Quando as Selfies são Nocivas

Quando as Selfies são NocivasA nova mania entre os internautas são as selfies, porém os especialistas sustentam que essa obsessão em se expor pode ser algum sintoma de certas patologias. Com os braços esticados, câmera posicionada e apena um clic, pronto, outra selfie que vai parar nas páginas das redes sociais.

Nem tudo deve ser exposto. Muitas coisas são desnecessárias, que não interessam pra ninguém, porém ainda são publicadas. Os especialistas afirmam que estas pessoas são exibicionistas. Pior de tudo é quando expõe pessoas que não querem se expor, como no caso das selfies pós-coito. Os psicólogos sustentam que não existe uma lógica para explicar tal exposição, isto é, tornar público um momento tão íntimo das pessoas.

Fuga da realidade

Essa moda pode até ser vista como uma evolução do comportamento humano em relação à tecnologia. Entretanto quando existe um desvio do “normal”, é possível que algumas pessoas estejam se tornando viciadas nestes autorretratos.

Existem pessoas que chegam a publicar mais de 10 selfies num só dia e quando não o fazem não ficam satisfeitas, sentem uma espécie de síndrome de abstinência. Muitas são “as causas” dessa necessidade de se expor: baixa autoestima, fobia social, depressão e a solidão.

Aquelas pessoas que vivem uma vida “real” de verdade, não tem tempo para se expor dessa forma e nem sentem a necessidade de publicar na internet. Quando a pessoa está com a autoestima baixa, essa vontade de aparecer em demasia é uma estratégia de sobrevivência em busca de aprovação do outro.

Para avaliar como o uso das selfies pode ser nocivo pra sua vida, mais importante que a quantidade é a intenção da pessoa em divulga-las. E muitas vezes a pessoa não sabe como isso pode afetar sua vida.

Algumas pessoas deixam de trabalhar ou diminuem seu rendimento no estudo, porque não podem ficar desconectadas desse mundo. Precisam verificar constantemente se suas fotos caíram no gosto de seus amigos, quantas curtidas tiveram e quantos e quais comentários.  Se não o fizer, elas ficam frustradas.

A pessoa que tem este vício muda de roupa e faz 50 poses diferentes para escolher uma foto. Esta não é uma conduta normal. Ou é? Os transtornos de personalidade, como a bipolaridade, também pode levar a uma exposição excessiva na internet. Está mais do que na hora de repensar os limites entre o privado e o público.

Preocupante é ver as adolescentes se expor de uma maneira abusiva com tantas pessoas mal intencionadas que povoam as redes sociais. Os casos de assassinato de jovens, que se conheceram na internet depois de uma exposição sem necessidade, só aumentam, principalmente, meninas. Contudo as pessoas acham que só acontece na casa do outro. Infelizmente! Depois pode ser tarde demais!!!

Pense! Será que é necessário mesmo essa exposição em demasia? Pais fiquem em alerta quanto aos seus filhos. Todo cuidado é pouco!!!! Depois que alguma fatalidade acontecer com eles só restará o choro e o arrependimento de não ter percebido antecipadamente.  Por enquanto, temos mais perguntas do que respostas.

Pense antes de postar
Matérias Relacionadas
Intimidade Feminina Infidelidade Virtual

Quando o relacionamento real não está indo bem, muitas pessoas se voltam para as redes sociais e acabam caindo nas

Intimidade Feminina Como Analisar um Perfil no Facebook?

Você viu um cara no Facebook e quer saber mais sobre essa pessoa. Como analisar um perfil nas redes sociais?

Saúde da Mulher Cuidados com a Pele no Verão

Quando chega o verão a exposição ao sol se torna algo muito mais frequente e apesar da exposição solar ser

Intimidade Feminina Os Perigos do Amor Pela Internet

Quando estivermos fragilizadas devemos ficar longe dos sites de relacionamentos. Os perigos do amor pela internet estão mais atuais do

Saúde da Mulher O Que é o TOC?

Muitas vezes ouvimos falar de uma condição que afeta uma pessoa, mas não conhecemos de fato o que significa essa

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Quando as Selfies são Nocivas"