Vaginismo: Saiba o que é e Como Tratar

Vaginismo: Saiba o que é e Como TratarPodemos definir o vaginismo como constrição involuntária dos músculos vaginais de tal maneira que causa dor, desconforto, ardor, problemas de penetração ou diretamente incapacidade para praticar relações sexuais.

O vaginismo pode provocar espasmos na vagina ou na parte inferior das costas. Supõe viver relações sexuais dolorosas ou não poder realizá-las. Normalmente, o vaginismo surge de um trauma durante o parto, uma operação cirúrgica, endometriose, infecções crônicas do trato urinário, ou causas psicológicas, como uma experiência sexual ruim no passado ou abuso.

A mulher não controla diretamente que a constrição ocorra, por isso dizemos que se trata de uma resposta involuntária pélvica. É possível que não seja consciente de que seja a resposta muscular que está causando esse problema.

Em muitos casos, a constrição do vaginismo pode começar a causar dor desconfortável durante a relação sexual. É a principal causa de relações sexuais não consumadas, já que não é possível realizar a penetração e, em seguida, o coito é interrompido pela dor.

Muitas mulheres sofrem de vaginismo primário, caracterizado pela incapacidade de ter relações sexuais sem dor e impossibilidade de colocar tampões ou completar exames pélvicos. Mas, o vaginismo também pode aparecer mais tarde na vida, sem ter tido antes quaisquer problemas nas relações sexuais. É conhecido com o nome de vaginismo secundário.

Em qualquer caso, devemos ressaltar que o vaginismo é altamente tratável. O tratamento não necessita de medicamentos, cirurgia ou hipnose. Para tratar o vaginismo geralmente são realizados exercícios e técnicas de relaxamento.

É a melhor maneira de acabar gradualmente com a dor. São movimentos específicos para o controle muscular (contraindo e relaxando os músculos pélvicos) e outros preparados para a penetração.

Vaginismo - como tratar
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina Causas de Falta de Resposta Sexual em Mulheres

A relação sexual para muitas mulheres ainda é um tabu, principalmente quando se trata do orgasmo. Hoje falamos sobre alguns

Intimidade Feminina Dez Dicas Para Mulheres na Sua Primeira Vez

As relações sexuais são um assunto ainda envolvido em muitos mitos e tabus, especialmente quando falamos da primeira vez. Por

Intimidade Feminina Orgasmo na Mulher: Como Alcançá-lo?

O orgasmo feminino ainda é um mito, e mesmo as mulheres tem muitas dúvidas sobre como alcançá-lo. Leia o artigo

Intimidade Feminina Amor e Relação Sexual

Quem nunca ouviu dizer que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor? Mas isso não deve ser tomado

Intimidade Feminina Como Aumentar o Desejo Sexual em Mulheres

A relação sexual faz parte da vida em casal e o desejo sexual é afetado por diversos fatores que podem

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Vaginismo: Saiba o que é e Como Tratar"