Quando Preciso Procurar um Ginecologista?

Quando Preciso Procurar um Ginecologista?Não existe uma regra específica para saber qual a melhor hora de procurar um ginecologista. Contudo, é aconselhável que a mulher o procure quando começar a ter relações sexuais. É importante realizar uma revisão a cada ano se não houver nenhum problema inesperado: gravidez, problemas com as mamas, etc.

O certo seria procurar um ginecologista ainda na adolescência, assim que a menina comece a menstruar. É importante saber se o seu desenvolvimento está de acordo com a sua idade. A partir da primeira relação sexual a procura pelo médico pode ser anual e é essencial.

Estas visitas periódicas são importantes para a saúde da mulher, pois se consegue prevenir doenças e detectar precocemente o câncer ginecológico e o de mama, além de tratar problemas de fertilidade, conhecer os métodos contraceptivos, tratar e saber como se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis e disfunções sexuais.

O exame na mulher que já iniciou a vida sexual geralmente consiste numa exploração das mamas e da vulva. Periodicamente é solicitado o exame de Papanicolau e um exame pélvico. O primeiro detecta possíveis infecções vaginais, anormalidades no endométrio e endocervix, além de ser um método eficaz para detectar precocemente o câncer de colo do útero. Normalmente é realizado uma vez por ano.

O segundo, exame pélvico, consiste em uma profunda exploração tátil dos órgãos reprodutores (vagina, útero, ovários e as trompas de Falópio) para avaliar suas condições. Além destes, o médico pode pedir uma ultrassonografia ou mesmo uma mamografia.

A mamografia geralmente é recomendada para as mulheres entre 40 e 50 anos, se não houver nenhum caso de câncer de mama na família ou nódulos ou qualquer outra anormalidade que for observada nas mamas.

A mulher deve procurar o ginecologista se ela observar qualquer alteração na secreção vaginal, ardor e coceira na área genital, períodos menstruais irregulares, problemas com fertilidade ou qualquer anormalidade na mama, por mais simples que você pense que possa ser.

Importante também seria procurar um ginecologista quando você e seu companheiro resolvem ter um filho. Isto seria essencial. Ambos devem realizar um exame de sangue completo para se certificar de que não há nenhum inconveniente. Antigamente, os casais optavam em fazer um check-up antes de se casar. Era o chamado exame pré-nupcial. Infelizmente os tempos mudaram e este cuidado tão importante foi esquecido. Porém você pode consultar um ginecologista 3 meses antes de começar a tentar engravidar.

Este exame de sangue fornecerá várias informações, como: se você tem anemia ou outra alteração, se você tem imunidade contra rubéola, hepatite B ou toxoplasmose, sífilis e AIDS. A detecção destas enfermidades antes da gravidez é imprescindível para ter uma gestação sem complicações e sem riscos para o bebê. Claro que o seu companheiro deve também fazer o exame de sangue.

a hora certa da menina procurar a ginecologista
Matérias Relacionadas
Saúde da Mulher Quando devo Fazer Exames Ginecológicos?

A mulher deve realizar os exames ginecológicos como forma de cuidar da sua saúde, mas a dúvida que surge é

Saúde da Mulher O que é Câncer de Mama

O câncer de mama é uma das doenças mais temidas pelas mulheres e que tem se tornado um assunto frequente,

Saúde da Mulher Cancer de Mama: Previna-se!

O câncer de mama é uma doença que assombra muitas mulheres e que infelizmente está ocorrendo cada vez com maior

Saúde da Mulher Câncer de Mama, 10 Avanços e Novidades

O câncer de mama é muito temido pelas mulheres e a causa de um grande número de mortes ainda na

Saúde da Mulher Tudo que Você Precisa Saber Sobre Câncer de Mama

O câncer de mama tem afetado cada vez mais pessoas em todo mundo e por isso cada vez se fala

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Existem 2 Comentários para a Dica "Quando Preciso Procurar um Ginecologista?"
Cristiane Prior

Não faço papa-nicola já faz 7 anos pra 8 anos é perigoso pra minha saúde não fazer?

Sandra

Sinto comichão na vagina há uma semana, o que pode ser? peço ajuda.