Porque Evitar o uso se Aromatizantes em Casa?

Porque Evitar o uso se Aromatizantes em Casa?Em sua composição, os purificadores ou aromatizantes de ar podem conter ingredientes tóxicos e prejudiciais à saúde. É um prazer voltar para casa e sentir o cheirinho de limpeza, afinal, parece ser um produto inofensivo, mas… Não é assim tão simples. Eis aqui algumas razões pelas quais é melhor evitar usá-los em sua casa.

Ingredientes desconhecidos

Alguma vez você já se perguntou quais os produtos que estes purificadores contêm que deixam a sua casa com aquele cheiro tão bom? Se você olhar para o rótulo, você provavelmente não vai encontrá-los. Isso ocorre porque a maioria das empresas mantém em segredo os ingredientes de suas fragrâncias, chamado de “informações confidenciais da empresa”.

Isto é muito comum na indústria de limpeza, perfumes e cosméticos, e não existe nenhuma lei que obrigue estas empresas a detalhar os conteúdos dos produtos. Aqui reside o primeiro problema, se não existe informação, as empresas podem manter legalmente, produtos químicos tóxicos em suas composições sem o conhecimento do consumidor.

Fragrâncias químicas

Em 2010, a Associação Internacional de Perfumaria, publicou uma lista de mais de 3.100 produtos químicos que são usados ​​pela maioria dos fabricantes. Esta lista inclui agentes cancerígenos, disruptores endócrinos (substâncias causadoras de alergias), entre muitos outros produtos nocivos à saúde. Para que se tenha uma idéia, uma fragrância ambiental pode conter mais de 100 produtos químicos citados na lista.

O contato com as toxinas

Vários estudos mostram que os produtos químicos utilizados em purificadores de ar são ainda mais prejudiciais para as mulheres e crianças. Em mulheres grávidas, observou-se que a utilização de purificadores em aerossol está relacionada com dores de cabeça, depressão nas mães assim como infecções do ouvido e diarreia em lactentes.

Certos produtos químicos também podem afetar o equilíbrio hormonal, com efeitos significativos sobre a saúde reprodutiva. Além disso, as mulheres são duas a três vezes mais propensas que os homens a terem alergias a perfumes, e os estudos mostram um aumento no diagnóstico de dermatite de contato alérgica em crianças.

Exposição desnecessária

Com toda esta informação, devemos reconhecer que qualquer ação para reduzir a exposição do corpo às substâncias tóxicas desconhecidas, vai valer a pena o esforço.

O uso de purificadores de ar representa um contato desnecessário com essas substâncias, por isso é importante procurar outras alternativas. Por exemplo, se você precisa aromatizar algum ambiente da casa, porque por algum motivo ele cheira mal, é melhor identificar o odor e eliminá-lo diretamente. Além disso, você pode apostar em receitas caseiras para deixar sua casa com um cheiro gostoso, como um buquê de flores frescas, pinhas ou canela.

Outra opção é criar o seu próprio purificador caseiro para deixar o cheiro da sua casa melhor. Assim você conhecerá todos os ingredientes utilizados no produto, sem se expor ao risco dos produtos químicos atmosféricos nocivos à sua saúde.

Vamos lá então!

Aqui você terá diversas sugestões de aromatizantes ou purificadores de ar que não farão mal à saúde:

Aromatizante multiuso

É fácil fazer um aromatizante para refrescar qualquer lugar usando um pulverizador (aparelho que produz uma vaporização fina). A maneira mais fácil é encher o pulverizador com água e algumas gotas de seu azeite essencial favorito. Comece com dez gotas de essência num pulverizador de meio litro, e depois aumente conforme seu gosto. Agite antes de usar.

Se preferir, em vez de usar azeites essenciais use suco de limão. Primeiro dissolva duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em duas xícaras de água quente, em seguida, adicione meia xícara de suco de limão. Deixe esfriar e agite-o antes de usar.

Aromatizante decorativo

Misture duas partes de areia com uma parte de bicarbonato de sódio. Coloque a mistura num recipiente bonito e enche-o pela metade. Cubra com cascas de frutas cítricas, canela, pétalas de rosa, flores frescas e ervas aromáticas.

