A Necessidade das Crianças Ajudarem nas Tarefas Domésticas

A Necessidade das Crianças Ajudarem nas Tarefas DomésticasUma das batalhas comuns em muitas casas onde há crianças é causada pelo fato de que eles não querem ajudar nas tarefas domésticas. A mãe fala uma, duas ou três vezes e a criança foge, inventa desculpas, não quer ajudar, se você tem esse problema saiba como contornar a necessidade das crianças ajudarem nas tarefas domésticas.

Para a maioria das crianças, bem pequenas, elas amam e são atraídas de uma maneira especial para fazer as coisas em casa. Eles gostam de lavar a louça, arrumar a mesa, fazer a cama, e assim por diante. Isto é simplesmente porque eles gostam de imitar as ações que eles vêem nos adultos, principalmente nos pais e mães, é uma gracinha de ver a boa vontade deles!

No entanto, depois de um tempo, a criança cresce, as coisas mudam muito. Alguns pais não conseguem fazer com que seus filhos arrumem sequer o próprio quarto, outros já conseguem algumas contribuições dos pequenos, mas ao custo de travar uma verdadeira batalha.

Com tudo, ensinar aos filhos a importância de ajudar em casa não é uma tarefa fácil, que se realiza em apenas um dia, a educação nesta área vai ser transmitida ao longo do tempo.

É imprescindível a consciência dos pais sobre a importância da criança colaborar em casa sem discutir. Assim, quando seu filho tiver 3 anos, ensine-o a guardar os brinquedinhos. Conforme ele for crescendo peça que ele (a) ponha a mesa, arrume a cama, faça com que ele se sinta indispensável para a realização das tarefas.

Depois aos 12 anos, e até 16 ou 17 anos, solicite sua ajuda sem hesitar, peça que deixe o seu quarto arrumado, tire a roupa suja e coloque no tanque ou máquina, arrume a louça do almoço ou janta, tire o lixo para fora, ajuda na cozinha (preparo das refeições).

Além do seu filho aprender, ele também estará criando autonomia, isso ajudará a criar responsabilidade e não deixará que ele fique mimado. Sente-se com seus filhos e explique a importância da ajuda em casa e depois ponha em prática, no início pode ser meio difícil, mas com o tempo eles se acostumam.

Com e que idades os filhos podem ajudar nas tarefas domesticas
Matérias Relacionadas
Maternidade Quando a Criança pode Dormir Fora de Casa?

Conforme as crianças crescem vão se socializando e fazendo amizades, logo surge o pedido para dormir na casa do amigo

Intimidade Feminina Criança “Especial”

A chegada de uma criança é sempre uma bênção e uma alegria para os pais e toda a família, isso

Intimidade Feminina As Mudanças que os Filhos Sofrem

Os pais estão sempre preocupados com as mudanças no comportamento dos filhos quando estes passam da infância para adolescência. Mas

Maternidade Quando Nossos Filhos não Querem Estudar

Durante a adolescência uma das grandes preocupações dos pais é quando os filhos perdem o interesse pelos estudos ou não

Maternidade Divertir com os Filhos em Casa

Quando chega o período de férias das crianças muitos pais se preocupam e não sabem o que fazer durante este

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "A Necessidade das Crianças Ajudarem nas Tarefas Domésticas"