Como Saber se Estou Ovulando

Como Saber se Estou OvulandoA ovulação começa no momento em que o ovário expulsa o óvulo maduro. Este óvulo expulso vai se encaminhar para as trompas de falópio (ou tubos de falópio), onde se unirá com um espermatozoide e dará início a fecundação. Antes de prosseguir, se você já se perguntou “Como Descobrir que Estou Grávida?“, recomendamos visitar este artigo.

A gravidez tem maior possibilidade de ocorrer em dias específicos do ciclo menstrual, mas isso não quer dizer que só é possível durante estes dias. Se você está tentando engravidar, saber com mais ou menos exatidão os dias em que está ovulando pode ajudá-la a aumentar suas chances. ou seja neste artigo vamos te ajudar a saber se você esta ovulando

Normalmente, em mulheres com ciclos regulares de 28 dias, o dia mais fértil é o 14º dia contando a partir do início do ciclo; em mulheres com a menstruação irregular, este dia pode variar entre o 12º dia e o 16º dia. Para calcular o dia em que você tem mais chances de engravidar, você pode subtrair 14 dias do número total de dias do seu ciclo menstrual, e, assim, obter uma data aproximada. No caso de estar tomando a pílula anticoncepcional, esta impede a ovulação. Sua ovulação será retomada em cerca de duas semanas depois de parar de tomá-la, embora isto possa variar bastante entre algumas mulheres e outras.

Há também alguns sinais que indicam que você pode estar ovulando, mas estes não são comuns em todas as mulheres. Alguns deles podem ser: desconforto no abdômen inferior, aperto no peito e aumento da libido e secreções vaginais. Além destes sinais, existem várias técnicas que irão ajudar você a calcular o seu período mais fértil. A partir daqui podemos apresentar as seguintes:

A temperatura basal: o hormônio progesterona ajuda o útero e os seios a se prepararem para a gravidez. Durante a ovulação, o hormônio aumenta a temperatura corporal. Para medir a sua temperatura basal, você deve tirar a sua temperatura por cerca de 2 ou 3 minutos assim que acordar sem levantar da cama. Se fizer isso diariamente sempre com o mesmo termômetro, e marcar a temperatura todos os dias, poderá ver que ela permanecerá baixa até a metade do seu ciclo, quando vai subir para cerca de 0,5°C. Este aumento indica que o seu período de ovulação terminou no dia anterior, e sua temperatura permanecerá elevada até poucos dias antes do próximo ciclo. Com esse método, você pode calcular o seu período mais fértil do mês, uma vez que o seu período mais fértil se encontra entre os três dias antes da ovulação e um dia depois. Ele também pode te ajudar, a saber, se está ou não grávida, porque se durante o ciclo menstrual sua temperatura basal não cair, você pode estar grávida.

Muco cervical: a quantidade de muco cervical ou fluxo vaginal irá aumentar e alterar a sua textura durante os dias que antecedem a ovulação, tornando-se mais claro e flexível para facilitar a chegada dos espermatozoides no útero.

• Estes dois métodos são os mais naturais, mas não tão confiáveis quanto os demais. Há outros ensaios que podem ajudar a conhecer com maior precisão os seus dias mais férteis, como no caso do teste da ovulação, que pode ser encontrado em farmácias. Estes testes podem prever eficazmente os seus dias mais férteis com até 36 horas de antecedência. Como no teste de gravidez, um teste de urina que você pode fazer em casa seguindo as instruções da embalagem.

O ultrassom e a biópsia endometrial são técnicas que podem ser realizadas com a ajuda do seu médico, especialmente se você está seguindo um tratamento de fertilidade. O primeiro é normalmente realizado através da vagina para observar o folículo ovárico. Mulheres com mais folículos terão mais chances de gravidez. Uma biópsia do endométrio é um processo no qual se extrai uma amostra de tecido do revestimento do útero (endométrio) para examinar se os hormônios estão estimulando devidamente o mesmo para prepará-lo adequadamente para a implantação do ovo fertilizado.

A melhor maneira de descobrir qual é o período mais fértil do seu ciclo, é combinar vários destes métodos com consultas ao seu ginecologista, que vai determinar se existe ou não a necessidade de seguir algum tratamento de fertilidade.

É possivel saber quando estou ovulando?
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Conhecendo o seu Ciclo Menstrual: Hormônios, Normalidade e Desequilíbrios

Saibam quais são os hormônios que compõem o ciclo menstrual, suas funções e o que causa os desequilíbrios.

Beleza da Mulher A Beleza da Mulher Depende da Fase do Ciclo Menstrual

Todas as mulheres se preocupam muito com a beleza e buscam todos os cuidados possíveis para mantê-la. Hoje vamos falar

Maternidade Como Descobrir que Estou Grávida?

Mas quem bate à minha porta, será uma gravidez? Toda mulher (exceto aquelas que infelizmente tem dificuldades ou alguma doença

Saúde da Mulher Cólica Menstrual

A cólica menstrual é o sintoma normal que acompanha a menstruação. Também é chamada de dismenorreia e afeta 50% das

Saúde da Mulher Cinco Alimentos para Regular seu Ciclo Menstrual

Existem cinco tipos de alimentos que podem te auxiliar na condição de amenorreia ou ciclo menstrual irregular. Basta adicioná-los a

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existem 3 Comentários para a Dica "Como Saber se Estou Ovulando"
Jessica

Como fazer pra saber se estou ovulando?

Jessica Souza Da Silveira

Eu fico com corrimento como se fosse geleia mais e branca o que e isso?

Isis

Quando saber se estou ovulando, não tomo remédio e não consigo engravidar