Difusores de azeite

Existem dois tipos de difusores de azeite. O primeiro consiste em uma vela ou uma lâmpada com uma placa fixada acima desta. Coloque algumas gotas de azeite sobre esta placa que com o calor da vela ou lâmpada irá evaporar e difundir o perfume.

A segunda é uma jarra ou garrafa de vidro com um gargalo estreito. Preencha-a com um óleo especial e coloque varetas de madeira (varetas de churrasco) parte inferior submersa no azeite e parte superior fora, para fazer a ligação entre o óleo e o ar. A madeira absorve o azeite e solta por meio de evaporação na parte superior que fica exposta ao ar. Vire as varetas a cada dez dias.

Ervas aromáticas

Um antigo método de perfumar os espaços interiores é através de ervas plantadas em pequenos vasos e colocadas no interior de sua casa. Por exemplo, a hortelã, alecrim, alfazema e outras ervas lançam seu perfume ao serem  maceradas. Além disso, as plantas filtram o ar constantemente e produzem oxigênio limpo.

Aromatizante romântico

Em uma panela pequena, misture uma xícara de água, uma xícara de vinagre, uma colher de sopa de extrato de baunilha, uma colher de chá de cravo e dois paus de canela. Ferva todos os ingredientes em fogo baixo por dois minutos, coe o líquido e deixe esfriar. Despeje em um pulverizador e agite-o antes de usar. Você pode alterar as proporções a gosto.

Saches aromáticos

Faça pequenos saches com um pano fino de musselina amarrados com fita e coloque dentro deles ervas aromáticas. Eles podem ser colocados no carro, no armário, em gavetas ou em qualquer outro canto da casa.

Gel aromatizante decorativo

Em uma panela pequena dissolva em uma caixa (85 gramas) de gelatina e 4 colheres de sopa de sal em uma xícara de água morna, em seguida, adicione uma xícara de água fria, de 10 a 20 gotas do seu óleo essencial favorito e um pouco de corante alimentar (opcional). Despeje a mistura em frascos, se você quiser, pode adicionar itens decorativos, como flores secas. Deixe na geladeira 24 horas. Cubra os frascos com um tecido decorativo amarrado com fita e está pronto para usar. Você pode alterar a quantidade de azeite essencial a gosto. Este aromatizante durará aproximadamente de 2 a 4 semanas.

Aromatizante porco-espinho de maçã e cravo

Com a ajuda de um palito de dentes, faça na maçã inúmeros furinhos e depois coloque os cravos-da-índia nos buraquinhos cobrindo toda a superfície da maçã até parecer um porco-espinho. É aconselhável colocar em um prato. Se você quiser pode colocar canela em pó sobre a maçã.

Assim, você terá sua casa perfumada sem colocar sua vida em risco. Lembre-se: Prevenir é melhor que remediar!

Aprenda como fazer deliciosos aromatizantes
Matérias Relacionadas
Beleza da Mulher Receitas para que as Unhas Cresçam mais Rápido

As unhas compridas e bem cuidadas são parte do charme e beleza das mulheres. Mas muitas delas desejam que suas

Saúde da Mulher Chá de Canela para Acelerar a Menstruação

Qualquer mulher, mesmo aquelas com ciclo menstrual regular, pode experimentar um atraso na menstruação em algum momento da vida. Para

Saúde da Mulher Utilidades da Canela

Ter sempre em casa canela pode te ajudar mais do que você pensa. Vale a pena conhecer as utilidades da

Dicas para cabelos Receitas para dar Brilho ao Cabelo

Fornecer o brilho e a vitalidade que os seus cabelos precisam pode ser mais simples e econômico do que você

Cuidado com a pele Receita de Creme Caseiro Para Rosto e Corpo

A pele do nosso rosto e corpo precisa de cuidados para estar saudável, bonita e radiante todos os dias. Mas

Comentário Anônimo(opcional)

Comentário com seu Facebook
Nenhum Comentario para Dicas "Porque Evitar o uso se Aromatizantes em Casa?"