Relações Tóxicas: Como Evitá-las

Relações Tóxicas: Como Evitá-lasQuando buscamos uma pessoa para começar uma vida juntos, pensamos em alguém que nos respeite, nos queira e nos faça sentir feliz. Isto é, exatamente o contrário das chamadas relações tóxicas, as quais prejudicam a nossa autoestima e consomem nossa alegria. Um bom nível de autoconfiança e aprender a detectar esse tipo de pessoa são a chave para evitar cair neste problema.

O Que São as Relações Tóxicas?

A primeira coisa, a saber, é o que é exatamente uma relação tóxica. Estes tipos de relações caracterizam-se, sobretudo, pelo fato de que é sempre a mesma pessoa que acaba conseguindo o que quer. Isso faz com que o outro veja diminuída sua autoridade e sua liberdade, criando um desconforto que eventualmente destrói o casal.

Normalmente as pessoas que entram neste tipo de relação o fazem por medo de ficarem sozinhas ou por um amor excessivo e insano pelo outro. Esses sentimentos tendem a ter sua causa em uma grave falta de segurança pessoal que lhes faz acreditar que não têm o direito de viver de acordo com suas próprias ideias.

Outro dos erros mais comuns nesses casos é o desejo de tentar mudar a outra pessoa, e suportar o seu desprezo pelo desejo de “salvar” o outro e formar um casal feliz. Mas sabemos que essa tarefa se tornará um sacrifício muito difícil se o seu parceiro não colocar vontade nem tiver a intenção de mudar a sua atitude.

Leia também: “Amor ou Obsessão?

Como Evitar as Relações Tóxicas

Portanto, vemos que esse tipo de relação tóxica apenas nos fornecerá desvantagens, por isso devemos evitá-las e deixá-las rapidamente no caso de ter entrado em uma delas.

O primeiro passo é identificar os sintomas que nos indicam os problemas onde estamos entrando. Basicamente, percebemos que estamos iniciando uma relação tóxica quando vemos que todas as nossas ações estão focadas para satisfazer o seu parceiro, enquanto abandonamos os nossos desejos e os sonhos.

Este é o primeiro sinal de que algo não vai bem entre os dois. É então que devemos nos impor, deixando claro que não vamos nos deixar pisotear por ninguém. Devemos estabelecer limites desde o primeiro momento, sem ter medo das discussões que isso possa acarretar. É melhor discutir agora, em vez de ter que se arrepender depois de ter sido muito permissivo.

Não devemos ter medo de procurar a nossa própria independência. Não podemos basear nosso mundo inteiro em nossa vida de casal, mas temos o direito de manter os nossos amigos e lutar pelos nossos sonhos.

Tudo isso está relacionado com a nossa autoestima, que temos de reforçar para nos revelarmos contra a subvalorização dos outros. Neste caso, você tem que lutar pela igualdade do casal, e não deixar de lado determinadas atitudes prejudiciais.

Podemos conseguir isso com uma atitude otimista e muita força de vontade. É a única maneira de neutralizar as tentativas de conter a nossa liberdade por parte do outro. Apenas nos concentrando nos aspectos positivos da vida podemos ignorar as críticas e os comentários negativos dos outros, incluindo as pessoas mais próximas.

Apenas encontraremos a felicidade dentro de nós. Não podemos colocar nas mãos dos outros o nosso destino, mas aprender a lutar por nós mesmos. Um casal deve ser sinônimo de alegria, de carinho e de vida plena, e não um fardo que nos subtraí à independência e tranquilidade.

Desta forma, vemos como temos que superar a dependência emocional em relação àquelas pessoas que nos prejudicam, sejam amigos, casais ou familiares. Se necessário você pode procurar um profissional para te ajudar nessa tarefa, uma vez que muitas vezes não é fácil mudar de atitude.

Embora certamente o esforço valha a pena, pois se livrar das relações tóxicas é ganhar saúde, tanto mental quanto física, tranquilidade e liberdade.

PESSOAS TOXICAS E COMO IDENTIFICA-LAS
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina Como Identificar se seu Relacionamento está Funcionando como Deveria

Hoje em dia tudo acontece e funciona muito rápido, inclusive quando se trata dos relacionamentos. Hoje as pessoas vivem juntas

Intimidade Feminina Como Superar o Ciúme em 5 Passos

O ciúme pode ser um alerta sobre uma condição que não vai bem e até certo ponto é saudável e

Intimidade Feminina Quanto Tempo Dura o Amor?

Quando estamos apaixonadas os nossos pensamentos só tem um foco. E quando estamos juntos a alegria toma conta do nosso

Intimidade Feminina Amor ou Obsessão?

Duas palavras que andam muito próximas mas que se distinguem dentro do relacionamento. É preciso tomar cuidado ao iniciar uma

Intimidade Feminina Os Desafios de Viverem Juntos

Viver juntos e felizes é o sonho de muitos casais, mas não é tão simples assim. Vamos te mostrar neste

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Relações Tóxicas: Como Evitá-las"