão médica, que contenham cortisona ou hidrocortisona.
• Evite o uso de produtos de depilação, como cremes e géis que podem penetrar na pele.
• Evite autobronzeadores. Pergunte ao seu médico se pode usar.
• Evite tomar muitos banhos de imersão. Quando se toma este tipo de banho à água deve estar morna e nunca quente e não se deve ficar muito tempo na água.
• Cuidado com as unhas de acrílico.
• Evite tratamentos como envoltórios corporais que normalmente são feitos em SPA.

Não se esqueça de que o período da gravidez é um tempo único. Fazer um pré-natal correto, só fara bem para você e para o seu bebê.

Não faça os mesmos procedimentos que deram certos em uma amiga sua, por exemplo. O que fez bem a ela pode não ser bom para você. Se tiver dúvidas quanto a qualquer produto a melhor pessoa para te dar uma solução será o seu médico.

Não se arrisque! Não deixe que o seu bebê, enquanto tiver em seu ventre, corra riscos desnecessários. Isto por que, qualquer sequela que ele tiver, vai ser para a vida toda.

Cuidados com a beleza durante a gravidez
Matérias Relacionadas
Maternidade Manchas na Pele que Aparecem Durante a Gravidez e como Tratá-las

A gravidez é um momento sonhado por muitas mulheres, mas durante esta etapa da vida ocorrem vários mudanças no organismo

Maternidade Obesidade Durante a Gravidez

É normal que ao longo da gravidez a mulher ganhe alguns quilos, já que parte dele é do bebê que

Saúde da Mulher Manchas na Pele Causadas pelo Sol

As manchas na pele podem surgir por diferentes causas, mas o sol é considerado o maior inimigo da pele e

Saúde da Mulher Gravidez Ectópica: Sintomas e Tratamentos

A gravidez ectópica é mais comum do que ouvimos falar, trata-se de uma condição onde o feto se desenvolve fora

Maternidade Laticínios Durante a Gravidez, Vantagens e Desvantagens

É muito importante durante a gravidez o consumo de produtos lácteos para o bom desenvolvimento do bebê, mas nem todos

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existe 1 Comentário para Dica "Cuidados Com a Beleza Durante a Gravidez"
Ana Felícia

(=':'=) oi... adorei o blog!