Terapia de Casais

Terapia de CasaisAs terapias estão se tornando a salvação para aqueles que não querem deixar seus relacionamentos morrerem, mas você tem que saber o que é e qual o tipo de terapia que será melhor para você.

É um conceito amplamente utilizado hoje, mas poucos sabem o que é a terapia de fato, qual é o seu objetivo e quem pode participar. É comum que um casal tenha problemas, mas tem ocasiões que são muito difíceis de controlar e podem causar deterioração no amor e no desejo de estar lado a lado da pessoa. Mas alguns casais optam em sanar esses problemas buscando ajuda de um psicólogo para servir como um mediador para resolver algumas situações que os separam. Mas você deve saber que a terapia de casais não apenas serve para afastar os problemas que tem, mas tem outros benefícios que ajudam as duas pessoas a se verem de outra maneira. E quando ambos vêem a possibilidade de uma terapia é porque acreditam que as coisas podem mudar. Eles acreditam que ainda existe amor suficiente para superar os obstáculos.

Por exemplo, a comunicação é um fator importante que em muitos casos é preciso melhorar, reconquistar a admiração no outro exaltando suas qualidades e virtudes e em poucas palavras ganhando de novo a emoção e recuperando o amor. Os principais inconvenientes para que se busque uma terapia de casais é justamente a perda de diálogo, brigas constantes, sem compreensão, preocupações quanto à vida sexual ou emocional ou até mesmo as preocupações com a chegada dos filhos, ou algum tipo de insatisfação, decepção, monotonia, frustração, tédio, entre outros, não só por causa do homem ou da mulher, mas com certeza vai refletir sua raiva ou tristeza com a pessoa mais próxima, neste caso, ainda é o casal. Uma vez na frente do psicólogo, este avaliará o grau da crise, e levará em conta as opiniões e palavras sobre o casal e de forma individual, analisando qual é o problema, qual poderia ser a raiz e como poderia ajudar. Com a ajuda de um psicólogo idôneo, o casal poderá encontrar o fio da meada, poderá perceber onde e quando deixou passar os problemas sem resolvê-los e aí, sim, juntos consertar e voltar a ter uma vida de união e felicidade.

A duração da terapia varia e depende da atitude de cada pessoa, do desejo que eles tenham de resolver os problemas e cumprir à risca todas as regras e recomendações do psicólogo. O importante é que o casal não se canse, não desanime, pois se o relacionamento já tiver bastante desgastado pode levar algum tempo para consertá-lo.

Tipos de terapia de casais

Existem vários tipos de abordagens para a realização da terapia de casais. O ideal é que o psicólogo que está ajudando vocês tenha conhecimento de todos os tipos de terapia de casais existente e usar uma ou outra, ou uma combinação de todas elas.

Terapia cognitivo-comportamental para casais: Ensina o casal maneiras eficientes de comunicar-se entre si, resolver os problemas, buscar comportamentos positivos e ajudá-los a entender como o seu modo de pensar afeta suas emoções e seu comportamento, ajudando a realizar mudanças das ideias, atribuições e expectativas quando elas estão sendo contraproducentes, irracionais ou não construtivas.

Terapia integral de casais: Este tipo de terapia combina técnicas de terapia cognitiva com novas estratégias para incentivar a aceitação. Ela ajuda a ter um maior conhecimento das emoções do outro. Esta terapia considera que as pessoas têm uma reação emocional para os vários comportamentos do seu parceiro e tenta conseguir uma maior aceitação e intimidade entre ambas. Quando existe uma maior aceitação, as pessoas estão mais dispostas a fazer as mudanças necessárias, adaptar-se um ao outro, se comunicar de forma mais clara e resolver os conflitos.

Após a avaliação, o psicólogo comenta com o casal quais são os problemas que estão acontecendo e explica as razões por que eles têm esses problemas, por que os esforços para resolvê-los não estão funcionando e como a terapia pode ajudá-los.

Terapia focada nas emoções: Esta terapia vem da teoria do apego, que estuda como as pessoas são biologicamente programadas para estabelecer laços de amor entre eles, e como esses vínculos podem ser seguros ou inseguros. De acordo com a terapia focada nas emoções, os casais têm problemas quando eles sentem desconexão emocional entre eles em determinados momentos, levando a ciclos de críticas, raiva, ressentimento e outras emoções negativas. O objetivo da terapia é ajudar os casais a superar esses ciclos, restabelecer essa ligação emocional e fortalecer o vínculo entre eles, aprendendo a identificar, experimentar, explorar, entender e expressar melhor as suas emoções, assim como tratá-las de maneira adequada.

Buscar uma ajuda, mesmo que seja numa terapia de casais, valerá a pena, afinal os problemas sempre existirão e a verdade é que temos que aprender a resolvê-los.

encontro-de-casais
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina Obsessão Não é Amor

A nossa emocional e psicológica também merece atenção. Em muitas ocasiões, um relacionamento que deveria ser saudável e proporcionar felicidade

Intimidade Feminina Os Desafios de Viverem Juntos

Viver juntos e felizes é o sonho de muitos casais, mas não é tão simples assim. Vamos te mostrar neste

Maternidade Gravidez em Meio à Separação

Uma gravidez em meio à separação é uma situação mais comum do que pensa. Durante a separação ou uma crise

Intimidade Feminina Como Identificar se seu Relacionamento está Funcionando como Deveria

Hoje em dia tudo acontece e funciona muito rápido, inclusive quando se trata dos relacionamentos. Hoje as pessoas vivem juntas

Intimidade Feminina O que Fazer para não Deixar o Relacionamento Cair na Rotina

O grande desafio para que os relacionamentos sejam duradouros certamente está em não deixar que caia na rotina e manter

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Terapia de Casais"