Como Usar a Chupeta Adequadamente

Como Usar a Chupeta AdequadamenteAs chupetas são muitas vezes um elemento indispensável para o bebê e têm a vantagem de acalmá-lo rapidamente; ajudando as crianças a adormecerem e são capazes de reduzir o risco de sofrer morte súbita infantil.

Mas também existem desvantagens como a dependência da criança, o despertar súbito com a falta da chupeta, menor susceptibilidade a amamentação, assim como problemas médicos, tais como infecções de ouvido e problemas dentários em crianças mais velhas.

Não se deve dar a chupeta para bebês com menos de um mês, até que a amamentação esteja bem estabelecida; a partir desta idade, os bebês podem usá-la. Quanto às crianças entre seis e doze meses de idade, os especialistas recomendam que não usem chupetas durante este tempo, já que pode interferir com o desenvolvimento da fala e causar sobre mordida.

Não espere muito tempo para introduzir a chupeta, já que a criança pode começar a chupar o polegar, faça-o antes que ela complete dois meses de idade.

Leia também: “Como Prevenir Infecções de Ouvido no Bebê“.

Antes de oferecer a chupeta ao seu bebê, certifique-se que tenha sido lavada, não a coloque em sua boca para limpá-la, porque isso apenas fará com que se propaguem os germes. Não force o seu bebê se ele não quiser a chupeta, colocando açúcar ou mel, já que isso prejudicará os seus dentes e a sua boca.

Não faça da chupeta o principal instrumento para acalmá-lo, quando o bebê estiver irritado, existem outras técnicas, tais como balançar ou dar mamadeira ou amamentá-lo no peito se ele tem fome.

A chupeta é boa para a fase da vida quando o bebê é alimentado e tem um horário de sono irregular e imprevisto, mas em nenhum caso deixe-o usar a chupeta depois dos quatro anos, inclusive em uma idade mais precoce, esses hábitos devem ser detidos antes deles começarem a frequentar a escola.

Dar ou não chupeta ao bebê?
Matérias Relacionadas
Maternidade Como Prevenir Infecções de Ouvido no Bebê

As infecções de ouvidos são uma verdadeira dor de cabeça para os pais e causam muito desconforto e dores para

Maternidade A Amamentação Reduz o Risco de Obesidade na Mãe

Todas já sabemos sobre os benefícios da amamentação para os bebês, mas existem benefícios para as mães também. Um deles,

Maternidade Desmamar

Um bebê é sempre uma alegria para toda a família e especialmente para a mãe, apesar das muitas dúvidas em

Saúde da Mulher Como Tratar Infecções nos Ouvidos

Uma infecção no ouvido pode ocorrer em adultos, embora seja mais comum que afete as crianças e esta pode causar

Maternidade Você Sabe o que é a Síndrome da Bofetada?

Você alguma vez já ouviu falar da infecção causada por vírus, Síndrome da Bofetada? Hoje te contamos sobre essa infecção

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Como Usar a Chupeta Adequadamente"