Problemas de Fertilidade: O Que Saber?

Problemas de Fertilidade: O Que Saber?Você sabia que a Espanha é um dos países europeus onde mais se praticam os tratamentos de reprodução assistida, a cada novo ano? A incapacidade de conceber um bebê por muitos casais leva a optar por este tipo de solução, mas quais são os últimos avanços a respeito?

Neste momento é possível contabilizar um total de 80 mil casais aproximadamente com problemas de fertilidade segundo dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Do mesmo modo, este organismo oficial confirma o fato de que entre 30% a 40% dos casos de infertilidade são devidos ao homem, em comparação com 40% ou 50% atribuídos às mulheres.

No caso do homem, um dos principais problemas que contribuem para a formação e o nascimento de bebês é a baixa mobilidade ou a diminuição do número dos seus espermatozoides. Por outro lado, no caso das mulheres procedentes de países desenvolvidos, a causa mais comum estaria relacionada com problemas de caráter ovulatório ou determinadas alterações menstruais que deveriam ser confirmadas e estudadas a partir de determinadas análises hormonais.

Se nos referimos a mulheres acima de 35 anos pode se relacionar com uma clara diminuição na reserva ovariana, uma vez que nesta idade, o desenvolvimento de óvulos é mais limitado e é muito difícil regenerar as células. No entanto, as causas da infertilidade, no caso de mulheres que vivem em países subdesenvolvidos, podem ter sua explicação pela presença de lesões das trompas de Falópio, uma área estratégica e fundamental para a futura concepção do bebê, já que é o ponto onde os espermatozoides se encontram com o óvulo e começa o processo natural de fecundação.

Em qualquer caso, os altos níveis de infertilidade que hoje em dia se apresentam em casais na Espanha e em grande parte do mundo desenvolvido, se devem a vários fatores relacionados, como por exemplo, o estresse, o ritmo frenético de vida que se leva no dia a dia ou o atraso na idade para ter um filho.

Da mesma forma, outros tipos de hábitos menos saudáveis, como é o caso do consumo ou ingestão de álcool, tabaco ou consumo de determinados medicamentos podem ter uma variedade de efeitos tóxicos e claramente prejudiciais para o nosso organismo que eventualmente afetará seriamente o ciclo do ovário da mulher e a qualidade do sêmen masculino.

Por esta incapacidade para conceber filhos de forma natural os casais de hoje em dia recorrem a diversos centros especializados como clínicas que realizam tratamentos de infertilidade.

Nestes momentos, a Sociedade Espanhola de Fertilidade nos lembra que para realizar um tratamento de fertilização in vitro (FV) é necessário aumentar o número de ovócitos maduros nas mulheres, mediante um determinado método de estimulação ovariana, algo que por outro lado, pode envolver certos riscos, como por exemplo, a conhecida síndrome de hiperestimulação ovárica.

No entanto, hoje em dia, para evitar as consequências desse tipo de tratamento tão agressivo, está sendo investigada a possibilidade de extrair ovócitos imaturos do ovário da mulher e, em seguida, conseguir que cheguem à maturidade no laboratório de fertilidade através de um determinado meio de cultura, desenvolvido exclusivamente para esta finalidade, o que aumentaria as chances de sucesso.

Desta forma, as mulheres não sofreriam dano algum e seria um tratamento muito mais confortável para elas. Por outro lado, todas as investigações que atualmente estão sendo realizadas em laboratórios para a fertilidade do casal têm a ver com as técnicas de congelamento ou a criopreservação de esperma e embriões.

Sem dúvida, a inocência e doçura que desperta o olhar de um bebê torna-se um milagre da natureza e um presente de valor inestimável para uma mãe e um pai que dariam tudo em seu poder para conceber o seu primeiro filho.

Ginecologista explica as principais causas que levam à infertilidade feminina
Matérias Relacionadas
Maternidade Inseminação Artificial: Precauções e Dicas

Muitos casais sofrem com o problema da infertilidade e como solução, recorrem à inseminação artificial para conceber um filho. Como

Intimidade Feminina Namorar uma Pessoa mais Velha

Hoje em dia está se tornando comum encontrarmos casais onde um membro é mais velho do que o outro e

Maternidade Tireoide X Fertilidade

O funcionamento da glândula tireóide afeta muitas condições no nosso organismo, disso nós já sabemos. Hoje vamos falar sobre esta

Saúde da Mulher Infecção por Micoplasma, DST Altamente Contagiosa

Existem diferentes agentes de transmissão sexual que causam infecções graves que levam a outras condições prejudiciais para a saúde. Conheça

Saúde da Mulher Menopausa Precoce: Sintomas

A menopausa é uma etapa da vida pela qual todas as mulheres vão passar na vida, mas quando ocorre de

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Problemas de Fertilidade: O Que Saber?"