Como Relacionar-se com Filhos Adolescentes

Como Relacionar-se com Filhos Adolescentes

Não é somente a maneira de relacionar-se com os filhos adolescentes que devem preocupar os pais e em muitos casos procurar um bom profissional na área é importante e ajuda muito, principalmente nos casos de comportamento de alto risco; auto-agressão; ideia e tentativas de suicídio; baixa-estima; uso de drogas, álcool e violência; isolamento extremo; não atender a qualquer regra da casa; ausência frequente na escola; irritação permanente, entre muitos outros.

É preciso buscar ajuda profissional em vez de ignorar qualquer transtorno que esse adolescente possa estar passando. Aqui estão algumas dicas para você ser capaz de se relacionar melhor com seu filho adolescente.

Conselhos para melhorar o relacionamento com seus filhos adolescentes

• Os pais devem desempenhar bem o papel que lhes compete: ser uma autoridade firme, porém próxima e afetiva. Os pais devem orientar os filhos e não seus amigos. A responsabilidade é dos pais. Pode haver uma relação amistosa entre pais e filhos, mas a orientação não deve ser deixada de lado.

• Escutá-los em tudo que eles têm pra contar sem ironias, arbitrariedade ou julgamentos apressados. Observar o que eles estão querendo expressar com seu corpo, negociar, chegar a um acordo, orientar em vez de punir e repreender.

• Elogios: comente com seu filho(a) tudo o que você admira em sua personalidade, fortalecendo o comportamento positivo e dando sempre sua aprovação nas condutas corretas.

• Equilíbrio entre firmeza e flexibilidade: os jovens requerem permissão que na época dos pais nem se pensava e por isso é necessário avaliar com tranquilidade seus anseios, dando algumas permissões desde que se cumpram as regras pré-estabelecidas. E conversar continuamente e escutá-los.

• Construir a auto-estima do adolescente: valorize as habilidades, conhecimentos, valores, pontos fortes do seu filho (a), não se esquecendo de conversar onde existe deficiência. A auto-estima compreende em exaltar as potencialidades, porém sem se omitir em corrigir os erros e dificuldades para poder trabalhar acerca dos mesmos.

• Não se apresse em dar uma resposta: se o problema do adolescente for complexo para você, pense, busque ajuda para que a decisão tomada seja adequada.

• Lembre-se dos valores: ensine-o sobre como os comportamentos se manifestam nos valores incutidos pela família. Converse com o adolescente o porquê que algumas situações são apropriadas e outras não.

• Invista tempo: seu adolescente foi uma criança doce, obediente e amigável, entretanto você tem que admitir que ele cresceu. Desfrute o máximo esse tempo e as conquistas do seu filho (a), acompanhe seu desenvolvimento.

 

Pais de adolescentes
Matérias Relacionadas
Maternidade A Turma de Amigos dos Nossos Filhos

A adolescência é uma etapa da vida dos filhos onde os pais se preocupam com o fato de que estes

Intimidade Feminina As Mudanças que os Filhos Sofrem

Os pais estão sempre preocupados com as mudanças no comportamento dos filhos quando estes passam da infância para adolescência. Mas

Intimidade Feminina Adolescentes: A Idade de Sair para as Baladas

Chega o momento em que os filhos adolescentes desejam sair para as baladas de fim de semana com os amigos

Intimidade Feminina Como Falar Sobre Sexo com Nossos Filhos?

Falar sobre o sexo deve deixar de ser um tabu, principalmente quando se trata dos nossos filhos. os pais são

Intimidade Feminina Adolescentes e Celulares

Os celulares começaram como uma moda e hoje se tornarem um item praticamente indispensável na vida das pessoas, e os

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Como Relacionar-se com Filhos Adolescentes"