Alimentos Ricos em Ácido Fólico: Os 10 Mais Saudáveis

Alimentos Ricos em Ácido Fólico: Os 10 Mais SaudáveisMuitas vezes ouvimos sobre o uso do ácido fólico em cosméticos, mas raramente levamos em conta no momento de introduzi-lo em nossa dieta. E a verdade é que deveríamos fazer isso, pois é um tipo de vitamina B essencial para a nossa saúde, especialmente no período da gestação.

Benefícios do Ácido Fólico Para Mulheres

O ácido fólico é essencial para as mulheres, pois nos proporciona inúmeras vitaminas e minerais, e também desempenha um papel fundamental na reconstrução celular. Desta forma, ajuda a prevenir determinadas doenças e tratá-las. Estas propriedades são ainda mais necessárias em mulheres grávidas.

São muitos os estudos e artigos científicos que versam sobre os benefícios que o ácido fólico tem sobre a formação do feto. Uma dieta rica nessa substância ajuda a prevenir malformações no sistema nervoso do bebê, e é essencial para a formação dos seus órgãos e para o seu crescimento, em grande parte graças à sua função regenerativa.

Algo de vital importância é que uma dieta rica nesta vitamina ajuda de forma significante a reduzir o risco do aparecimento de espinha bífida no feto, uma malformação que pode acarretar sérias deficiências. Este problema surge durante as primeiras semanas de gravidez, mesmo antes do teste de gravidez ser positivo. Portanto, recomenda-se às mulheres que desejam se tornar mães que consumam alimentos em ácido fólico durante os meses anteriores.

Na verdade, em muitas ocasiões, são recomendados os suplementos vitamínicos durante este período para intensificar as suas propriedades. Mas, independentemente disto, podemos consumir o ácido fólico de forma completamente natural através de determinados alimentos que contêm altos níveis do mesmo.

Leia também: “Tipos de Leite Para Grávidas“.

Alimentos Ricos em Ácido Fólico Mais Saudáveis

Dez dos alimentos ricos em ácido fólico, mais recomendados são os seguintes:

1. Espinafre. Uma pequena porção de espinafre nos fornece mais de 50% do valor diário de ácido fólico recomendado. Também está muito presente em outros vegetais de folhas verdes, como alface ou acelga.

2. Ovos. Contém uma importante percentagem de ácido fólico e é altamente recomendado para mulheres grávidas. Se procurarmos ovos orgânicos evitaremos qualquer possível presença de substâncias nocivas.

3. Aspargos. Uma pequena quantidade fornece um importante nível desta vitamina, fornecendo mais de 50% dos valores diários recomendados.

4. Laranjas e cítricos. A laranja é a fruta que contém uma maior quantidade desta substância, embora também possamos optar pelo mamão, abacate, uva, banana ou morango.

5. Carnes vermelhas. Também contam com uma grande presença desta substância.

6. Brócolis. Além de conter ácido fólico, possuem altos níveis de cálcio, vitamina C e fibras. Também é muito baixo em calorias, por isso torna-se ideal para dietas de emagrecimento.

7. Pão e cereais. Existe uma variedade de pães que possuem esse ingrediente, já que é adicionado na sua produção. O pão de trigo integral é ideal para isso, assim como os cereais naturais. No entanto, precisamos dizer que os alimentos enriquecidos com ácido fólico são geralmente motivo de polêmica, pois ainda não existe um acordo claro sobre qual é a quantidade específica que deve ser adicionada a estes produtos.

8. Pescado azul. Contém uma menor quantidade do que os alimentos anteriores, mas tem a vantagem de que também é muito rico em ácidos graxos ômega-3, que ajuda a manter a elasticidade dos tecidos internos.

9. Lentilhas. Possuem um alto valor de ácido fólico, por isso são altamente recomendadas para mulheres grávidas. Também ajudam a combater a anemia e a reduzir o colesterol.

10. Couves de Bruxelas. Não são apenas ricas nesta vitamina, mas também fornecem vitaminas A, C e K, assim como potássio e outros nutrientes de grande valor.

Para mais informações sobre alimentação na gravidez, não deixe de conferir o nosso artigo “Vitaminas para Grávidas“.

Alimentos ricos em ácido fólico
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Alimentos que Aliviam o Estresse

Atualmente as mulheres acumulam tantas funções e responsabilidades que em algum momento se encontram estressadas e sem saber o que

Maternidade Tipos de Leite Para Grávidas

Durante a gravidez a mulher precisa de diferentes nutrientes tanto para a sua saúde como para a saúde do bebê

Maternidade Como Prevenir a Anemia na Gravidez

Durante a gravidez uma das condições que pode afetar a mulher é a anemia, e precisa ser tradada já que

Cuidado com a pele Produtos com Ácido Glicólico Benefícios Para a Pele

O ácido glicólico pode ser utilizado na pele em diferentes formas e concentrações, dependendo do tipo de pele e do

Beleza da Mulher O que Você Come Também é Refletido na Saúde das suas Unhas

A saúde das nossas unhas pode ser afetada uma grande variedade de condições tornando-as quebradiças, fracas, ressecadas, encravadas, etc. Neste

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Alimentos Ricos em Ácido Fólico: Os 10 Mais Saudáveis"